A ingestão de remédios sem prescrição médica é um problema de saúde pública que deve ser enfrentado. Pensando nisso, no desafio #vem1000 de hoje, trouxemos o seguinte tema: Automedicação em debate no século XXI.
Veja um exemplo de redação sobre o tema:
Exemplo de redação sobre o tema: Automedicação em debate no século XXI
A série estadunidense “Euphoria” acompanha a jornada da adolescente Rue, que consome diferentes medicamentos não prescritos como forma de escapar da realidade. Análogo ao quadro vivenciado no programa, na atualidade brasileira, mostra-se crescente o número de pessoas que utilizam remédios sem indicação médica, sendo gerador de várias patologias, designando um problema de saúde pública. Nesse contexto, entre as principais causas que evidenciam a problemática, pode-se citar o elevado índice de desinformação bem como o interesse de grandes farmacêuticas. [1] [2] [8]
Cabe mencionar, em primeira análise, que muitas pessoas desconhecem os efeitos colaterais dos medicamentos. Conforme o filósofo grego Paracelso, todo remédio é um veneno, o que difere é a dose. Seguindo essa linha de raciocínio, indivíduos, ao sinal de quadro de mal-estar, ingerem fármacos sem a indicação de um profissional da saúde e, como consequência, podem vir a sofrer graves problemas de saúde a curto e médio prazo decorrentes do uso da medicação. [3] Sob esse viés, é necessária a consulta com algum profissional qualificado para prescrever um medicamento, o qual leva em conta os prós e contras.
Vale ressaltar, em segunda análise [6], que grandes indústrias farmacêuticas usufruem da mídia para aumentar o número de vendas. Segundo George Orwell [7], a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa. Sob essa ótica, empresas do ramo elaboram propagandas a fim de atingir o público-alvo, promovendo produtos com propostas milagrosas. Por conseguinte, parte do corpo social brasileiro adquire medicamentos por conta própria, muitas vezes [9] ignorando a bula e sofrendo efeitos colaterais. Tal ação aumenta a chance de futuros problemas de saúde e minimizam a qualidade de vida da população.
Diante da discussão elencada, são notórios os malefícios da automedicação. Para alterar o cenário vigente, o Ministério da Saúde, associado à mídia, deve elaborar panfletos informativos sobre os efeitos colaterais de medicamentos, com o intuito de informar a população sobre os riscos de automedicar-se por conta própria. Além disso, o Governo necessita ampliar as normas relacionadas a publicidade e propaganda de fármacos no meio televisivo e na internet, por meio da criação de novas leis, objetivando diminuir a idealização de determinadas medicações. Com tais medidas, situações semelhantes a da série poderão ser evitadas. [4] [5]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no Enem.
- [9] Expressão intercalada deve vir entre vírgulas.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
- [7] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [6] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [4] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
- [5] Apresentou o agente da proposta. Muito bem!
Comentário final
Apenas tente embasar sua tese com fatos e dados, não apenas com argumentos que, mesmo sabendo que são reais, precisam ser provados.
Nota: 1000
Quer escrever sobre o tema “Automedicação em debate no século XXI” e receber feedbacks completos dos nossos corretores? Basta contratar um plano de correções da Imaginie e enviar a redação pela nossa plataforma.