Se você está se preparando para o vestibular, já deve saber que nem todas as universidades do país adotaram o Enem, certo? A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, realiza vestibular próprio por meio da Fuvest. Por isso, hoje, vamos dar algumas dicas para a redação Fuvest!
Quando acontece a redação Fuvest?
Antes de apresentar nossas dicas para a redação Fuvest, é importante explicar algumas questões da prova, como o momento de aplicação e as exigências da banca.
Bom, em primeiro lugar, você deve saber que o vestibular da Fuvest é dividido em duas fases. Na primeira fase, os participantes precisam resolver 90 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.
Já na segunda fase, que é dividida em dois dias, os participantes precisam elaborar uma redação, resolver 10 questões de Português e 12 questões de disciplinas específicas, que variam de acordo com a opção de curso escolhida pelos participantes.
Mas como funciona a redação Fuvest? Continue a leitura para saber mais!
Como funciona a redação Fuvest?
Assim como o Enem, a Fuvest cobra dos participantes a produção de um texto dissertativo-argumentativo. A diferença é que, no vestibular da USP, você deve escrever um título e não precisa apresentar nenhuma proposta de intervenção.
Enquanto o Enem exige a apresentação de soluções para uma problemática específica, a Fuvest pede uma análise crítica sobre um determinado fenômeno sociológico, social e comportamental, que provoca o tema apresentado na proposta de redação.
Outra diferença entre os dois exames é que a Fuvest apresenta temas mais abrangentes, que analisam a sociedade como um todo. Por esse motivo, é mais difícil apontar quais temáticas podem ser cobradas no vestibular da USP.
Quanto aos critérios de avaliação da redação Fuvest, o edital estabelece os seguintes critérios:
- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo: avalia se a redação segue a estrutura do gênero textual proposto, verifica a relevância das informações apresentadas e a criticidade do autor.
- Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto: avalia os mecanismos de coesão e coerência textual.
- Correção gramatical e adequação vocabular: avalia o domínio da escrita formal e a adequação do vocabulário, considerando as particularidades do gênero dissertativo-argumentativo.
Isso significa que, para ter um bom resultado na redação Fuvest, você precisa seguir a estrutura de uma dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Além de apresentar argumentos para sustentar seu ponto de vista e seguir a norma padrão da língua portuguesa.
6 dicas para a redação Fuvest
Pensando em te ajudar a escrever uma excelente dissertação no vestibular da USP, reunimos 6 dicas para a redação Fuvest. Confira abaixo:
1. Refaça as provas anteriores
Uma das melhores formas de estudar para a redação Fuvest é refazer as últimas edições da prova e usar exemplos que alcançaram nota máxima. Assim, você terá mais clareza sobre o que é esperado da sua produção textual.
2. Não fuja do tema proposto
Como muitos participantes fogem do tema proposto pela redação Fuvest, a nossa próxima dica para você alcançar um bom resultado é ler a proposta com atenção e não fugir do tema proposto.
Além de não fugir do tema, você precisa ter cuidado para não cair no tangenciamento, ou seja, abordar apenas a parte mais ampla da proposta. Tenha em mente que você precisa se expressar exatamente sobre o tema solicitado!
3. Tenha uma boa argumentação
Entre as dicas para a redação Fuvest, uma das mais importantes é ter uma boa argumentação. Isso porque um dos critérios avaliativos diz respeito, justamente, ao desenvolvimento da argumentação sobre o tema abordado.
Por esse motivo, é fundamental recorrer a informações concretas e relevantes para a temática em questão, a fim de defender o ponto de vista apresentado na sua introdução.
Se você está se perguntando como apresentar bons argumentos, saiba que o caminho é construir um amplo repertório sociocultural, como veremos a seguir.
4. Construa um amplo repertório sociocultural
O repertório sociocultural diz respeito aos conhecimentos adquiridos por diferentes áreas do conhecimento e experiências de vida: são as famosas referências externas.
Por isso, entre as dicas para a redação Fuvest, é impossível não destacar que você precisa construir um amplo repertório sociocultural. Para tanto, uma das dicas mais valiosas (e divertidas) é consumir o conteúdo de filmes, livros e séries.
5. Conheça bem as regras gramaticais
Além da argumentação, os critérios de avaliação da redação Fuvest envolvem aspectos de estruturação e linguagem. Em outras palavras, você precisa conhecer os mecanismos de coesão e coerência para estabelecer relações de sentido na sua redação e estruturar todo o texto de acordo com a norma padrão.
6. Pratique com uma plataforma online
A nossa última dica para você realizar uma excelente redação na Fuvest é praticar com uma plataforma online. Para ter uma rotina de estudos mais eficiente, é importante que você envie suas redações para alguma plataforma de correção.
Dessa forma, você terá feedbacks completos sobre seu desempenho e terá mais noção sobre seus pontos fortes e fracos, o que pode te ajudar a aperfeiçoar alguns aspectos do seu texto.
Na Imaginie, por exemplo, temos a Imaginie Redação, por onde você pode treinar diferentes propostas e diferentes eixos temáticos, enviar e receber sua redação corrigida no prazo médio de 48h.
Além de comentários detalhados sobre os principais pontos do seu texto, nossos corretores disponibilizam links para vídeos que explicam assuntos que devem ser aprimorados. Você não vai perder essa oportunidade, né?
E aí, gostou das nossas dicas para a redação Fuvest? Agora, que tal contratar um dos planos da Imaginie para garantir nota máxima na redação do vestibular da USP? É só escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades!