Se você está se preparando para o Enem, mesmo que seja das humanas, das exatas ou das biológicas, não tem como escapar da história. Essa disciplina incrível faz parte do Exame e pode ser uma carta coringa.
Há muito conteúdo, entre filmes, séries, documentários, livros e canais do youtube sobre a disciplina.
Mas se você ainda não sabe como estudar história de modo efetivo, não tem problema. Neste post vamos te contar 10 dicas incríveis que farão você gabaritar no Enem! Bora conhecer todas essas dicas?
1. Foque nos assuntos que mais caem em história no Exame
A história é gigantesca né? Por isso, a nossa primeiríssima dica de como estudar história para o Enem é: foque nos assuntos que mais caem nessa disciplina no Exame.
Pois bem, de acordo com professores e especialistas que analisaram as últimas edições do Enem, os assuntos que mais caem em história e provavelmente rechearão sua prova são:
- História do Brasil;
- História Contemporânea;
- História Moderna;
- História Antiga;
- História Medieval;
- História das Américas;
- História de África.
Sugerimos, claro, que você leia o edital do Enem e cheque tudo o que ele cobra para a disciplina de história. Mas se não der tempo de ver tudo foque nos assuntos que mais caem para não perder tempo e nem ficar prejudicado.
2. Estude por canais do Youtube
O Youtube tem se mostrado um verdadeiro aliado dos estudantes que querem estudar sozinhos para o Enem e demais vestibulares.
Ele é um espaço aberto a todos os professores que querem postar conteúdos das mais diversas maneiras possíveis. E o mais legal é que dá para ver videoaulas gratuitamente.
E é por tudo isso que trouxemos como nossa segunda dica de como estudar história para o Enem alguns exemplos de canais superlegais que vão te ajudar a entender os acontecimentos históricos que circundam o Brasil e o mundo e que, muito provavelmente, cairão em seu Exame Nacional do Ensino Médio.
Historizando
O canal historizando pertence à jornalista e professora de história Tatiana Rezende. Possuindo mais de 66 mil inscritos ele te dá a possibilidade estudar história geral, história do Brasil e muito mais.
Além disso, o canal também conta com videoaulas sobre os temas mais cobrados em sociologia, o que é realmente uma mão na roda!
Buenas Ideias
O Buenas Ideias é um canal do pesquisador e escritor Eduardo Bueno, que conta com mais de 800 mil inscritos e que aborda conteúdos sobre a história do Brasil.
Esse canal é divertidíssimo e conta ainda com dois programas que vão ao ar às quartas e domingos, são eles: Não vai cair no Enem e Ora, pílulas, respectivamente. Vale muito a pena dar uma conferida!
Se liga nessa história
O Se liga nessa história é um canal que conta com mais 1 milhão de inscritos. Nele você vai encontrar videoaulas sobre a história do Brasil e do mundo.
O professor Walter Solla e o produtor Ary Neto sem empenham muito para criar um canal completasso para estudar os conteúdos de história, por isso, vale muito a pena conferir.
História e Tu
O História e Tu é um canal composto pelos professores Danilo e Zilmar e conta com mais de 162 mil inscritos.
Nesse canal você verá videoaulas sobre história geral, das religiões, filosofia, cinema e música.
Um diferencial é que no História e Tu ao invés de professores, os vídeos contém imagens divertidas, áudios e ilustrações, o que dá um toque único ao canal.
História Online
O canal do História Online conta com mais de 130 mil inscritos. Ele é composto pelo Daniel Pereira e pelo Rodolfo Neves, professores que se uniram para levar a você videoaulas sobre história do Brasil, da arte, história geral, além de sociologia, filosofia e atualidades.
3. Estude história de maneira contextualizada
A nossa terceira dica de como estudar história é: estude de maneira contextualizada.
O Enem é uma prova que costuma cobrar as questões das diferentes disciplinas de modo intertextualizado.
Por isso, estudar história de modo produtivo para o Enem passa por relacioná-la com as disciplinas de literatura, geografia, sociologia e filosofia principalmente.
Essas disciplinas tudo tem a ver com a história. Se você puxar pela memória se lembrará quando os professores de literatura sempre contextulizavam o tipo literário à época que o país ou o mundo estavam passando.
A filosofia e a sociologia são também cheias de contextos históricos e a geografia nem se fala, né? Tudo isso é bastante produtivo, porque estudando história você estará se preparando também para as outras disciplinas.
E o mais legal é que os cientistas e especialistas acreditam que aprendemos mais quando estudamos para prova fazendo relações e associações entre conceitos correlatos de diferentes matérias.
Sabia que você ficaria impressionado com essa dica! ?
4. Assista a documentários, séries e filmes
Para estudar para área de Ciências Humanas e suas Tecnologias como um todo, sobretudo para a disciplina de história, essa dica que daremos agora é fantástica.
E a dica é: assista a documentários, séries e filmes.
Muitos conteúdos da história são facilmente encontrados em sites de streaming, como a Netflix, por exemplo. Isso porque vários dos períodos históricos marcantes para o mundo e para o Brasil se transformam facilmente em atrações cinematográficas
Os períodos importantes para nosso país, como Brasil colônia, república, Era Vargas, ditadura militar, era populista e outros estão recheados de obras audiovisuais fantásticas. E o mesmo acontece com os assuntos gerais, como Idade Média e Moderna, Revolução Industrial, I e II Guerra Mundial, Nazismo e Fascismo, Liberalismo e Guerra Fria.
Confira a seguir algumas séries e documentários da Netflix sobre esses temas:
- Grandes momentos da Segunda Guerra em cores;
- Hitler: uma carreira;
- Império Romano;
- Democracia em vertigem;
- Guerras do Brasil.doc;
- Getúlio;
- 12 anos de escravidão.
Além destes você encontra vários outros. Então, já separe a pipoquinha e estude assistindo a superproduções incríveis!
5. Faça resumos
Uma outra superdica de como estudar história é: faça resumos.
A histórica é sabidamente um tema muito amplo. E há muita literatura sobre os mais diversos assuntos históricos.
Então, o velho e conhecido resumo é uma alternativa altamente viável para estudar tanto conteúdo escrito.
É legal ir fazendo mini resumos a cada capítulo ou ainda escrevendo uma frase principal sobre cada parágrafo do texto que estiver lendo sobre determinado assunto. Assim, você consegue fazer um resumo da matéria de maneira produtiva e leve, já que vai fazendo aos pouquinhos.
6. Estude a história com um olho no passado e outro no presente
Os acontecimentos históricos são, em sua grande maioria, cíclicos. E é isso que deixa a história tão fascinante.
Muitos estudantes dizem ter certa “preguiça” de estudar o passado, mas se você pensar bem, as situações se repetem. É claro que nada acontece do mesmíssimo jeito, porém, é necessário conhecer e estudar os acontecimentos passados para que eles não se repitam em nosso futuro. Conhecer a nossa história é ter poder sobre nosso presente e futuro!
Não acredita?
Então, pensa comigo, atualmente, temos tido uma onda de governos mais totalitários e inclusive a volta de termos há muito adormecidos, como fascismo e antifascismo. Imagina se não tivéssemos historiados que nos contaram sobre como foi a ditadura e os governo nazifacistas? Não saberíamos o que era isso, nem poderíamos combater uma possível volta desses governos totalitários.
Ficou convencido da importância de se estudar história, né?
7. Utilize mapas mentais para criar uma linha do tempo
A nossa sétima dica de como estudar história tem a ver com os mapas mentais.
Essa ferramenta de estudo colorida e divertida cai muitíssimo bem para os acontecimentos históricos.
Sugerimos que você escolha um conteúdo específico, como por exemplo a ditadura brasileira e faça uma linha do tempo. Coloque no centro a data mais importante desse período e vá fazendo ligações e puxando setas e desenhos que se relacionem ao tema. Essa estratégia irá facilitar muito o estudo e a memorização de datas importantes.
8. Organize-se para conseguir estudar tudo o que precisa até a data da prova
Os conteúdos que mais caem em história no Enem são 7, mas eles se subdividem em muitos outros. Afinal, a história é uma matéria realmente extensa, com muitas datas e acontecimentos marcantes para cada um desses 7 macrotemas
Portanto, nada de marcar bobeira. A nossa sugestão é que você já comece a estudar hoje mesmo.
Uma estratégia legal para conseguir ver tudo o que precisa é fazer um cronograma de estudos. Com ele você conseguirá organizar e planejar todo conteúdo, para que o tempo que você tem até a data da prova seja suficiente para estudar todos os assuntos que precisa.
9. Refaça as provas de história dos Exames anteriores
A nossa penúltima dica de como estudar história está relacionada às edições anteriores do Enem.
Acreditamos que refazer as provas anteriores de história é uma boa estratégia, para se familiarizar com o método de cobrança das questões. Você terá uma noção clara de como são os enunciados, as alternativas e o nível de dificuldade da prova.
Você encontra todas as provas no site do Inep, e pode fazer as questões e depois conferir o gabarito com as respostas corretas. Bem legal, né? Vale a pena seguir essa dica!
10. Faça simulados com questões inéditas
Ainda que treinar por questões anteriores seja bem interessante, essas perguntas não vão se repetir e, portanto, praticar com questões inéditas pode se tornar ainda mais eficiente.
Porém, é importante que você faça questões inéditas que sejam alinhadas ao Exame oficial.
Mas onde encontrar questões inéditas que sejam nos mesmos moldes do Enem? ?
Em plataformas online. É isso mesmo! Atualmente, já existem plataformas 100% digitais que têm investido em fazer questões inéditas totalmente alinhadas às do Exame oficial e ainda com correção TRI (Teoria de Resposta ao Item)!
Muito massa, né?
Então, não deixe de adicionar essa dica à sua lista e procure um simulado Enem de qualidade para praticar e mandar bem na prova de história!
Aposto que você curtiu nossas dicas de como estudar história para o Enem! E que tal aproveitar para saber mais sobre os assuntos que mais caem nas outras disciplinas do Exame Nacional do Ensino Médio?