Você já se perguntou por que nunca consegue a nota 200 na competência 5, mesmo colocando os elementos “meio”, “ação”, “agente” e “propósito”? Os corretores penalizam bastante os alunos pela falta de detalhamento na proposta de intervenção, um erro que tem comprometido a nota de muita gente – e que também pode estar te impedindo de conseguir o tão sonhado mil.
Pensando nisso, elaboramos este guia com exemplos, para que você aprenda como detalhar a proposta de intervenção e, consequentemente, consiga uma boa nota na redação!
O que detalhar na conclusão?
Você já deve ter percebido que não adianta fazer um parágrafo conclusivo simplesmente organizado, com os elementos já citados, se você não detalhar pelo menos um deles. O segredo é esse, e nem todo mundo sabe disso!
Vamos te dar algumas dicas de como fazer esse detalhamento, passando pelos elementos que devem estar na conclusão – e com exemplos para você entender melhor.
Quais são os cinco elementos da conclusão?
Como falamos no início do post, são exigidos cinco elementos na proposta de intervenção, que por sua vez, está inserida na conclusão do seu texto. São eles:
- Agente
- Ação
- Modo/meio
- Finalidade
- Detalhamento
Agora, confira como detalhar cada um deles. Lembre-se que a proposta de intervenção deve ser realista e possível dentro do contexto brasileiro, e que a descrição dos elementos também deve seguir essa regra.
Agente
Na proposta a seguir, perceba que falta o detalhamento no elemento agente.
- “A mídia poderia abordar a questão do surdo em sociedade, com o propósito de maior conscientização social para o assunto.”
Para complementar esse agente, e especificar sua função, saiba como detalhar:
- “A mídia, grande difusora de informação e principal veículo formador de opinião, poderia abordar a questão do surdo em sociedade, com o propósito de maior conscientização social para o assunto.”
Modo/meio
Agora vamos ver um exemplo com o elemento modo/meio:
- “A fim de manter a segurança nas grandes cidades, a prefeitura deverá investir, portanto, na contratação de um maior grupo policial, por meio de concursos públicos”.
Uma forma de detalhar o meio como tal proposta será implementada seria dizendo ao final: “cujos editais poderão ser abertos mais vezes durante o ano.”
Ação
Já no elemento ação, observe a proposta:
- “Ademais, as escolas poderiam disponibilizar materiais didáticos, a fim de aprimorar o aprendizado dos alunos quanto ao assunto.”
O detalhamento dessa ação poderia ser:
- “Ademais, as escolas poderiam disponibilizar materiais didáticos, como apostilas e e-books, a fim de aprimorar o aprendizado dos alunos quanto ao assunto.”
Finalidade
O último elemento é, muitas vezes, esquecido nas redações. Muitos vestibulandos nem sequer sabem que ele é necessário. Estamos falando da “finalidade”, elemento que indica o propósito da sua proposta.
Vamos conferir um exemplo:
- “As emissoras de televisão devem trazer em sua programação propagandas referentes ao perigo da ingestão de bebidas alcóolicas enquanto se dirige, a fim de reduzir o número de acidentes de carro e moto nas principais vias e rodovias brasileiras”.
O detalhamento, nessa intervenção, poderia aparecer da seguinte forma:
- “Só assim, será possível conscientizar efetivamente os motoristas.”
Por fim, é importante lembrar que NÃO É NECESSÁRIO colocar o detalhamento em TODOS os elementos. Um detalhamento já é suficiente, ok?
Dica final: conheça o GOMIFES!
Agora, uma dica importante quando falamos em proposta de intervenção: GOMIFES é a sigla que utilizamos para designar os agentes responsáveis por colocar uma boa proposta de intervenção em prática. O acrônimo reúne, portanto, os sete principais agentes:
- Governo;
- Organizações Não Governamentais (ONGs);
- Mídia;
- Indivíduo ou Iniciativa Privada;
- Família;
- Escola;
- Sociedade.
Quando for planejar a sua proposta de intervenção, você precisa definir quais dessas esferas será a responsável pela ação, associando-a aos outros elementos exigidos nessa etapa: o modo como a proposta será colocada em prática e os seus propósitos.
Você pode (e em algumas situações até deve) indicar mais de um agente como responsável pela ação. Para tanto, é necessário que você entenda quais são as funções de cada um. Leia nosso conteúdo sobre a sigla GOMIFES e fique por dentro!
Foto do post: Reprodução/Drazen Zigic/Freepik