Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Tire todas as suas dúvidas sobre o Enem Seriado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No dia 06 de maio de 2020, uma grande novidade para os estudantes que estão prestes a iniciar a etapa do ensino médio foi anunciada pelo Inep: o Enem Seriado.

Mas, afinal, o que é isso? O Enem tradicional, como conhecemos, deixará de existir? Como o Enem Seriado irá funcionar?

Gif de um garoto correndo assustado.

Reunimos as informações que temos até agora para tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Entenda o que é o Enem Seriado, quando ele passa a valer e como funcionará!

O que é o Enem Seriado?

Se você conhece algum vestibular seriado, já deve imaginar o que é o Enem Seriado. Trata-se da aplicação de provas ao longo dos três anos ensino médio que, ao final, formam uma pontuação que você pode utilizar para ingressar no ensino superior.

Mas como assim? Bom, o Enem Seriado foi anunciado junto a um conjunto de alterações que serão realizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, o Saeb. O Saeb já existe há 30 anos, mas, até então, era aplicado apenas para alguns anos do ensino básico e não funcionava como porta de entrada para as universidades.

Com a publicação da portaria nº 458, de 05 de maio de 2020, o Saeb passa a ser aplicado para toda a educação básica a partir do 2º ano do ensino fundamental. 

Isso quer dizer que as provas do Saeb serão aplicadas ao final de cada ano do ensino médio, e é aí que entra o Enem Seriado: as notas das 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio formarão uma pontuação final que poderá ser utilizada para você pleitear uma vaga em uma universidade.

Como o Enem Seriado vai funcionar?

Ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes realizarão uma avaliação — a nível nacional —, referente às aprendizagens e competências relacionadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a série que estão cursando. Ou seja, a prova cobrará aquilo que você deveria ter aprendido até a etapa do ensino básico que você está.

Ao final do ensino médio, então, você terá a pontuação de três provas. Juntas, essas notas formarão a pontuação que você usará para pleitear uma vaga no ensino superior, podendo substituir a realização do Enem para isso.

Ainda de acordo com as informações sobre as mudanças do Saeb, as provas a partir do 5º ano do ensino fundamental serão realizadas em formato digital. A ideia é que, no futuro, elas se tornem adaptativas — isso quer dizer que, a cada questão que você resolver, será sorteada a próxima a partir da resposta que você deu. Sendo assim, cada aluno realizará uma avaliação diferente.

Nós não temos informações precisas, ainda, de como a nota final será calculada a partir das avaliações seriadas e como será realizado processo seletivo para o ensino superior. Assim que esses dados forem divulgados, traremos aqui para você! ?

Por enquanto, o que você pode ter em mente sobre o Enem Seriado é:

  • será realizado em formato digital;
  • os estudantes farão uma prova por ano ao longo de todo o ensino médio, equivalente aos aprendizados da etapa que estão cursando (relaxa, você não precisará ter conhecimentos do 3º ano se ainda estiver no 1º!);
  • no futuro, a prova será adaptativa, ou seja, cada aluno fará uma avaliação diferente;
  • ao final do ensino médio, a pontuação para você pleitear uma vaga no ensino superior será composta pelas notas que você alcançou ao longo dos três anos.

Banner de divulgação do Infográfico sobre o que cai em cada disciplina do Enem. Link para download gratuito: https://conteudo.imaginie.com.br/infografico-o-que-cai-no-enem?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

O Enem Tradicional vai deixar de assistir?

A grande questão que fica é: o Enem Tradicional vai deixar de assistir? A resposta é: não! Tanto o Enem Tradicional quanto o Enem Digital continuarão existindo (seguindo o cronograma de implementação do Enem Digital). O Enem Seriado será apenas uma alternativa, mais uma porta de entrada para o ensino superior.

Quando o Enem Seriado começa a funcionar?

A partir de 2021, os estudantes que estiverem no 1º ano do ensino médio já poderão realizar a primeira prova do Enem Seriado. Isso quer dizer que os estudantes que concluírem o ensino médio a partir de 2023 já poderão usar as notas desse novo formato do Enem para pleitear uma vaga em cursos superiores.

E aí, deu para tirar as suas dúvidas sobre o Enem Seriado? Agora, fica ainda mais fácil entender porque é tão importante começar a se preparar para o Enem desde cedo, né? Afinal, quanto maior for a sua pontuação a cada ano, maiores são as suas chances de conseguir uma vaga no ensino superior ao final do ensino médio. Então, aproveite agora para conferir as nossas dicas sobre como estudar para o Exame cada vez mais cedo!


Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + 10 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter