Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Como começar uma redação? 5 passos para não perder tempo nessa etapa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A produção textual é uma das maiores preocupações dos estudantes, principalmente quando eles estão se preparando para fazer o Enem, um concurso ou qualquer outra prova. Mas, afinal de contas, como começar uma redação?

Nunca é uma boa opção iniciar o seu texto sem parar um tempinho antes para refletir sobre o tema e suas ideias. Além de não conseguir estruturar direito o seu ponto de vista, sua redação pode ficar confusa e sem uma linha de raciocínio clara para seu leitor.

Então, para te ajudar nesse desafio, descrevemos os 5 passos que você deve dar para começar o seu texto. Continue o artigo e saiba como já começar com o pé direito para tirar a melhor nota com a sua redação!

Conheça os 5 passos sobre como começar uma redação

Para ter sucesso em sua redação, você precisa cumprir alguns passos antes de iniciar a sua produção textual. São eles:

  1. ler o tema proposto com atenção;
  2. faça um brainstorm das suas ideias;
  3. filtre seus melhores argumentos;
  4. separe suas ideias em introdução, desenvolvimento e conclusão;
  5. comece a escrever com base no rascunho.

Não deu para entender direito? Calma, agora vamos explicar cada um desses passos!

1. Leia com atenção o tema proposto

Gif de um homem lendo algo de um papel com os olhos arregalados e a cara surpresa

Ao começar uma redação, a primeira coisa a se fazer é ler atentamente o que está sendo pedido. No caso do Enem, por exemplo, o modelo proposto é o dissertativo-argumentativo e o tema varia dentro de diversos assuntos contemporâneos.

No caso desse Exame, o importante é que você consiga assimilar os textos base e filtrar aquilo que pode te ajudar a produzir a sua própria redação. Além disso, é necessário refletir sobre o tema e pensar em qual ponto de vista você vai defender com os seus argumentos.

Vamos pegar, por exemplo, o tema “a redução da maioridade penal é uma solução para o fim da criminalidade?. Você defende que isso é verdade ou você acredita que existem outras opções melhores que a redução? É em cima desse ponto de vista que você vai começar a ter ideias para seu texto.

2. Faça um brainstorm das suas ideias

Já ouviu falar nesse termo em inglês? Ele nada mais é do que uma “tempestade de ideias” em busca de uma solução. E o que isso tem a ver com como começar uma redação?

Gif de um menino colocando a mão em sua cabeça. Quando ele tira, vários relâmpagos aparecem saindo de sua cabeça.

Bom, o brainstorm te ajudará a levantar e selecionar tudo o que você pode usar em sua redação. Afinal, nem sempre a inspiração vem de forma fácil, não é mesmo? Fica mais fácil começar quando você tem em mão tudo o que pode trabalhar em seu texto.

Em uma folha de rascunho, comece a escrever todas as palavras, ideias e argumentos que você consegue pensar sobre o tema proposto. Algumas perguntas que podem te ajudar nesse processo são:

  • Por que você defende esse ponto de vista?
  • Quais argumentos podem fortalecer suas ideias?
  • Você conhece alguma citação, exemplo ou dado que dê credibilidade aos seus argumento?
  • Quais propostas podem solucionar o problema?
  • Como viabilizar essas propostas?
  • Quem pode ajudar a concretizar essas propostas?

E, já que no Enem ou em qualquer outra prova todo tempo é precioso, esse rascunho vai te ajudar a selecionar seus melhores argumentos para depois não precisar ficar reescrevendo sua redação.

3. Filtre seus melhores argumentos

Agora que você já colocou no papel tudo o que sabe sobre o tema proposto, é hora de organizar suas ideias para começar uma redação. Tenha em mente que nem tudo que você pensou no brainstorm precisa entrar no texto.

Comece a filtrar aquilo que você tem maior facilidade para desenvolver e aquilo que mais se conecta para dar fluidez e um bom raciocínio ao seu texto. Não tenha medo de cortar fora alguns pensamentos que você não tenha tanta segurança para falar sobre.

A ideia nesse passo é realmente só pegar aquilo que faz sentido colocar na sua redação, mesmo que isso signifique jogar fora metade das ideias que você teve.


4. Separe suas ideias em introdução, desenvolvimento e conclusão

Como falamos anteriormente, o modelo proposto pela prova do Enem é o dissertativo-argumentativo. Dessa forma, ele prevê que o seu texto seja dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Porém, você deve se lembrar da sua professora dizendo que todo texto precisa ter início, meio e fim, certo? Então, essas dicas valem para qualquer redação que você fizer!

No caso do Enem, cada etapa do texto deverá conter os pontos destacados a seguir:

  • a introdução é o primeiro parágrafo do texto e é muito importante. É nela que contextualizamos o tema que será abordado, apresentamos nossas ideias e defendemos nosso ponto de vista.
  • Já o desenvolvimento se trata dos próximos dois ou três parágrafos em que, como o próprio nome diz, você vai desenvolver suas ideias. É aqui que você apresenta suas argumentações, explica o seu ponto de vista e coloca exemplos que dêem credibilidade ao que você defende.
  • Por fim, a conclusão é o parágrafo que finaliza o seu texto. É nela que você conclui o seu ponto de vista e coloca as propostas de intervenção que são requisitadas na quinta competência de avaliação do Enem.

Tendo em mente esse modelo de texto, é nesse passo que você vai pegar as ideias que filtrou e organizá-las de acordo com o parágrafo que mais se encaixam, formando um “esqueleto” do seu texto.

Ao finalizar esse processo, você já vai ter o seu texto estruturado, faltando apenas desenvolver sua escrita.

5. Comece a escrever a sua redação com base no rascunho

Gif de um sapo de fantoche digitando freneticamente na máquina de escrever.

E agora, na prática, como começar uma redação? Com as suas anotações dos passos anteriores em mãos, não tem segredo para fazer isso. Você já sabe o que vai colocar em cada parágrafo e precisa apenas desenvolver suas ideias de forma a construir um raciocínio.

É nesse momento que você investe nos elementos coesivos e conecta suas ideias estruturadas previamente no rascunho. Apesar do tempo curto, você vai perceber que pensar no tema antes vai tornar muito mais fácil sua escrita na hora de começar a redação.

E lembre-se: a prática é muito importante para você cronometrar o seu tempo e melhorar naquilo que tiver maior dificuldade.

Agora que você já sabe os 5 passos sobre como começar uma redação, que tal colocá-los em prática antes da prova? Baixe a nossa folha de redação guiada aqui e comece a treinar com as nossas dicas!

FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA: modelo com dicas para você produzir um texto nota 1000!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter