Você está estudando para o Enem e tem dúvida de como fazer uma boa redação? Bom, existem algumas boas práticas que você pode adotar para desenvolver textos cada vez melhores.
Então, continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você no post de hoje!
9 dicas de como fazer uma boa redação
Sabemos que a criação de um bom texto envolve uma série de fatores: muito estudo, compreensão da proposta de redação e do público para a qual ela será direcionada, dentre diversos outros.
Além disso, assim como acontece quando falamos de uma rotina de estudos, a forma como você irá aperfeiçoar o seu texto a cada dia é algo muito pessoal. Depende do seu objetivo, de quantas horas no dia você dedica para isso e do seu próprio tempo de evolução.
Mas aprender a desenvolver uma boa redação é completamente possível para qualquer pessoa. Então confira algumas das nossas dicas que você já pode começar a colocar em prática agora!
1. Leia muito
Essa pode até parecer uma dica óbvia, mas é necessária. Afinal, a leitura te ajuda a aumentar o seu vocabulário, a ficar por dentro dos temas da atualidade, a melhorar a sua argumentação, a aumentar o seu repertório de conhecimento e muito mais.
Então, aproveite todo o tempo que tiver para ler livros, jornais, revistas, sites de notícias, etc.
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar, como o aplicativo gratuito Pocket, que permite que você salve links da internet para ler depois. Você pode usá-lo através de seu computador ou dispositivo móvel. Assim, sempre terá o que ler em qualquer lugar e poderá aproveitar seu tempo no ônibus, sala de espera, dentre outros espaços para a leitura.
2. Pratique bastante
Uma coisa é certa: redação é prática. Então, escreva, escreva e escreva! É praticando e recolhendo feedbacks que você conseguirá saber quais são os seus pontos fortes no texto e o que precisa ser melhorado.
Além disso, a escrita constante irá te ajudar a melhorar cada vez mais a estruturação do seu texto, a articulação das ideias e a argumentação.
Por isso, tenha em mente que ler e dominar um assunto não é tudo quando se trata da produção de um texto. Para saber como fazer uma boa redação, você precisará praticar bastante e buscar melhorar a cada nova escrita.
3. Tenha conhecimento de gramática
Para garantir uma leitura fluida, um bom texto precisa estar de acordo com as normas relacionadas à grafia das palavras, à acentuação, à regência e à concordância. Por isso, é fundamental que você tenha domínio da gramática!
Estude sobre a norma culta da língua escrita e garanta a sua memorização através da prática, como falamos na dica anterior.
Se você está estudando para o Enem ou alguma outra grande prova, saiba que essa dica é fundamental. Afinal, trata-se de uma das competências para a correção e avaliação da sua redação.
4. Fique atento ao tema
Aqui, vamos continuar falando principalmente com quem está estudando para se sair bem na redação de alguma avaliação ou exame, pois, nesse caso, provavelmente você terá que realizar um texto relacionado a um tema predefinido.
No caso do Enem, por exemplo, a compreensão do tema é uma das 5 competências avaliadas no momento da correção da redação. E esse também é um dos principais problemas identificados nos textos de quem faz a prova.
Mas como não correr o risco de fugir do tema? Temos uma dica simples: encare-o como uma pergunta. Assim, durante o texto você terá que responder e argumentar sobre essa questão, que está relacionada ao próprio tema.
Dessa forma, fica mais fácil organizar as suas ideias e não errar!
5. Seja objetivo
E aqui vai uma última dica, principalmente para quem está estudando para o Enem ou alguma outra prova: seja objetivo.
Sabemos que no texto dissertativo-argumentativo, o gênero cobrado pelo Enem e por grande parte das provas de concurso, é necessário se posicionar a respeito do tema proposto. Porém, seus argumentos devem ser válidos e objetivos. Ou seja, você precisa saber defendê-los com algum embasamento.
Não adianta utilizar apenas argumentos pautados em seu gosto pessoal, de forma que você não consiga defender.
No fim das contas, se você quer saber como fazer uma boa redação, precisa ter em mente que a justificativa do seu texto deve comprovar o seu posicionamento e ser exposta com clareza para os seus leitores.
6. Faça primeiro um rascunho
Antes de começar a escrever seu texto oficial, é necessário um planejamento. E é para isso que serve o rascunho! Ele te auxilia a organizar as ideias e relacionar os argumentos.
Durante a construção do rascunho, é também onde surgirão novas ideias e argumentos para serem colocados no texto. E, como ainda não se trata da redação final, o aluno pode puxar flechas com novas informações ou riscar outras que eventualmente podem ser descartadas.
Entretanto, muitos candidatos acreditam que o rascunho seria uma “perda de tempo”. Mas, pelo contrário, ele irá justamente otimizar o tempo de escrita, contribuindo para uma redação mais completa e melhor elaborada.
7. Se atente aos textos de apoio
Uma dica preciosa é aproveitar ao máximo os dados fornecidos pela própria prova, como por exemplo, os textos de apoio. Eles, além de dar ao candidato um entendimento maior do tema, servem como norteadores do processo de escrita.
Por isso, saber fazer uma boa interpretação dos textos de apoio é fundamental, ajudará a tirar todas as informações necessárias para a produção da redação. Mas lembre-se de uma coisa: as ideias retiradas desses textos devem servir como referências, porém, não devem ser copiadas!
8. Conheça o estilo da redação
Conhecer qual é o tipo, estilo e as características da redação, podem ser um grande diferencial na hora da prova.
É necessário conhecer o tema e possuir repertório para discorrer argumentos em defesa da tese apresentada, porém, se o candidato não conhece os mecanismos necessários para a construção do texto, fica muito mais difícil colocar as ideias no papel de forma clara e coesa.
Na prova do Enem, por exemplo, para se construir um texto bem elaborado, é indicado que se faça um parágrafo para a introdução, dois para o desenvolvimento e, por fim, um parágrafo para a conclusão. As partes que compõem o texto devem estar relacionadas entre si, de forma que mantenham uma relação do início ao fim.
Visto isso, pode-se perceber a importância de estudar a estrutura da redação e as especificações de como arquitetar cada parágrafo.
9. Conheça sua dificuldades
Conhecer quais são seus pontos forte e fracos é um processo necessário ao longo da vida de estudo de qualquer aluno. Isso se deve ao fato de que, sabendo quais são suas dificuldades, torna-se mais fácil dividir o tempo e mapear o que deve receber mais atenção durante o estudo.
Mãos à obra!
E aí, anotou nossas sugestões? Agora, você já sabe como fazer uma boa redação! E, reforçando a nossa segunda dica, não se esqueça que a prática é o que vai te levar ao resultado que você espera.
Não adianta ter em mente todas as nossas outras dicas se você, de fato, não praticá-las. É escrevendo que você conseguirá visualizar onde você está e em que ponto você quer chegar com a sua escrita.
Esperamos que as nossas dicas sobre como fazer uma boa redação tenham te ajudado! E se você quer ficar por dentro de mais conteúdos como este para melhorar a sua redação, que tal ver o nosso próximo artigo do blog sobre estratégias argumentativas para fazer um bom desenvolvimento na redação do Enem?
Cadastre-se em nossa plataformaSão mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.