Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda as etapas do cronograma Fies

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Está procurando as datas do cronograma Fies? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa governamental instituído pela Lei nº 10.260, que tem como objetivo financiar cursos superiores não gratuitos para estudantes. 

Os programas de facilitação de entrada em universidades, como o Fies, são constantemente divulgados na mídia. No entanto, existem várias regras e etapas que geram dúvidas. 

Este artigo vai esclarecer tudo o que você precisa saber sobre as datas e as etapas para conseguir um financiamento estudantil. Siga a leitura para conhecer o cronograma Fies!

Datas do cronograma Fies 2022/2 

Em primeiro lugar, você precisa saber que para se inscrever no Fies os candidatos devem se adequar às seguintes condições:

  1. tenha participado do Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida e tenha obtido média aritmética das notas nas cinco
    provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no Exame como “treineiro”;
  2. possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Em relação ao cronograma Fies 2022/2, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as seguintes datas até o momento: 

Cronograma Fies
Período de inscrições09 a 12 de agosto
Resultado 16 de agosto
Complementação das informações da inscrição17 a 19 de agosto
Convocação da lista de espera22 de agosto a 22 de setembro

Agora, acompanhe as informações para as etapas existentes:

1ª etapa: inscrições

A seguir, você pode conferir os requisitos para participar do Fies:

  • ter feito o Enem, a partir da edição de 2010;
  • ter obtido média aritmética nas provas igual ou superior a 450;
  • não ter zerado a redação;
  • se enquadrar nos critérios de renda do Fies.
Ebook Gratuito

Saiba como tirar 1000 na redação do Enem e ser aprovado(a) no curso dos seus sonhos!

Para se inscrever no programa, você deve entrar no site do MEC e seguir estes passos: clicar na aba “Minha Inscrição” e, depois, na aba “Fazer Cadastro”.

Depois disso, você será direcionado para a página do GOV.BR, onde precisa fornecer alguns dados, como CPF e data de nascimento. Nessa página, você também precisa cadastrar uma senha e um e-mail pessoal válido. 

Após preencher as informações solicitadas, você será direcionado, novamente, para a página do Fies. Para entrar no sistema de inscrição, basta selecionar a opção “Entrar com GOV.BR” e informar o CPF e a senha cadastrados anteriormente.

2ª etapa: resultado

Para ter acesso ao resultado do processo seletivo, você deve entrar no site do Fies e das instituições para as quais se inscreveu.

Lembre-se que é de sua responsabilidade conferir os resultados dentro do prazo estipulado, além de verificar as possíveis alterações no cronograma.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas na chamada única serão pré-selecionados, enquanto os demais entrarão automaticamente na lista de espera. Essa pré-seleção é feita de acordo com nota de corte e número de vagas, como acontece no Sisu e no ProUni.

3ª etapa: complementação da inscrição

Se você for pré-selecionado, saiba que a sua inscrição deve ser complementada no site do Fies, dentro do período estipulado, para contratação do financiamento. 

Após a complementação dos dados, você deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validar suas informações em até 5 dias uteis, contados a partir da complementação. 

Além disso, você deve procurar um agente financeiro em até 10 dias, contados partir do terceiro dia útil subsequente à validação das suas informações pelo CPSA. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica são os atuais agentes financeiros do programa. Portanto, um deles deve ser escolhido no ato da inscrição.

Para conseguir a aprovação do agente financeiro, não esqueça de levar a documentação exigida e especificada nas normas do Fies. Pronto! Com essa aprovação, basta formalizar a contratação do financiamento.

Muita coisa, né? Então, vamos recapitular:

  1. complementar a inscrição no site do Fies;
  2. comparecer à CPSA;
  3. levar a documentação para o agente financeiro;
  4. formalizar a contratação do financiamento.

4ª etapa: lista de espera

Caso você não seja pré-selecionado, não se preocupe! Você estará automaticamente na lista de espera. Por isso, não esqueça de acompanhar sua eventual pré-seleção na página do Fies. 

5ª Etapa: complementação da inscrição postergada 

Os candidatos que forem selecionados, mas optarem por iniciar o financiamento no início do semestre seguinte, terão sua complementação postergada.

Para completar sua inscrição, você deve acessar o site FiesSeleção, dentro do prazo determinado, e seguir as diretrizes para concessão do financiamento previstas na Portaria MEC nº 209, de 2018.

6ª etapa: vagas remanescentes 

As inscrições para vagas remanescentes são feitas no site do Fies, com diferentes datas. Uma diz respeito a alunos não matriculados no curso e na instituição em que desejam se inscrever; outra, a alunos já matriculados nas instituições que apresentam a vaga remanescente desejada.

Não esqueça que, após ser aprovado e obter o financiamento, você precisa se organizar em relação à quitação da dívida, que deve seguir o prazo estipulado para devolução do financiamento. O valor pode ser quitado pelo boleto Fies durante a realização do curso ou depois da formatura.

Como conseguir o financiamento no Fies

Muito bem, agora que você já conhece as etapas do cronograma Fies, é necessário que você entenda como conseguir, de fato, o financiamento. 

Por ser um programa de financiamento governamental, a presença de um fiador (aquele que se responsabiliza pelo pagamento de sua dívida, em caso de inadimplência) aparece na hora de firmar o contrato.

Além disso, você precisa, como citado anteriormente, comprovar renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa, na modalidade Fies. 

Em relação ao Enem, é muito importante ter uma média aritmética nas provas igual ou superior a 450, além de não zerar a redação. Como você precisa alcançar uma determinada nota de corte para conseguir o financiamento, a nota do Enem é essencial. Um diferencial que pode elevar sua média é ter uma boa nota na redação!

Nesse sentido, há vários conteúdos online que podem te preparar, como plataformas específicas para você treinar sua redação. Você pode escolher um tema, enviar o texto para correção e acompanhar os pontos que você precisa desenvolver para tirar uma boa nota. 

Agora que você já conhece todas as etapas do cronograma Fies e o que precisa fazer para conseguir o financiamento, que tal conferir nossas dicas sobre como se dar bem no Enem?

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 − dois =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter