As escolas literárias são um dos assuntos que mais caem no Enem e em outros vestibulares.
Se você está se preparando para fazer alguma dessas provas e quer passar no curso e instituição que tanto deseja deve, sem dúvidas, incluir as escolas literárias em seu cronograma de estudos.
Mas, afinal, você sabe dizer quais são as escolas literárias e suas principais características? Se você ainda tem dúvidas a respeito desse tema, basta seguir na leitura para conferir um panorama breve da história das escolas literárias e ainda as principais particularidades de cada uma delas. Vamos lá?
O que são as escolas literárias?
Quando pensamos em escolas literárias, criamos uma imagem de escolas físicas distintas entre si, onde os escritores vão para produzir obras com características literárias específicas.
Porém, escolas literárias nada tem a ver com essa ideia, elas são nada mais nada menos que movimentos literários que aconteceram ao longo da história.
Esses movimentos transcorreram em conjunto com uma série de fatores, como o estilo de escrita da época, movimentos sociais pelos quais o mundo estava passando, enfim, vários são os fatores que moldaram a literatura que hoje conhecemos.
O nome escolas literárias foi elegido para, de fato, dividir os movimentos em épocas (que nem sempre possuem essa cisão tão aparente, transitando de um estilo ao outro) e ensiná-los de maneira mais fácil e didática.
É importante mencionar que os movimentos literários acontecerem em conjunto com as manifestações políticas e sociais da época à qual pertenceram, mas não podem de maneira alguma ser diminuídos ou limitados à uma expressão da época. Na verdade a literatura é um movimento artístico que ajudou a construir a história de povos e nações.
As escolas literárias aconteceram em todo o mundo, começando na Europa e influenciando todo o mundo, inclusive o Brasil. A seguir vamos te mostrar quais são as escolas literárias que ajudaram a construir a história do Brasil.
Quais são as escolas literárias que marcaram a história do Brasil?
Os historiadores e professores de literatura nacionais dividem as escolas literárias que marcaram a história do Brasil em duas Eras: a colonial e nacional. Essa divisão é importante para entender, além dos movimentos literários, a cultura de dominação sofrida pelo país à época da colonização.
Pois bem, vamos a seguir te mostrar um pouquinho sobre as escolas literárias que fazem parte da Era Colonial e da Era Nacional. Acompanhe!
Escolas literárias da Era Colonial
A Era Colonial é marcada pela forte presença da cultura portuguesa no Brasil. Por isso, a produção literária e outras vertentes artísticas ainda que produzidas no país não tinham, propriamente, a nossa identidade.
A obra que dá o pontapé inicial às escolas literárias brasileiras é a carta que Pero Vaz de Caminha produziu ao chegar ao Brasil; ela marca a primeira escola literária do país: o Quinhentismo. Conheça um pouco das características dessa escola.
Quinhentismo
O Quinhentismo aconteceu entre 1500 e 1601 e teve seu início com a carta de Pero Vaz de Caminha, como mencionamos antes.
Foi um movimento literário que possuía um estilo marcado por tipos textuais como contos, crônicas, cartas e sermões. Foi produzido durante o período conhecido como “descoberta” do país pelos portugueses e tinha o objetivo de informar à Colônia como era a terra e os costumes do Brasil, possuindo um caráter informativo e pedagógico.
Bom, além dessa, a era colonial do Brasil ainda contou com mais duas escolas literárias. Conheça-as a seguir:
Barroco
O barroco aconteceu de 1601 a 1768 no Brasil. Esse movimento possui uma linguagem culta, marcada pelo jogo de palavras e forte presença de metáforas e antíteses.
O movimento barroco é caracterizado pela tensão entre Antropocentrismo e Teocentrismo e ainda conflitos existenciais, temáticas que aparecem em muitas obras literárias da época.
É um movimento que busca sempre pela riqueza de detalhes, pelo rebuscamento e pela ornamentação exagerada, algo que pode ser notado também nas pinturas e esculturas barrocas das cidades históricas brasileiras.
Arcadismo
O arcadismo aconteceu entre 1768 a 1808 em nosso país e é marcado pela exaltação à natureza. A linguagem dessa escola é bastante simples e tem a presença, ainda que moderada, das figuras de linguagem.
É um movimento que busca a conciliação entre o homem e os elementos da natureza. Há, portanto, uma valorização da vida campestre e uma admiração pela simplicidade.
Agora vamos conhecer as escolas literárias da era nacional.
Escolas literárias da Era Nacional
Essa é uma Era marcada pela independência do Brasil e é caracterizada pela busca de uma identidade nacional. As escolas dessa época procuraram criar uma estética original, elevando e trazendo à tona as características culturais, sociais e linguísticas do nosso país.
Além disso, os movimentos dessa Era foram em busca de um desprendimento cultural da antiga colônia portuguesa e de uma criação da autonomia literária brasileira. Conheça as escolas literárias dessa época.
Romantismo
O romantismo é o primeiro movimento que fez parte da era nacional brasileira. Ele aconteceu entre 1836 e 1881.
Essa escola literária é marcada pela subjetividade, individualidade, idealização do objeto amado, descrições minuciosas e um excesso do uso da figuras de linguagem: comparação e metáfora.
Realismo, Naturalismo e Parnasianismo
Essas três escolas aconteceram mais ou menos na mesma época aqui no Brasil, o que corresponde ao espaço temporal que se inicia em 1881 e vai até 1922.
As características do Realismo são, como o próprio nome sugere, voltadas à realidade, diferente do Romantismo, não há uma idealização da mulher amada.
Na verdade, há objetividade nas temáticas tratadas nas obras realistas. Além disso, os assuntos tratados possuem algum tipo de viés social. Um dos grandes escritores brasileiros que fizeram parte do movimento realista foi Machado de Assis.
O Naturalismo é caracterizado por uma despreocupação com a moral. As obras, em geral, possuem um caráter investigativo e uma cuidadosa análise de comportamentos sociais.
Já o Parnasianismo é marcado por um vocabulário rebuscado e por muito rigor formal, são obras que buscam, demasiadamente, pela perfeição estética.
Simbolismo
O Simbolismo aconteceu entre 1893 e 1910 aqui no Brasil e suas principais características são o subjetivismo, a espiritualidade e o misticismo. A estética das obras dessa escola é bastante baseada na musicalidade.
Pré-modernismo
O Pré-Modernismo aconteceu entre 1910 e 1922 em nosso país e tem como principal temática a marginalidade dos personagens. Essa escola literária escancarou alguns dos problemas sociais brasileiros, dando início a um movimento de nacionalismo crítico no Brasil.
Modernismo
A escola literária modernista aconteceu entre 1922 e 1950 em nosso país e suas principais características são: a renovação estética, o racionalismo, as inovações linguísticas e as experimentações artísticas.
As obras modernistas apresentam uma liberdade poética e, geralmente, abordam temas do cotidiano.
Pós-modernismo
Considera-se que a escola literária pós-modernista teve início aqui no Brasil em 1950 e vigora até os dias atuais. Ela é marcada pela liberdade artística, espontaneidade e uma mistura de vários outros estilos.
Todas essas escolas literárias também fizeram parte da história de outras nações, mas elas aconteceram nos países da Europa em épocas diferentes. A seguir vamos te mostrar um pouquinho das escolas literárias no mundo.
Como as escolas literárias se comportaram na Europa?
A Europa é o berço ocidental da cultura e dos movimentos literários. Por isso, todas as escolas literárias listadas acima surgiram muito antes no continente europeu e só depois de algum tempo tiveram contato com o Brasil e foram sendo modificadas e adaptadas à realidade nacional.
Nos países europeus, como Portugal, os historiadores e professores de literatura dividem as escolas literárias em quatro eras: Era Medieval, Era Clássica, Era Romântica e Era Moderna.
A Era Medieval contém as escolas literárias: Trovadorismo (caracterizada por uma submissão à Igreja e ao senhor feudal) e Humanismo (caracterizada por um questionamento ao dogmas religiosos). Essa Era durou mais de 3 séculos, o que corresponde ao espaço temporal que vai de 1189 a 1527.
A Era Clássica contém movimentos literários como Classicismo (caracterizado pelo Antropocentrismo), Barroco e Arcadismo, e teve início em 1527, chegando ao fim em 1825.
A Era Moderna, por fim, abarca as escolas literárias: Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo. Ela teve início em 1825 e perdura até os dias atuais.
E aí, curtiu conhecer mais sobre as escolas literárias? Se você quer saber mais conteúdos relacionados à literatura, que tal dar uma lida em nosso artigo sobre gêneros literários? Esses são assuntos que muito provavelmente cairão em sua prova de Linguagens do Enem!