🔥 UTILIZE O CUPOM IMGBLOG E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS IMAGINIE

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba tudo sobre o vestibular Unesp!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Unesp é uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil. Apesar de ser muito concorrida, ela também oferece diferentes formas de ingresso e diversos cursos de ensino superior.

Você quer fazer parte de tudo isso? Então, continue a leitura deste artigo para saber tudo o que você precisa sobre o vestibular da Unesp. Vamos lá?

Por que fazer o vestibular da Unesp?

Com mais de 3 mil professores e 54 mil estudantes de graduação, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma das maiores instituições de ensino superior do país.

Assim como a USP e a Unicamp, a Unesp é mantida pelo governo de São Paulo. A instituição conta com 34 unidades, inúmeras opções de entrada em cursos de graduação, além de programas de pós-graduação, muitos laboratórios e bibliotecas.

A instituição está entre as maiores e melhores do país e da América Latina no que diz respeito à excelência no ensino, pesquisa e extensão em todas as grandes áreas do conhecimento.

Por isso, fazer o vestibular da Unesp é uma ótima opção para quem quer garantir a educação superior em um dos principais polos educacionais do Brasil.

Qual é o cronograma do vestibular Unesp 2025?

Confira, a seguir, as principais datas relacionadas ao vestibular Unesp:

EtapaData
Inscrições04 de setembro a 10 de outubro de 2024
Primeira fase15 de novembro de 2024
Segunda fase08 e 09 de dezembro de 2024
Resultados 31 de janeiro de 2025

Como funciona?

O vestibular Unesp é organizado pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp). Ele é dividido em 2 fases, mas são convocados para a segunda etapa apenas os candidatos classificados na primeira.

A classificação para a segunda fase do vestibular é feita com base no aproveitamento da primeira etapa. Ou seja: apenas os candidatos com as melhores pontuações são classificados para a segunda etapa. O número de participantes selecionados é igual a até 10 vezes o número de vagas oferecidas, levando em consideração as diferentes modalidades de inscrição.

Esse, aliás, é um ponto importante do vestibular Unesp. Afinal, pelo menos 50% das matrículas de cada curso são ocupadas por estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública.

Os sistemas de inscrição funcionam assim:

  • Sistema Universal (SU): todos os candidatos podem se inscrever por essa modalidade;
  • Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP): essa modalidade é destinada a estudantes que cursaram todo o ensino médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escola pública brasileira; 
  • Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública mais autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (SRVEBP+PPI): parte das vagas de SRVEBP são destinadas a candidatos que, além de terem cursado o ensino médio ou EJA em escola pública, se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

Como funciona a 1º fase?

A primeira fase do vestibular Unesp é composta por uma prova de 90 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. São contempladas as seguintes áreas:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias.

Além disso, pode haver questões interdisciplinares

A prova da primeira fase tem duração de 5 horas e os conteúdos cobrados estão de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do ensino médio.

Como funciona a 2º fase?

Já a segunda fase do vestibular Unesp é dividida em 2 dias, sendo composta por uma prova com 36 questões discursivas e uma redação. A divisão é feita da seguinte forma:

  • Primeiro dia: 24 questões contemplando as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (elementos de história, geografia, filosofia e sociologia); Ciências da Natureza e suas tecnologias (elementos de biologia, química e física) e Matemática e suas tecnologias.
  • Segundo dia: 12 questões contemplando a área de Linguagens e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e Redação.

A duração da prova, em cada um dos dias, é de até 5 horas.

Como funciona a prova de redação?

Na prova de redação da Unesp, você deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo na norma padrão da língua portuguesa, isto é, seguindo todas as regras da nossa gramática.

O tema da redação só é divulgado no dia da prova, e, além da proposta, são disponibilizados alguns textos auxiliares que te ajudarão a entender melhor o assunto cobrado.

Confira os temas das redações dos últimos anos:

  • 2024: “É possível um futuro off-line?”
  • 2023: “A ‘lógica do condomínio’: o espaço público está em declínio?”
  • 2022: Tudo bem não estar bem? A tristeza em tempos de felicidade compulsória
  • 2021: Tempo é dinheiro?
  • 2020: O carro será o novo cigarro?
  • 2019: Compro, logo existo?
  • 2018: O voto deveria ser facultativo no Brasil?
  • 2017: A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?
  • 2016: Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?
  • 2015: O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil
  • 2014: Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?
  • 2013: Escrever: o trabalho e a inspiração
  • 2012: A bajulação: virtude ou defeito?

Como funciona a prova de habilidades?

Devem realizar a prova de habilidades os candidatos dos seguintes cursos:

  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Artes Cênicas;
  • Artes Visuais;
  • Design;
  • Arte Teatro;
  • Música (Bacharelado e Licenciatura).

As provas de habilidades tem o objetivo de avaliar o potencial e a aptidão dos candidatos para o curso que escolheram. Portanto, elas são diferentes para cada curso.

No vestibular de 2025, as datas são as seguintes:

CursosData da prova específica
Arquitetura e Urbanismo
Artes Visuais
Design
13 de dezembro
Arte Teatro10 e 11 de dezembro
Artes Cênicas12, 13 e 14 de dezembro
Artes Visuais11 de dezembro
Licenciatura em Música18 e 20 de dezembro
Música – Composição18 de dezembro
Música – Regência18 e 19 de dezembro
Música – Canto18 e 19 de dezembro
Música – Instrumentos: Cordas, Percussão, Sopros, Teclados e Violão18 e 19 de dezembro

O participante convocado para a prova de habilidades deve ficar atento às datas da prova e conferir como será avaliado no Manual do Candidato. Também é importante prestar atenção na divisão de grupos, caso haja.

Como se inscrever?

As inscrições para o vestibular Unesp são realizadas pelo site da Vunesp no período indicado no cronograma. Para isso, você precisará preencher o Formulário do Candidato, que inclui informações como:

  • Questionário socioeconômico;
  • Identificação (nome, CPF, RG);
  • Endereço completo;
  • Nacionalidade;
  • Sexo;
  • Data de nascimento;
  • Estado civil;
  • Nome social.

Se você quiser usar a sua nota do Enem na nota da prova de conhecimentos gerais do vestibular Unesp, deverá indicar durante a inscrição que você fez o Exame. A Unesp utilizará o número do seu CPF para consultar suas pontuações no sistema do Inep, portanto, tenha cuidado ao inserir as suas informações.

Ao finalizar a sua inscrição, será gerado o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. O seu cadastro para o vestibular Unesp só será efetivado após a realização desse pagamento no prazo indicado.

Qual é o valor da taxa de inscrição?

Para o vestibular Unesp de 2025, o valor da inscrição é de R$210,00. A inscrição dos candidatos que não têm direito à taxa de isenção está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição, que deve ser feito até 11 de outubro de 2024.

Vale lembrar que o pagamento da taxa de inscrição não pode, sob nenhuma hipótese, ser feito após essa data. Além disso, esse valor também não é devolvido após o pagamento, mesmo nos casos em que o valor pago for superior à taxa. Por isso, atenção!

Quem pode solicitar isenção da taxa de inscrição?

Têm direito à isenção total da taxa de inscrição os candidatos que:

  • estão inscritos no CadÚNICO (gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais), ou seja, têm renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos ao todo;
  • os candidatos que concluíram ou concluirão no ano da inscrição o ensino médio ou a EJA realizados totalmente em escola pública, ou com bolsa de estudo integral se foi realizado em escola privada. É necessário ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e residir ou estar vinculado a uma escola paulista.

Além disso, podem pedir uma redução de 50% da taxa de inscrição os candidatos que:

  • estão matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e estão desempregados ou recebem uma remuneração mensal menor do que 2 salários mínimos.

Nesses casos, é necessário fazer a solicitação no período específico indicado no cronograma do vestibular Unesp.

Por fim, é possível também pedir uma redução de 75% da taxa se você estiver matriculado no 3º ano do ensino médio em uma escola pública paulista no momento da inscrição. Nesse caso, você deverá fazer a sua inscrição no mesmo período que os candidatos que pagam a taxa integralmente.

Quais são os cursos da Unesp?

A Unesp oferece cursos de todas as áreas de conhecimento de forma distribuída entre os seus campi. A lista completa de cursos, bem como a relação de vagas disponibilizadas no vestibular, pode ser encontrada no Manual do Candidato.

Como saber o meu local de prova?

O local de prova do vestibular é divulgado alguns dias antes da realização das provas. Mas você consegue selecionar o município em que você fará o vestibular no momento da inscrição. Assim, tem mais chances de que ele aconteça próximo do seu endereço.

O que levar para as provas da Unesp?

Para as provas da Unesp, os candidatos devem levar:

  • caneta esferográfica de tinta preta;
  • régua transparente;
  • original de um documento de identificação.

Além disso, também é importante estar atento a lista de objetos proibidos em sala durante a prova. São eles:

  • Calculadoras, celulares, relógios e reprodutores de áudio;
  • Acessórios como protetores auriculares, bonés, gorros, chapéus e óculos.

Como a nota da Unesp é calculada?

A pontuação final do vestibular Unesp é a média aritmética de todas as provas. Portanto, ela é calculada da seguinte forma:

Nota final = [(Prova de Conhecimentos Gerais) + (Prova de Conhecimentos Específicos e Redação)] / 2

No caso dos cursos que contam com prova de habilidades, a nota desta etapa também é levada em consideração.

Agora, vamos entender melhor como é calculada a nota de cada fase.

Pontuação da 1ª fase

Para calcular a pontuação final do vestibular Unesp, a nota da prova da 1ª fase precisa ser adequada à base centesimal. Para isso, é necessário fazer o seguinte cálculo:

Nota da 1ª fase = (Qtde. de respostas certas x 100) / 90

A nota máxima dessa fase é 100. 

Além disso, os participantes que fizeram o Enem também podem aproveitar a nota da parte objetiva do Exame na 1ª fase da Unesp, caso ela seja maior que a nota obtida na prova de conhecimentos gerais. Nesse caso, o cálculo é o seguinte:

Nota da 1ª fase = [(4 x Qtde. de respostas certas) + (1 x Qtde. de respostas certas no Enem)]  / 5

Pontuação da 2ª fase

Cada questão discursiva pode levar a seguinte pontuação: 0,00 – 0,50 – 1,00 – 1,50 – 2,00. Sendo assim, a pontuação da prova discursiva pode chegar a, no máximo, 72 pontos.

Já a prova de redação vale de 0 a 28 pontos. A nota é atribuída de acordo com critérios específicos.

Como é feita a avaliação da redação?

A correção da redação do vestibular Unesp leva em consideração 4 critérios:

  • adequação ao tema;
  • adequação ao gênero/tipo de texto e coerência;
  • língua (modalidade e registro);
  • coesão.

Além disso, será atribuída nota zero à redação que:

  • fugir ao tema e/ou gênero propostos;
  • apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato;
  • estiver em branco;
  • apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e/ou palavras soltas);
  • for escrita em outra língua que não a portuguesa;
  • estiver predominantemente ilegível e/ou com letra incompreensível;
  • apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal;
  • apresentar 7 linhas ou menos (sem contar o título);
  • apresentar menos de 8 linhas AUTORAIS (não copiadas da prova, dos textos de apoio, de modelos prontos de redação ou de outras fontes) contínuas e/ou for composta PREDOMINANTEMENTE por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova e/ou por reproduções (plágio) de textos divulgados em mídias digitais (sobretudo internet) ou impressas;
  • for idêntica ou muito semelhante a outra(s) redação(ões) deste processo seletivo ou de outro(s);
  • apresentar formas propositais de anulação, como impropérios, trechos jocosos ou a recusa explícita em cumprir o tema proposto.

Como estudar para o vestibular Unesp?

Com tantas possibilidades de cursos e lugares para estudar, a Unesp recebe muitos candidatos em seus vestibulares. Mas, calma! Com organização e preparo é totalmente possível conseguir a sua vaga no curso dos sonhos.

O primeiro passo é fazer um cronograma de estudos com antecedência, para que você consiga passar por todas as matérias necessárias, praticar e se preparar para as provas da primeira e segunda fase.

Para isso, é necessário inserir em seu cronograma não apenas as leituras que você deve deixar em dia. Exercícios, prática de redação e realização de simulados também são fundamentais!

Quer algumas dicas para tornar o seu cronograma ainda mais eficiente? Confira!

1. Veja as provas anteriores

Fazer as provas dos vestibulares anteriores de uma universidade é uma ótima forma de:

  • estudar;
  • conhecer e se adaptar ao modelo de prova;
  • entender qual é o seu tempo para realizar o modelo de prova e otimizá-lo;
  • saber quais são os conteúdos mais recorrentes.

Você pode, inclusive, fazer das provas antigas uma espécie de simulado, controlando o seu tempo de realização. 

2. Faça exercícios de interpretação e formulação de respostas

Além de a interpretação ser um fator fundamental para que você consiga se sair bem em qualquer prova, é importante ter em mente que a segunda fase do vestibular Unesp conta com questões dissertativas.

Isso quer dizer que você terá que formular as suas respostas, o que exige a capacidade de interpretar, analisar, relacionar os seus conhecimentos com a questão e formular respostas coesas e coerentes.

Portanto, faça exercícios de interpretação em que você precise escrever uma resposta completa para praticar para essa etapa do vestibular. Pode parecer fácil, mas organizar uma boa resposta não é uma tarefa tão simples quando você não está habituado a isso.

3. Estude de forma não convencional

Quem é vestibulando sabe que a disciplina e a organização ao longo do ano são palavras-chave para conseguir um bom resultado. Mas você também pode inserir formatos de conteúdo não tão convencionais em seu dia a dia!

Por exemplo, você pode conferir sempre o nosso blog — que contém conteúdos rápidos, fáceis e super importantes para você que vai prestar o vestibular — e o nosso canal no YouTube para aprender de forma mais dinâmica.

Buscar por formas não convencionais de estudo é importante para que você consiga aproveitar melhor o seu tempo. Por exemplo: que tal ouvir um episódio do Dá Ideia enquanto você está no ônibus?

4. Pratique a redação

A prova de redação corresponde a quase 30% da sua nota da segunda fase do vestibular Unesp. Portanto, você não pode dar bobeira e perder pontos por falta de atenção ou prática!

Muita gente tem dúvidas sobre como estudar redação, mas a resposta é simples: prática.

Além de apostar na leitura, treinar a produção textual é fundamental para desenvolver habilidades relacionadas à escrita.

Atualmente, existem plataformas que te ajudam com isso disponibilizando temas de redação para você treinar. É o caso da Imaginie, em que você pode fazer o seu cadastro grátis e começar a praticar com mais de 200 temas.

Isso te ajudará a não apenas conseguir uma boa pontuação na redação, que é o nosso objetivo aqui, mas a melhorar as suas respostas das questões dissertativas também. 

Então, que tal começar a treinar agora? Conheça os planos da Imaginie e tenha acesso a todos os nossos benefícios!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autores

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + 1 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter