🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Veja o que mudou no ENEM 2021 e fique sem nenhuma preocupação ao fazer o Exame

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sua preocupação está maior porque você não sabe o que mudou no ENEM 2021? A gente sabe que o ano passado trouxe muitas mudanças com relação ao ensino dos estudantes. Assim, também é muito importante se atentar para as novidades que o Exame trouxe a todos os participantes. 

Bom, as alterações incluem a realização do Exame ainda em um contexto de pandemia junto aos enormes desafios que isso traz. 

O ENEM vai voltar a ser realizado no mês de novembro seguindo todas as medidas de segurança. As provas impressas, assim como a versão digital serão aplicadas nos mesmos dias: 21 e 28 de novembro de 2021

E para te ajudar a saber direitinho o que mudou no ENEM, basta continuar a leitura deste artigo. Vamos lá?

O que mudou no Enem: gif de uma menina lendo um texto

O que mudou no ENEM 2021

Datas das Provas ENEM em 2021

Para que você não perca as datas, anote aí! O Exame será realizado nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, na versão impressa e digital.  

ENEM Digital

Este será o ENEM com a segunda realização da edição digital, em que 101.100 candidatos poderão fazer a prova nessa modalidade. A intenção do Ministério da Educação (MEC) é aumentar a cada ano a quantidade de participantes que farão as provas digitais, até que as provas impressas sejam substituídas totalmente em 2026. 

Essa mudança é muito significativa, pois visa reduzir custos e tornar o Exame mais moderno. 

No momento da inscrição, os estudantes puderam escolher entre fazer as provas impressas ou pelo computador. No entanto, só puderam optar pelo ENEM Digital quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo a etapa em 2021. Dessa forma, os participantes que desejaram fazer o Enem para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — tiveram que se inscrever para a versão impressa.

Provas

O formato das provas do ENEM Digital será o mesmo da versão impressa, ou seja, com 180 questões, além de contarem com itens iguais e o mesmo tema de redação. A versão digital também terá a mesma estrutura de prova impressa: quatro cadernos de questões e a redação. Cada prova terá questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Portanto, serão 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Como novidade para este ano, a versão digital terá recursos de acessibilidade para a realização do exame. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado pelo Inep poderão realizar, por exemplo, prova ampliada, superampliadas e com contraste (voltada para pessoas com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade. Na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia essas opções.

Dessa forma, o nível de dificuldade das provas será o mesmo, para manter a proposta da Teoria de Resposta ao Item (TRI), assim como o tempo de resolução das questões.

Redação

Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA: modelo com dicas para você produzir um texto nota 1000!

Foto

Se você vai prestar o Exame já deve ter ficado ciente deste quesito. Agora, se você apenas quer saber sobre o que mudou no ENEM, ocorreu que assim como no ano passado, no momento da inscrição, os estudantes tiveram que anexar uma foto digital atual. 

Conforme constou no Edital do ENEM 2021, a foto teria que ser nítida, individual, colorida, com fundo branco e enquadrando o rosto inteiro até os ombros do candidato. Nela, o inscrito também não poderia usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Assim, o Inep poderá utilizar a foto anexada no sistema de inscrição para fazer o procedimento de identificação nos dias de realização do Exame.

ENEM e coronavírus

O Edital do ENEM 2021 prevê que participantes que forem diagnosticados com doenças infectocontagiosas um dia antes das provas poderão solicitar reaplicação do Exame, inclusive os infectados com o coronavírus.

Para você ter ciência, são consideradas doenças infectocontagiosas a Coqueluche, Difteria, Doença Invasiva por Haemophilus Influenza, Doença Meningocócica e outras meningites, Varíola, Influenza humana A e B, Poliomielite por poliovírus selvagem, Sarampo, Rubéola e Varicela.

Adaptações

Ainda conforme os novos editais, essas são as principais adaptações do ENEM 2021:

  • Fica proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção contra a COVID-19;
  • O participante não poderá permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial;
  • Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-lo;
  • Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas;
  • A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação;
  • O descarte da máscara de proteção contra a COVID-19, durante a aplicação do Exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas;
  • A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a COVID-19;
  • As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do Exame;
  • O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do Exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.

Atendimento especializado

Outra novidade que se mantém desde a edição do ENEM passado é que os atendimentos específicos fazem parte do atendimento especializado. 

Participantes cegos ou surdocegos poderão usar o leitor de tela, desde que tenham feito essa solicitação no momento da inscrição. Nesta edição, eles terão mais inclusão, pois terão uma banca especial para correção de suas provas. O mesmo irá acontecer para redações escritas em braile, que serão corrigidas no Sistema Braile.

Além disso, esses participantes também terão 60 minutos adicionais para fazer as provas, desde que também tenham solicitado o atendimento especializado na inscrição. 

Documentos

Diferente dos outros anos, os documentos de identificação também entraram na categoria sobre o que mudou no ENEM 2021. Alguns deles não serão mais aceitos no dia do Exame. São eles: protocolos; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Título Eleitoral; Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503, de 1997; Carteira de Estudante; Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani); crachás e identidade funcional de qualquer natureza; cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas; ou documentos digitais apresentados eletronicamente.

Portanto, muita atenção! Pois a apresentação do documento errado pode causar a sua desclassificação no Exame. 

Lanches

Ainda de acordo com os editais, o lanche também faz parte de outro aspecto sobre o que mudou no ENEM.

A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de aplicação das provas impressas, por meio do uso de detector de metais, continua sendo a mesma, porém também deverá respeitar os protocolos de prevenção contra a COVID-19.

Para o candidato, só será permitida a retirada da máscara quando for alimentar ou fazer ingestão de líquidos e, em seguida, ele deve fazer a higienização das mãos com álcool em gel.

Resultado do ENEM 2021

Para terminar sabendo tudo o que mudou no ENEM 2021, também é importante estar ciente sobre a divulgação dos resultados, não é mesmo? 

Até o momento ainda não há nenhuma data divulgada, mas é importante acompanhar o cronograma e o período de inscrição do Sisu, para você entrar na faculdade dos seus sonhos.

E aí? Pegou tudo o que mudou no ENEM? Agora, que tal aproveitar o embalo para ler o nosso próximo artigo e aprender como desenvolver uma boa redação ENEM? Bons estudos!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Sabrina Andrade

    Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter