Enem digital: fotografia de estudantes utilizando o computador em uma escola.

Saiba tudo sobre o Enem digital

Roberta Firmino Enem e vestibulares

No dia 3 de julho de 2019, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, anunciou em uma coletiva de imprensa um novo formato de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio: o Enem Digital.

A notícia despertou a curiosidade de muitos estudantes e profissionais da educação sobre como isso funcionará, quando esse novo método será colocado em prática, quais são as vantagens e desvantagens e muito mais.

Então, reunimos todas as informações que você precisa saber sobre o Enem digital neste artigo. Continue a leitura para ficar por dentro!

O que é o Enem digital?

O Enem digital é uma nova forma de aplicação do Exame que está sendo desenvolvida para os próximos anos. A partir de 2020, os candidatos terão a opção de fazer as provas a partir de uma plataforma online, ou seja, pelo computador.

Com esse novo meio de aplicação do Enem, será possível preparar questões mais interativas. Os candidatos poderão se deparar com vídeos, infográficos e jogos. O Enem digital, portanto, amplia o leque de possibilidades para a criação e formatação de questões e para o próprio processo avaliativo.

Como o Enem digital vai funcionar?

Os alunos poderão agendar a prova pela internet, pois a ideia é que o Enem digital seja aplicado em diversas datas. 

O Enem digital vai funcionar por meio de uma plataforma que já está sendo desenvolvida pelo Inep. Além das questões que já conhecemos, as provas também contarão com elementos interativos, como já abordamos, levando a lógica dos games e outros formatos de conteúdos digitais para os candidatos.

Caso ocorra algum problema durante a realização do Exame, sendo ele logístico ou de infraestrutura, os candidatos terão direito à reaplicação da prova em uma outra versão posteriormente.

Qual é o cronograma do Enem digital?

Se você tem dificuldade com mudanças, não precisa se desesperar! O Enem realizado em papel só deixará de ser completamente aplicado em 2026.

Em 2019, o modelo de aplicação continuará o mesmo. O Enem será realizado em papel por todos os candidatos.

Em 2020, será feita a aplicação piloto. Os estudantes poderão optar pela versão que preferem (impressa ou digital) no momento da inscrição. Enquanto o Enem impresso será aplicado nos dias 1 e 8 de novembro, o Enem digital acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro. Já a reaplicação, que será feita de forma impressa para os candidatos que optaram por ambos os modelos, ocorrerá em dezembro. Os resultados individuais, porém, serão divulgados conjuntamente.

Entretanto, o Enem digital será aplicado apenas para 50 mil candidatos em 15 capitais em 2020:

  • Belém (PA);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Brasília (DF);
  • Campo Grande (MS);
  • Cuiabá (MT);
  • Curitiba (PR);
  • Florianópolis (SC);
  • Goiânia (GO);
  • João Pessoa (PB);
  • Manaus (AM);
  • Porto Alegre (RS);
  • Recife (PE);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Salvador (BA);
  • São Paulo (SP).

É importante destacar que cada uma das 3 provas (impressa, digital e reaplicação) terão questões diferentes. O Inep estima que serão gastos R$ 20 milhões nesse projeto piloto.

Em 2021, o objetivo é melhorar o modelo digital. Nesse ano, os candidatos ainda poderão optar por qual versão preferem no momento da inscrição e a ideia é fazer 4 aplicações do Exame: uma impressa, 2 digitais (em datas diferentes) e reaplicação, que também será feita em papel para os dois modelos.

De 2022 a 2025, a possibilidade de optar pelo modelo digital e a reaplicação em papel continuam. Porém, serão agendadas até 4 aplicações do Enem digital por ano, em datas diferentes.

Em 2026, o modelo digital do Enem será consolidado. A partir desse ano, não haverá mais a realização das provas impressas, inclusive para as reaplicações, que também serão feitas em modelo digital. A partir desse ano, o candidato poderá agendar a realização do Exame dentre diversas opções de datas ao longo do ano.

Quais são as vantagens e desvantagens do Enem digital?

Assim como toda grande mudança, o Enem digital traz os seus prós e contras. É importante conhecê-los, afinal, a alteração na forma de fazer a prova pode impactar em seus resultados se você não estiver preparado, certo? 

Então, confira agora algumas das vantagens e desvantagens do Enem digital!

Vantagens

Os impactos positivos do Enem digital afetam não apenas os próprios candidatos, mas até o meio ambiente. Veja:

1. Meio ambiente

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), só em 2019 serão impressas mais de 10,2 milhões de provas para o Enem tradicional. A gente não consegue nem ter ideia da quantidade de papel que acaba sendo utilizada e descartada com esse número tão grande, né?

Então, um dos principais beneficiados pelo Enem digital é o meio ambiente! Não teremos que nos preocupar mais com esse consumo absurdo de papel ocorrido durante as provas do Enem e nem com o descarte.

2. Custo

Tanta impressão de prova acaba gerando, também, um custo enorme. Ainda segundo o MEC, a aplicação do Enem 2019 custará mais de R$ 500 milhões.

É evidente que o Enem digital também terá suas despesas. Mas já teremos uma grande economia em relação às provas impressas.

3. Interatividade

Como já apontamos neste artigo, o Enem digital permite a formulação de questões mais interativas e a apresentação de conteúdos nos mais diversos formatos.

Isso amplia o leque de possibilidades para a criação das provas, trabalhando diferentes habilidades e permitindo novas formas de avaliar os candidatos.

4. Segurança

O Enem digital também é mais seguro do que a versão em papel, já que a distribuição das provas impressas faz uma maior exposição do Exame à possibilidade de ataques, segundo especialistas.

Porém, é importante ter em mente que a realização das provas por meio de uma plataforma digital não quer dizer que ela está imune às fraudes. Elas ainda podem acontecer. Porém, os riscos são menores.

Desvantagens

O Enem digital também encontra algumas dificuldades. Por isso, é necessário estar preparado para não sofrer com elas! Confira quais são as desvantagens:

1. Possibilidade de problemas com infraestrutura

A possibilidade de ocorrerem problemas na aplicação do Enem digital já está prevista pelo Inep, principalmente nos primeiros anos, já que é prevista uma reaplicação para os estudantes que forem prejudicados nessa versão.

Então, assim como a prova impressa encontra seus problemas de distribuição, dentre outros, a versão digital também poderá enfrentar desafios em outros âmbitos, relacionados à infraestrutura, por exemplo.

2. Desigualdade

De acordo com a pesquisa TIC educação, que é realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o número de estudantes de escolas privadas que possuem computador em casa é maior do que os que não têm. Quando falamos dos estudantes de escola pública, o cenário é oposto.

Confira os gráficos abaixo:

Escolas privadas

Gráfico apresentando a quantidade de estudantes de escola privada que possuem computador em casa.

Escolas públicas

Gráfico apresentando a quantidade de estudantes de escolas públicas que possuem computador em casa.

Nós não estamos dizendo que os candidatos terão que fazer as provas em suas casas. Porém, certamente, pessoas que já têm o costume de utilizar o computador se adaptarão mais facilmente às provas digitais.

Sendo assim, os estudantes da rede privada podem ser favorecidos nesse processo, caso não haja um programa de melhoria do acesso aos equipamentos eletrônicas nas escolas públicas nos próximos anos.

Além disso, diversas escolas da rede privada já começaram o processo de aplicação de provas digitais. Por isso, se você ainda não está acostumado com esse tipo de avaliação, é importante procurar por alternativas de simulados feitos online.

Atualmente, existem plataformas que realizam e aplicam simulados online, utilizando a mesma metodologia de correção do Enem (TRI) e os mesmos critérios para a análise da redação. Assim, você já começa a se acostumar com essa versão do Exame!

Banner divulgando um simulado gratuito: http://simulados.imaginie.com/#/tia/k8bav

E aí, deu para desvendar o Enem digital? Esperamos ter te ajudado! Para ficar por dentro de artigos como esse, faça o seu cadastro em nossa newsletter e receba uma seleção dos nossos melhores posts toda semana diretamente em seu email!


Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.