A Unesp é uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil. Apesar de ser muito concorrida, ela também oferece diferentes formas de ingresso e diversos cursos de ensino superior.
Você quer fazer parte de tudo isso? Então, continue a leitura deste artigo para saber tudo o que você precisa sobre o vestibular da Unesp. Vamos lá?
Por que fazer o vestibular da Unesp?
Com mais de 3 mil professores e 54 mil estudantes de graduação, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma das maiores instituições de ensino superior do país.
Assim como a USP e a Unicamp, a Unesp é mantida pelo governo de São Paulo. A instituição conta com 34 unidades, inúmeras opções de entrada em cursos de graduação, além de programas de pós-graduação, muitos laboratórios e bibliotecas.
A instituição está entre as maiores e melhores do país e da América Latina no que diz respeito à excelência no ensino, pesquisa e extensão em todas as grandes áreas do conhecimento.
Por isso, fazer o vestibular da Unesp é uma ótima opção para quem quer garantir a educação superior em um dos principais polos educacionais do Brasil.
Qual é o cronograma do vestibular Unesp 2025?
Confira, a seguir, as principais datas relacionadas ao vestibular Unesp:
Etapa | Data |
Inscrições | 04 de setembro a 10 de outubro de 2024 |
Primeira fase | 15 de novembro de 2024 |
Segunda fase | 08 e 09 de dezembro de 2024 |
Resultados | 31 de janeiro de 2025 |
Como funciona?
O vestibular Unesp é organizado pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp). Ele é dividido em 2 fases, mas são convocados para a segunda etapa apenas os candidatos classificados na primeira.
A classificação para a segunda fase do vestibular é feita com base no aproveitamento da primeira etapa. Ou seja: apenas os candidatos com as melhores pontuações são classificados para a segunda etapa. O número de participantes selecionados é igual a até 10 vezes o número de vagas oferecidas, levando em consideração as diferentes modalidades de inscrição.
Esse, aliás, é um ponto importante do vestibular Unesp. Afinal, pelo menos 50% das matrículas de cada curso são ocupadas por estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública.
Os sistemas de inscrição funcionam assim:
- Sistema Universal (SU): todos os candidatos podem se inscrever por essa modalidade;
- Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP): essa modalidade é destinada a estudantes que cursaram todo o ensino médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escola pública brasileira;
- Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública mais autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (SRVEBP+PPI): parte das vagas de SRVEBP são destinadas a candidatos que, além de terem cursado o ensino médio ou EJA em escola pública, se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
Como funciona a 1º fase?
A primeira fase do vestibular Unesp é composta por uma prova de 90 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. São contempladas as seguintes áreas:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias.
Além disso, pode haver questões interdisciplinares.
A prova da primeira fase tem duração de 5 horas e os conteúdos cobrados estão de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do ensino médio.
Como funciona a 2º fase?
Já a segunda fase do vestibular Unesp é dividida em 2 dias, sendo composta por uma prova com 36 questões discursivas e uma redação. A divisão é feita da seguinte forma:
- Primeiro dia: 24 questões contemplando as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (elementos de história, geografia, filosofia e sociologia); Ciências da Natureza e suas tecnologias (elementos de biologia, química e física) e Matemática e suas tecnologias.
- Segundo dia: 12 questões contemplando a área de Linguagens e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e Redação.
A duração da prova, em cada um dos dias, é de até 5 horas.
Como funciona a prova de redação?
Na prova de redação da Unesp, você deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo na norma padrão da língua portuguesa, isto é, seguindo todas as regras da nossa gramática.
O tema da redação só é divulgado no dia da prova, e, além da proposta, são disponibilizados alguns textos auxiliares que te ajudarão a entender melhor o assunto cobrado.
Confira os temas das redações dos últimos anos:
- 2024: “É possível um futuro off-line?”
- 2023: “A ‘lógica do condomínio’: o espaço público está em declínio?”
- 2022: Tudo bem não estar bem? A tristeza em tempos de felicidade compulsória
- 2021: Tempo é dinheiro?
- 2020: O carro será o novo cigarro?
- 2019: Compro, logo existo?
- 2018: O voto deveria ser facultativo no Brasil?
- 2017: A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?
- 2016: Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?
- 2015: O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil
- 2014: Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?
- 2013: Escrever: o trabalho e a inspiração
- 2012: A bajulação: virtude ou defeito?
Como funciona a prova de habilidades?
Devem realizar a prova de habilidades os candidatos dos seguintes cursos:
- Arquitetura e Urbanismo;
- Artes Cênicas;
- Artes Visuais;
- Design;
- Arte Teatro;
- Música (Bacharelado e Licenciatura).
As provas de habilidades tem o objetivo de avaliar o potencial e a aptidão dos candidatos para o curso que escolheram. Portanto, elas são diferentes para cada curso.
No vestibular de 2025, as datas são as seguintes:
Cursos | Data da prova específica |
Arquitetura e Urbanismo Artes Visuais Design | 13 de dezembro |
Arte Teatro | 10 e 11 de dezembro |
Artes Cênicas | 12, 13 e 14 de dezembro |
Artes Visuais | 11 de dezembro |
Licenciatura em Música | 18 e 20 de dezembro |
Música – Composição | 18 de dezembro |
Música – Regência | 18 e 19 de dezembro |
Música – Canto | 18 e 19 de dezembro |
Música – Instrumentos: Cordas, Percussão, Sopros, Teclados e Violão | 18 e 19 de dezembro |
O participante convocado para a prova de habilidades deve ficar atento às datas da prova e conferir como será avaliado no Manual do Candidato. Também é importante prestar atenção na divisão de grupos, caso haja.
Como se inscrever?
As inscrições para o vestibular Unesp são realizadas pelo site da Vunesp no período indicado no cronograma. Para isso, você precisará preencher o Formulário do Candidato, que inclui informações como:
- Questionário socioeconômico;
- Identificação (nome, CPF, RG);
- Endereço completo;
- Nacionalidade;
- Sexo;
- Data de nascimento;
- Estado civil;
- Nome social.
Se você quiser usar a sua nota do Enem na nota da prova de conhecimentos gerais do vestibular Unesp, deverá indicar durante a inscrição que você fez o Exame. A Unesp utilizará o número do seu CPF para consultar suas pontuações no sistema do Inep, portanto, tenha cuidado ao inserir as suas informações.
Ao finalizar a sua inscrição, será gerado o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. O seu cadastro para o vestibular Unesp só será efetivado após a realização desse pagamento no prazo indicado.
Qual é o valor da taxa de inscrição?
Para o vestibular Unesp de 2025, o valor da inscrição é de R$210,00. A inscrição dos candidatos que não têm direito à taxa de isenção está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição, que deve ser feito até 11 de outubro de 2024.
Vale lembrar que o pagamento da taxa de inscrição não pode, sob nenhuma hipótese, ser feito após essa data. Além disso, esse valor também não é devolvido após o pagamento, mesmo nos casos em que o valor pago for superior à taxa. Por isso, atenção!
Quem pode solicitar isenção da taxa de inscrição?
Têm direito à isenção total da taxa de inscrição os candidatos que:
- estão inscritos no CadÚNICO (gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais), ou seja, têm renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos ao todo;
- os candidatos que concluíram ou concluirão no ano da inscrição o ensino médio ou a EJA realizados totalmente em escola pública, ou com bolsa de estudo integral se foi realizado em escola privada. É necessário ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e residir ou estar vinculado a uma escola paulista.
Além disso, podem pedir uma redução de 50% da taxa de inscrição os candidatos que:
- estão matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e estão desempregados ou recebem uma remuneração mensal menor do que 2 salários mínimos.
Nesses casos, é necessário fazer a solicitação no período específico indicado no cronograma do vestibular Unesp.
Por fim, é possível também pedir uma redução de 75% da taxa se você estiver matriculado no 3º ano do ensino médio em uma escola pública paulista no momento da inscrição. Nesse caso, você deverá fazer a sua inscrição no mesmo período que os candidatos que pagam a taxa integralmente.
Quais são os cursos da Unesp?
A Unesp oferece cursos de todas as áreas de conhecimento de forma distribuída entre os seus campi. A lista completa de cursos, bem como a relação de vagas disponibilizadas no vestibular, pode ser encontrada no Manual do Candidato.
Como saber o meu local de prova?
O local de prova do vestibular é divulgado alguns dias antes da realização das provas. Mas você consegue selecionar o município em que você fará o vestibular no momento da inscrição. Assim, tem mais chances de que ele aconteça próximo do seu endereço.
O que levar para as provas da Unesp?
Para as provas da Unesp, os candidatos devem levar:
- caneta esferográfica de tinta preta;
- régua transparente;
- original de um documento de identificação.
Além disso, também é importante estar atento a lista de objetos proibidos em sala durante a prova. São eles:
- Calculadoras, celulares, relógios e reprodutores de áudio;
- Acessórios como protetores auriculares, bonés, gorros, chapéus e óculos.
Como a nota da Unesp é calculada?
A pontuação final do vestibular Unesp é a média aritmética de todas as provas. Portanto, ela é calculada da seguinte forma:
Nota final = [(Prova de Conhecimentos Gerais) + (Prova de Conhecimentos Específicos e Redação)] / 2
No caso dos cursos que contam com prova de habilidades, a nota desta etapa também é levada em consideração.
Agora, vamos entender melhor como é calculada a nota de cada fase.
Pontuação da 1ª fase
Para calcular a pontuação final do vestibular Unesp, a nota da prova da 1ª fase precisa ser adequada à base centesimal. Para isso, é necessário fazer o seguinte cálculo:
Nota da 1ª fase = (Qtde. de respostas certas x 100) / 90
A nota máxima dessa fase é 100.
Além disso, os participantes que fizeram o Enem também podem aproveitar a nota da parte objetiva do Exame na 1ª fase da Unesp, caso ela seja maior que a nota obtida na prova de conhecimentos gerais. Nesse caso, o cálculo é o seguinte:
Nota da 1ª fase = [(4 x Qtde. de respostas certas) + (1 x Qtde. de respostas certas no Enem)] / 5
Pontuação da 2ª fase
Cada questão discursiva pode levar a seguinte pontuação: 0,00 – 0,50 – 1,00 – 1,50 – 2,00. Sendo assim, a pontuação da prova discursiva pode chegar a, no máximo, 72 pontos.
Já a prova de redação vale de 0 a 28 pontos. A nota é atribuída de acordo com critérios específicos.
Como é feita a avaliação da redação?
A correção da redação do vestibular Unesp leva em consideração 4 critérios:
- adequação ao tema;
- adequação ao gênero/tipo de texto e coerência;
- língua (modalidade e registro);
- coesão.
Além disso, será atribuída nota zero à redação que:
- fugir ao tema e/ou gênero propostos;
- apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato;
- estiver em branco;
- apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e/ou palavras soltas);
- for escrita em outra língua que não a portuguesa;
- estiver predominantemente ilegível e/ou com letra incompreensível;
- apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal;
- apresentar 7 linhas ou menos (sem contar o título);
- apresentar menos de 8 linhas AUTORAIS (não copiadas da prova, dos textos de apoio, de modelos prontos de redação ou de outras fontes) contínuas e/ou for composta PREDOMINANTEMENTE por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova e/ou por reproduções (plágio) de textos divulgados em mídias digitais (sobretudo internet) ou impressas;
- for idêntica ou muito semelhante a outra(s) redação(ões) deste processo seletivo ou de outro(s);
- apresentar formas propositais de anulação, como impropérios, trechos jocosos ou a recusa explícita em cumprir o tema proposto.
Como estudar para o vestibular Unesp?
Com tantas possibilidades de cursos e lugares para estudar, a Unesp recebe muitos candidatos em seus vestibulares. Mas, calma! Com organização e preparo é totalmente possível conseguir a sua vaga no curso dos sonhos.
O primeiro passo é fazer um cronograma de estudos com antecedência, para que você consiga passar por todas as matérias necessárias, praticar e se preparar para as provas da primeira e segunda fase.
Para isso, é necessário inserir em seu cronograma não apenas as leituras que você deve deixar em dia. Exercícios, prática de redação e realização de simulados também são fundamentais!
Quer algumas dicas para tornar o seu cronograma ainda mais eficiente? Confira!
1. Veja as provas anteriores
Fazer as provas dos vestibulares anteriores de uma universidade é uma ótima forma de:
- estudar;
- conhecer e se adaptar ao modelo de prova;
- entender qual é o seu tempo para realizar o modelo de prova e otimizá-lo;
- saber quais são os conteúdos mais recorrentes.
Você pode, inclusive, fazer das provas antigas uma espécie de simulado, controlando o seu tempo de realização.
2. Faça exercícios de interpretação e formulação de respostas
Além de a interpretação ser um fator fundamental para que você consiga se sair bem em qualquer prova, é importante ter em mente que a segunda fase do vestibular Unesp conta com questões dissertativas.
Isso quer dizer que você terá que formular as suas respostas, o que exige a capacidade de interpretar, analisar, relacionar os seus conhecimentos com a questão e formular respostas coesas e coerentes.
Portanto, faça exercícios de interpretação em que você precise escrever uma resposta completa para praticar para essa etapa do vestibular. Pode parecer fácil, mas organizar uma boa resposta não é uma tarefa tão simples quando você não está habituado a isso.
- Leia também: 6 dicas para melhorar a interpretação de texto
3. Estude de forma não convencional
Quem é vestibulando sabe que a disciplina e a organização ao longo do ano são palavras-chave para conseguir um bom resultado. Mas você também pode inserir formatos de conteúdo não tão convencionais em seu dia a dia!
Por exemplo, você pode conferir sempre o nosso blog — que contém conteúdos rápidos, fáceis e super importantes para você que vai prestar o vestibular — e o nosso canal no YouTube para aprender de forma mais dinâmica.
Buscar por formas não convencionais de estudo é importante para que você consiga aproveitar melhor o seu tempo. Por exemplo: que tal ouvir um episódio do Dá Ideia enquanto você está no ônibus?
4. Pratique a redação
A prova de redação corresponde a quase 30% da sua nota da segunda fase do vestibular Unesp. Portanto, você não pode dar bobeira e perder pontos por falta de atenção ou prática!
Muita gente tem dúvidas sobre como estudar redação, mas a resposta é simples: prática.
Além de apostar na leitura, treinar a produção textual é fundamental para desenvolver habilidades relacionadas à escrita.
Atualmente, existem plataformas que te ajudam com isso disponibilizando temas de redação para você treinar. É o caso da Imaginie, em que você pode fazer o seu cadastro grátis e começar a praticar com mais de 200 temas.
Isso te ajudará a não apenas conseguir uma boa pontuação na redação, que é o nosso objetivo aqui, mas a melhorar as suas respostas das questões dissertativas também.
Então, que tal começar a treinar agora? Conheça os planos da Imaginie e tenha acesso a todos os nossos benefícios!