Eu um mundo com cada vez mais influenciadores digitais, fica perceptível a capacidade da internet de dar voz às pessoas. Pensando nisso, separamos o tema “A capacidade da internet de empoderar o indivíduo” para o nosso Desafio #vem1000.
E para te ajudar na argumentação, gravamos um episódio do podcast “Dá Ideia” sobre um assunto que está muito relacionado a esse tema. Dá o play:
Agora, confira uma redação comentada sobre esse tema:
Exemplo de redação sobre o tema: A capacidade da internet de empoderar o indivíduo
O filósofo grego Aristóteles, o prussiano Immanuel Kant e o britânico Jeremy Bentham, todos eles têm algo em comum: dissertaram sobre a ética, condutas universais do homem para que se tenha boa convivência social de maneira plena, em suas obras e premissas. Nesse sentido, a internet, o qual tem a capacidade de empoderar os indivíduos, ela pode ser o meio de propagação para essas ideais e além da atuação ativa do cidadão dentro da sociedade brasileira. [1]Dessa maneira, é importante destacar dois pontos importantes nessa temática: o papel do Estado de maneira pouco eficiente e as suas consequências sociais. [2]
A princípio,[3] vale ressaltar que a educação é um dos pilares sociais de suma importância, o qual o Poder Público não dar o devido investimento necessário. Acerca disso, segundo o Albert Einstein, físico alemão, a mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.[4] No entanto, a única maneira de se expandir o conhecimento e novas percepções de mundo é com os estudos, algo que é negligenciado pela administração política, mas homens e mulheres que possuem grande influência em redes sociais, por exemplo, “youtube”, entre outros, pode[5] mover um país inteiro em prol de um objetivo consolidado e planejado. Logo, isso mostra o quanto o maior país da América Latina ainda deve avançar em busca dos seus direitos civis, políticos e sociais.
Outrossim,[6] cabe salientar que o principal efeito é a consolidação da democracia. Isto porque, consoante a Jurgen Habermas, sociólogo alemão, é necessário que exista um consenso entre as parte, governo e população, a partir de uma conversa.[7] Nesse caso, o canal que conecta os dois é a rede, o qual vai pedir os direitos que estão explícitos na Constituição Federal e promulgado[8] em 1988, como o do artigo 3, na qual está a construção de uma sociedade justa, solidária e sem desigualdade social. Nesse aspecto, nota-se que urge a resolução imediata.
Infere-se, portanto, que propostas são necessárias a fim de atenuar o impasse. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, em coparticipação com o da Cidadania, deve realizar medidas, a curto e a longo prazo, como debates sobre esse assunto em escolas e faculdades, tanto públicas quanto privadas, além da distribuição da cartilhas-informativas em espaços de grande quantidade de pessoas, por exemplo, shoppings, praças, shows, entre outros. Isso será tangível por meio de parcerias público-privado, o qual auxiliaria no capital, a mídia em divulgar esses eventos em canais abertos e fechados, em horário nobre, com a participação dos principais representantes dos ministérios em destaque, e além de especialistas: filósofos, sociólogos e os próprios influenciadores digitais.[9] Com o intuito, assim , de o povo ser mais participativo, ético e reflexivo em seus atos.[10]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [2] Boa construção sintática, parabéns!
- [5] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no plural.
- [8] Atenção! Os trechos do período devem concordar entre si em número e em pessoa.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [7] Parabéns, você não se limitou a ficar colocando inúmeras informações sem que fossem produtivas. É exatamente isso que o Enem espera de você: repertório sociocultural produtivo. Menos é mais! Qualidade é muito mais importante do que quantidade de citações.
- [10] Ao fazer a conclusão, procure retomar a ideia que você defendeu na sua introdução, para depois fazer a sua proposta de intervenção.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
- [6] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [9] Parabéns! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção. O segredo é sempre voltar aos parágrafos de desenvolvimento e solucionar os problemas na ordem em que foram apresentados. Acima de tudo, diga o que fazer, os meios para fazer e quem participará da proposta. Dessa forma, seu desempenho será um sucesso!
Comentário final
O candidato apresenta excelente domínio da modalidade culta da língua, com utilização de mecanismos linguísticos bem posicionados, o que garante a fluidez textual. Também foi perceptível a riqueza do repertório sociocultural, o que deu maior percepção argumentativa.
Nota: 960
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