Sua preocupação está maior porque você não sabe o que mudou no ENEM 2021? A gente sabe que o ano passado trouxe muitas mudanças com relação ao ensino dos estudantes. Assim, também é muito importante se atentar para as novidades que o Exame trouxe a todos os participantes.
Bom, as alterações incluem a realização do Exame ainda em um contexto de pandemia junto aos enormes desafios que isso traz.
O ENEM vai voltar a ser realizado no mês de novembro seguindo todas as medidas de segurança. As provas impressas, assim como a versão digital serão aplicadas nos mesmos dias: 21 e 28 de novembro de 2021.
E para te ajudar a saber direitinho o que mudou no ENEM, basta continuar a leitura deste artigo. Vamos lá?
O que mudou no ENEM 2021
Datas das Provas ENEM em 2021
Para que você não perca as datas, anote aí! O Exame será realizado nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, na versão impressa e digital.
ENEM Digital
Este será o ENEM com a segunda realização da edição digital, em que 101.100 candidatos poderão fazer a prova nessa modalidade. A intenção do Ministério da Educação (MEC) é aumentar a cada ano a quantidade de participantes que farão as provas digitais, até que as provas impressas sejam substituídas totalmente em 2026.
Essa mudança é muito significativa, pois visa reduzir custos e tornar o Exame mais moderno.
No momento da inscrição, os estudantes puderam escolher entre fazer as provas impressas ou pelo computador. No entanto, só puderam optar pelo ENEM Digital quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo a etapa em 2021. Dessa forma, os participantes que desejaram fazer o Enem para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — tiveram que se inscrever para a versão impressa.
Provas
O formato das provas do ENEM Digital será o mesmo da versão impressa, ou seja, com 180 questões, além de contarem com itens iguais e o mesmo tema de redação. A versão digital também terá a mesma estrutura de prova impressa: quatro cadernos de questões e a redação. Cada prova terá questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Portanto, serão 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Como novidade para este ano, a versão digital terá recursos de acessibilidade para a realização do exame. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado pelo Inep poderão realizar, por exemplo, prova ampliada, superampliadas e com contraste (voltada para pessoas com baixa visão), e locais de aplicação com acessibilidade. Na edição anterior, apenas a versão impressa oferecia essas opções.
Dessa forma, o nível de dificuldade das provas será o mesmo, para manter a proposta da Teoria de Resposta ao Item (TRI), assim como o tempo de resolução das questões.
Redação
Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.
Foto
Se você vai prestar o Exame já deve ter ficado ciente deste quesito. Agora, se você apenas quer saber sobre o que mudou no ENEM, ocorreu que assim como no ano passado, no momento da inscrição, os estudantes tiveram que anexar uma foto digital atual.
Conforme constou no Edital do ENEM 2021, a foto teria que ser nítida, individual, colorida, com fundo branco e enquadrando o rosto inteiro até os ombros do candidato. Nela, o inscrito também não poderia usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Assim, o Inep poderá utilizar a foto anexada no sistema de inscrição para fazer o procedimento de identificação nos dias de realização do Exame.
ENEM e coronavírus
O Edital do ENEM 2021 prevê que participantes que forem diagnosticados com doenças infectocontagiosas um dia antes das provas poderão solicitar reaplicação do Exame, inclusive os infectados com o coronavírus.
Para você ter ciência, são consideradas doenças infectocontagiosas a Coqueluche, Difteria, Doença Invasiva por Haemophilus Influenza, Doença Meningocócica e outras meningites, Varíola, Influenza humana A e B, Poliomielite por poliovírus selvagem, Sarampo, Rubéola e Varicela.
Adaptações
Ainda conforme os novos editais, essas são as principais adaptações do ENEM 2021:
- Fica proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção contra a COVID-19;
- O participante não poderá permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial;
- Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-lo;
- Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas;
- A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação;
- O descarte da máscara de proteção contra a COVID-19, durante a aplicação do Exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas;
- A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a COVID-19;
- As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do Exame;
- O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do Exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.
Atendimento especializado
Outra novidade que se mantém desde a edição do ENEM passado é que os atendimentos específicos fazem parte do atendimento especializado.
Participantes cegos ou surdocegos poderão usar o leitor de tela, desde que tenham feito essa solicitação no momento da inscrição. Nesta edição, eles terão mais inclusão, pois terão uma banca especial para correção de suas provas. O mesmo irá acontecer para redações escritas em braile, que serão corrigidas no Sistema Braile.
Além disso, esses participantes também terão 60 minutos adicionais para fazer as provas, desde que também tenham solicitado o atendimento especializado na inscrição.
Documentos
Diferente dos outros anos, os documentos de identificação também entraram na categoria sobre o que mudou no ENEM 2021. Alguns deles não serão mais aceitos no dia do Exame. São eles: protocolos; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Título Eleitoral; Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503, de 1997; Carteira de Estudante; Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani); crachás e identidade funcional de qualquer natureza; cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas; ou documentos digitais apresentados eletronicamente.
Portanto, muita atenção! Pois a apresentação do documento errado pode causar a sua desclassificação no Exame.
Lanches
Ainda de acordo com os editais, o lanche também faz parte de outro aspecto sobre o que mudou no ENEM.
A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de aplicação das provas impressas, por meio do uso de detector de metais, continua sendo a mesma, porém também deverá respeitar os protocolos de prevenção contra a COVID-19.
Para o candidato, só será permitida a retirada da máscara quando for alimentar ou fazer ingestão de líquidos e, em seguida, ele deve fazer a higienização das mãos com álcool em gel.
Resultado do ENEM 2021
Para terminar sabendo tudo o que mudou no ENEM 2021, também é importante estar ciente sobre a divulgação dos resultados, não é mesmo?
Até o momento ainda não há nenhuma data divulgada, mas é importante acompanhar o cronograma e o período de inscrição do Sisu, para você entrar na faculdade dos seus sonhos.
E aí? Pegou tudo o que mudou no ENEM? Agora, que tal aproveitar o embalo para ler o nosso próximo artigo e aprender como desenvolver uma boa redação ENEM? Bons estudos!