O assunto do momento é o novo Coronavírus! E já que até o momento as datas da prova do Enem permanecem as mesmas, é preciso conhecer esse assunto que pode ser cobrado no Exame.
Pensando em ajudá-lo a se preparar para suas provas, vamos neste post te contar como o Coronavírus pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio, mostrando a você algumas particularidades sobre o assunto.
Além disso, vamos te mostrar também o que de fato é esse novo vírus que tem alarmado a população e mantido as pessoas em quarentena, como ocorre a transmissão, quais os cuidados você deve tomar e ainda quais as fontes de notícia confiáveis sobre o Covid-2019.
Vamos lá?
Como o Coronavírus pode cair no Enem?
O novo Coronavírus é um tema que pode ser cobrado em áreas como a Biologia, atualidades e mesmo na redação Enem.
Veja algumas das possíveis maneiras que esse assunto pode cair em suas provas de acesso ao Ensino Superior.
1. Questões a respeito da estrutura de um vírus
A prova de biologia poderá cobrar questões a respeito da estrutura básica de um vírus, como eles se reproduzem, de que maneira são disseminados etc. Portanto, é importante saber o que é um vírus.
Os vírus são parasitas que necessitam, obrigatoriamente, infectar uma outra célula para se reproduzir. Possuem um material genético que é envolvido por uma cápsula protéica. No caso específico do Coronavírus, existe ainda um envelope lipídico externo.
2. Questões relacionadas à prevenção de doenças
O Enem e demais vestibulares poderá também cobrar o conhecimento que você tem a respeito do contágio e prevenção de doenças virais. E são questões bem simples e altamente disseminadas.
Pode ser que o Exame exija que você conheça questões específicas sobre a prevenção do Coronavírus, por isso, veja-as seguir:
1. Lave bem as mãos com sabonete neutro ou de sua preferência – esfregue entre os dedos e as unhas internamente, chegando até os pulsos;
2. Use álcool gel 70 para limpar as mãos antes de encostar em áreas como nariz, boca, olhos. É legal usar o álcool gel sempre quando chegar a um ambiente novo, após pegar em maçanetas e corrimãos. Por isso, leve um frasquinho em sua bolsa ou mochila, assim você poderá passar um pouquinho com frequência;
3. Limpar com álcool objetos tocados frequentemente por você, como celulares, teclados, etc.;
4. Manter distância de, pelo menos, um metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;
5. Evitar cumprimentar as pessoas por beijos, apertos de mão e abraços;
6. Informar-se sobre os métodos de prevenção em fontes seguras;
7. Evitar aglomerações.
3. Questões relacionadas às diferenças entre surto, epidemia, endemia e pandemia
O exame poderá também cobrar de você as principais diferenças sobre epidemia, endemia, pandemia e surto.
No início do mês de março, a OMS classificou o novo Coronavírus como uma pandemia, após o rápido crescimento de pessoas infectadas na Itália. Portanto, fique atento às principais características de cada grupo:
- Surto: acontece quando determinada doença aumenta de maneira repentina em uma região específica.
- Epidemia: ocorre quando determinada doença acomete muitas pessoas em diversas regiões de um mesmo país.
- Endemia: acontece quando uma doença acomete determinada região com muita frequência. Neste caso, a doença não se espalha para outras comunidades. A febre amarela é um típico exemplo de endemia brasileira, acometendo especificamente e com frequência a região da Amazônia.
- Pandemia: ocorre quando uma epidemia atinge outros países. Por isso, em uma escala de gravidade, a pandemia (situação do novo Coronavírus) é o caso que merece mais atenção.
Além dessas questões é possível que o Enem cobre de você outras viroses também graves que ocorrem no Brasil com determinada frequência. Relembre algumas delas a seguir:
- dengue;
- febre amarela;
- sarampo;
- caxumba;
- rubéola;
- poliomielite.
Agora, vamos dar a você um breve panorama sobre o que é o Coronavírus, o nome da doença que ele pode causar, além do modo de prevenção e transmissão para que você se cuide o máximo possível e ainda conheça melhor esse vírus.
O que é o Coronavírus?
O Coronavírus é o nome dado a uma família de vírus que têm uma estrutura que remete a uma coroa. Eles circulam, principalmente, entre animais, como morcegos e roedores.
Quando esse animais passam a ter uma convivência muito próxima aos seres humanos, os vírus podem ser transmitidos à espécie humana e ainda sofrer mutações espontâneas e aleatórias. E foi exatamente isso que aconteceu com o novo Coronavírus.
Qual o nome do vírus?
O nome oficial do novo Coronavírus é: SARS-CoV-2.
Qual o nome da doença que ele pode causar?
A doença causada pelo novo Coronavírus é: Covid-2019.
Como ocorre a transmissão?
A transmissão do novo Coronavírus pode ser feita das seguintes maneiras:
- por gotículas de saliva contaminadas pelo vírus, na tosse, espirro, catarro e fala;
- pelo contato físico, como beijo, aperto de mãos e abraço;
- pelo contato com superfícies não higienizadas, como celulares, maçanetas, corrimãos, teclas, apoios de transportes públicos;
- pelo compartilhamento de objetos, como copos, talheres, toalhas de rosto etc;
- pelo consumo de animais silvestres.
Para jovens e adultos saudáveis, o novo Coronavírus não é uma ameaça tão forte, mas, infelizmente, para o grupo de risco sim. Portanto, é importante tomar todos os cuidados necessários para não transmitir àqueles que pertencem a esses grupos.
Quais são os grupos de risco?
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde os grupos de risco são:
- Idosos;
- Diabéticos;
- Hipertensos;
- Pessoas com insuficiência renal;
- Pessoas com doença respiratória crônica.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem ser:
- tosse, que pode ser seca ou com secreção;
- febre acima de 37º;
- dores no corpo;
- congestionamento nasal;
- inflamação na garganta;
- diarréia.
- dificuldade respiratória;
- insuficiência renal.
Quais são as fontes confiáveis para consulta sobre o Coronavírus?
Agora que você conhece mais sobre o novo Coronavírus, como se cuidar e de que maneira ele pode cair no Enem, é necessário saber quais as fontes seguras para se manter informado sobre esse assunto.
Sabemos que as fake news são também um pandemia e podem nos deixar confusos e em pânico. Por isso, listamos a seguir algumas fontes confiáveis para pesquisas a respeito do novo Coronavírus. Confira!
- Organização Mundial da Saúde;
- Organização Pan-Americana de Saúde;
- Ministério da Saúde;
- Sociedade Brasileira de Infectologia.
E aí, deu para entender como o Coronavírus pode cair no Enem? Esse é um assunto tão importante que pode, inclusive, ser cobrado em sua prova de redação do Enem, como comentamos antes. Que tal estudar para a redação e ainda para o tema relacionado ao coronavírus fazendo a proposta: epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva? Com certeza, você se sentirá mais preparado para encarar esse tema caso ele apareça em sua prova.