Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular UFPR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ano de preparação para o vestibular é sempre cheio de dedicação e estudo. Isso porque passar em uma universidade e iniciar uma graduação no Ensino Superior é o sonho de milhares de pessoas.

Por isso, é comum que os estudantes tentem vários processos seletivos diferentes. Afinal, quanto mais provas você fizer, maiores serão as suas chances de passar e dar início à sua vida profissional.

Se você é um desses estudantes, este post foi feito especialmente para você! Nele vamos te contar tudo sobre o vestibular UFPR, mais uma opção de processo seletivo para aumentar as suas chances de iniciar o curso dos seus sonhos. Bora lá?

Como concorrer às vagas da UFPR?

A Universidade Federal do Paraná é uma das mais antigas do país. Sua história de luta pelo ensino tem início em 1912 e desde então a universidade tem sido referência no Estado e no Brasil.

Para concorrer às vagas oferecidas pela universidade só há um meio: o vestibular UFPR. A instituição é uma das únicas que até hoje não concede vagas por meio do Enem.  

Portanto, se você tem interesse em prestar o vestibular da Universidade Federal do Paraná e cursar uma das mais respeitadas universidades do país deve conhecer o funcionamento de seu processo seletivo. A seguir te contamos tudinho de maneira bem detalhada!

Banner de divulgação do Calendário dos Vestibulares 2021 gratuito. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/calendario-do-vestibular?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Como funciona o vestibular UFPR?

O vestibular UFPR possui duas fases: a primeira é composta por uma prova objetiva com 90 questões. Esta é uma fase classificatória e acontece, normalmente, em novembro.

A segunda fase é composta por questões dissertativas. Ela é feita a partir da compreensão de textos e acontece, usualmente, em dezembro.

Alguns cursos da Universidade Federal do Paraná exigem provas de conhecimentos específicos, além das provas objetiva e dissertativa. 

Para conferir todas as informações relacionados às datas da prova e edital basta acessar o Núcleo de Concursos Universidade do Paraná (NC/UFPR), órgão responsável por organizar as provas do vestibular UFPR.

A seguir vamos te contar melhor como funciona cada uma das etapas do vestibular UFPR. Acompanhe!

Como funciona a primeira fase do vestibular UFPR?

A primeira fase do vestibular da UFPR é composta por 90 questões objetivas. Confira a distribuição destas questões no quadro a seguir:

Disciplinas  Número de questões
Literatura 06
Língua Portuguesa 12
Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês ou Polonês) 08
Matemática 09
Biologia 09
Física 09
Química 05
Filosofia 09
Geografia 09
História 09
Sociologia 05

É muito importante que você leia atentamente o edital do vestibular UFPR para saber como essas disciplinas serão cobradas e então organizar o seu cronograma de estudos e definir o que e como estudar

Banner para a planilha gratuita de plano de estudos para o Enem com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/plano-estudos-para-enem?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico&_ga=2.104429952.18152806.1584966355-901843503.1583462023

Como funciona a segunda fase do vestibular UFPR?

A segunda fase do vestibular UFPR é composta por uma prova de Compreensão e Produção de Textos, que será aplicada para todos os cursos. 

Para alguns outros cursos há provas específicas. Elas são constituídas por 07 questões discursivas, nas disciplinas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. São aplicadas o máximo de duas provas específicas por curso. 

A relação de cursos que optam pela prova específica é sempre divulgada no Guia do Candidato, que é divulgado a cada ano para cada novo processo seletivo.

Esta prova de Compreensão e Produção de textos é um pouquinho diferente de outros vestibulares. Enquanto a USP, a Fatec, a UnB e várias outras instituições cobram uma redação, o vestibular UFPR vai exigir que você faça 3 questões discursivas.

Por fim, há as Provas de Habilidades Específicas, que são aplicadas aos cursos de Design de Produto e de Arquitetura e Urbanismo. Essa prova é constituída por no máximo três exercícios de desenho.

Bom, mas vamos tratar mais especificamente da prova de Compreensão e Produção de textos que é comum a todos os candidatos. 

Como funciona a prova de Compreensão e Produção de textos?

A prova de Compreensão e Produção de textos é composta por 3 questões dissertativas.

Cada uma dessas questões será baseada em um texto diferente e o comando da questão vai exigir que a partir da leitura dos textos você faça uma narrativa, um resumo ou um texto de gênero dissertativo-argumentativo

A cada ano os textos pedidos podem variar, mas qualquer que seja o gênero textual, você deverá ler atentamente as instruções e não fugir à temática ou ao gênero proposto. 

Outro ponto de atenção é que sim, você terá que desenvolver textos discursivos, mas eles serão menores que uma redação usual. 

Normalmente, quando você vai produzir uma redação você conta com um espaço de 30 linhas para dissertar abertamente sobre o tema. Na prova da UFPR as suas respostas serão menores, com no máximo 15 linhas. Isso acontece porque você não terá que fazer um, mas 3 textos distintos.

Mas como me preparar para uma prova de produção de texto sem saber quais gêneros vão cair? 🤨

Essa é uma tarefa que vai exigir de você bastante foco, disciplina e estudo. O que você deve fazer é conhecer bem as características dos principais gêneros textuais para não ser pego de surpresa.

Portanto, estude o texto narrativo, o texto dissertativo-argumentativo, o texto propagandístico, o texto descritivo, a crônica e outros que você achar relevante. 

Mas quando dizemos “estudar” estamos querendo dizer, ler, absorver e praticar. Afinal, só se aprende a escrever um texto a partir da prática, seja ele de qualquer gênero.

De acordo com professores e especialistas em produção de textos, o ideal é se pratique dois textos por semana. Então, vá revezando entre os gêneros e praticando o máximo que der. 

Outra dica preciosa para mandar bem em produções textuais é contar com uma plataforma online de redações. 

Atualmente, já existem plataformas 100% virtuais, que contam com mais de 300 temas de diferentes eixos temáticos e ainda possuem corretores competentes, que enviam a você a correção de suas redações superdetalhadas e em tempo hábil. E tudo isso por um precinho bem acessível!

Portanto, já procure agora mesmo por uma plataforma online de redações e se prepare para se sair bem para a prova de produção de textos da UFPR.


Como me inscrever para o vestibular UFPR?

Para se inscrever para o vestibular da UFPR você deve acessar o site da NC/UFPR e preencher o formulário de inscrição. 

Lembrando que sua inscrição só será validada após o pagamento da taxa de inscrição ou, caso você tenha direito, após a homologação da isenção de taxa. 

Qual é o cronograma do vestibular UFPR 2021?

Normalmente, as provas do vestibular UFPR acontecem em novembro e dezembro. Porém, em decorrência da pandemia do novo coronavírus essas datas foram alteradas. Confira o comunicado que a página da universidade deixou para todos os candidatos: 

“Tendo em vista os efeitos decorrentes da pandemia de covid-19, que impôs sérias restrições tanto à preparação dos candidatos quanto à aplicação das provas, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou o adiamento do Processo Seletivo UFPR 2020/2021 para o dia 10 de janeiro. O prazo de inscrição e demais procedimentos serão informados oportunamente.”

A UFPR exige que você leia algumas obras para a prova de literatura:

  • O Uraguai, Basílio da Gama 
  • Últimos Cantos, Gonçalves Dias 
  • Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo 
  • Clara dos Anjos, Lima Barreto 5. Sagarana, Guimarães Rosa 
  • Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto 
  • Nove Noites, Bernardo Carvalho 
  • Relato de um certo oriente, Miltom Hatoum 

Para a primeira etapa (prova objetiva) da prova de filosofia:

  • ARENDT, Hannah, A Condição Humana, capítulo 2 [4, 5 e 6]. Trad. Celso Lafer, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, pp. 31-58. 
  • HERÁCLITO DE ÉFESO (A – Doxografia; B – Fragmentos; C – Crítica Moderna: 1. Georg W. F. Hegel e 2. Friedrich Nietzsche). Trad. de Wilson Regis, José Cavalcanti de Souza, Ernildo Stein e Rubens R. Torres Filho. Coleção Os Pensadores. Vol. I. São Paulo: Victor Civita, 1973, pp. 81-116.
  • LOCKE. Ensaio acerca do entendimento humano – Introdução, Livro I [cap. 1, 2 e 3]; Livro 2 [cap. 1, 2, 12 e 23]. Trad. Anoar Aiex. Coleção Os Pensadores, vol. XVIII. São Paulo: Victor Civita, 1973, pp. 145-171, pp.189-191, pp. 212-214.
  • MAQUIAVEL. Discursos sobre a Primeira década de Tito Livio. Seleção de textos, tradução e notas Carlo Gabriel Kzsam Pancera. In: MARÇAL, J. (org.) Antologia de textos filosóficos, SEED, 2009, pp. 426-450
  • PLATÃO. Excerto do Diálogo Hípias Maior e excerto de A República (livro X). Seleção de textos e notas Roberto Figurelli. Tradução Carlos Alberto Nunes. In: MARÇAL, J. (org.) Antologia de textos filosóficos, SEED, 2009, pp. 548- 563.

Para a segunda etapa (prova discursiva) de filosofia:

  • ARENDT, Hannah, A Condição Humana, capítulo 2 [4, 5 e 6]. Trad. Celso Lafer, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, pp. 31-58. 2. HERÁCLITO DE ÉFESO (A – Doxografia; B – Fragmentos; C – Crítica Moderna: 1. Georg W. F. Hegel e 
  • Friedrich Nietzsche). Trad. de Wilson Regis, José Cavalcanti de Souza, Ernildo Stein e Rubens R. Torres Filho. Coleção Os Pensadores. Vol. I. São Paulo: Victor Civita, 1973, pp. 81-116. 
  • LOCKE. Ensaio acerca do entendimento humano – Introdução, Livro I [cap. 1, 2 e 3]; Livro 2 [cap. 1, 2, 12 e 23]. Trad. Anoar Aiex. Coleção Os Pensadores, vol. XVIII. São Paulo: Victor Civita, 1973, pp. 145-171, pp.189-191, pp. 212-214.

E para a primeira (prova objetiva) e segunda etapa (prova discursiva) da prova de sociologia:

  • GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005, pp. 59-80 e pp. 203-218. 
  • LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, pp. 65-98. 
  • LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 2004. 
  • O’DONNEL, Juia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. 
  • SILVA, Afrânio et al (orgs.). Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016. 

Curtiu conhecer o vestibular UFPR e está pensando em prestá-lo? Então, aproveite para ler o nosso post sobre como se preparar para o vestibular e mande bem nas provas da UFPR!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

Estrutura da redação: saiba as características dos principais gêneros textuais

Não sabe como é a estrutura da redação de um texto dissertativo-argumentativo ou de uma carta? Então este mapa mental foi feito para você!

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter