Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Conheça os conceitos de frase, oração e período

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Frase, oração e período. Com toda certeza do mundo você já se deparou com esses termos quando estava estudando gramática e a estrutura da nossa língua. 

Os conceitos de frase, oração e período se complementam e, muitas vezes, até se confundem, já que a relação entre eles é bem íntima. 

Não é atoa que muitos estudantes possuem algumas dúvidas, principalmente, quando o estudo por orações e períodos simples e compostos começam a ser aprofundados na análise sintática

E é, por isso, que neste post vamos te contar detalhadamente o que é frase, oração e período. Assim, você verá como esses conceitos são extremamente importantes para compor a sintaxe do português e reger a nossa fala e escrita. Bora lá?

O que é frase, oração e período?

Frase, oração e período são termos muito presentes no estudo da gramática do português. São conceitos que muitas vezes se misturam e podem até se confundir, por isso, é comum se deparar com algumas dúvidas.

Para solucionar todas essas dúvidas, conheça a seguir o que é uma frase, uma oração e um período de maneira supercompleta e com exemplos.

O que é uma frase?

A Frase é um enunciado com sentido completo, ela se inicia com letra maiúscula e termina com um ponto, que pode ser o final, de exclamação ou interrogação, a depender do sentido que você quer dar. 

Geralmente, damos o nome de frase aos períodos, que são compostos por orações. Ficou confuso? ? Calma, conheça a seguir o conceito de oração! 

O que é uma oração?

A oração é um enunciado que se estrutura em torno de um verbo. É interessante que você entenda que cada verbo indica uma oração diferente, que pode fazer parte ou não de uma mesma frase.

As orações compõem os períodos simples e compostos e podem ser: absolutas, principais, coordenadas e subordinadas. Conheça melhor cada uma delas a seguir:

Oração absoluta

As orações absolutas são as que constituem os períodos simples. São formadas por apenas um verbo ou locução verbal.

Exemplo: “A menina sujou seu tênis.”

Oração principal

As orações principais ajudam a compor os períodos compostos e não dependem e nem exercem qualquer tipo de função sintática em outras orações dentro do período.

Exemplo: “A minha mãe gosta (oração principal) que lhe deem atenção máxima.”

Oração coordenada

As orações coordenadas são conhecidas por serem sintaticamente independentes, mas semanticamente dependentes da oração principal. Ou seja, para fazerem sentido, precisam de uma outra oração.

 

Exemplo: “Ana estudou muito, por isso, passou no vestibular.” (oração coordenada).

Elas podem ser de dois diferentes tipos: assindéticas e sindéticas, mais adiante quando estivermos falando sobre os períodos compostos por coordenação, vamos trabalhar melhor cada uma das duas. Então, sem pressa, irmão! ?

Oração subordinada

As orações subordinadas são orações que exercem função sintática em relação à oração principal, complementando seu sentido e ainda sendo dependente dela. 

Exemplo: “Foi anunciado que Pedro é o vencedor do concurso.” (oração subordinada).

Elas podem ser reduzidas ou desenvolvidas e também vamos dissecar suas peculiaridades mais adiante quando falarmos de períodos compostos por subordinação, ok?

Pois bem agora que você já conhece o conceito de frase e oração, precisa conhecer o que são os períodos, para que a tríade: frase, oração e período esteja completinha e assim você possa dar aquele check ✔️ neste conteúdo em seu cronograma de estudos

Banner para a planilha gratuita de plano de estudos para o Enem com link para: cc

O que é um período?

O período é constituído por uma ou mais orações. 

Quando o período possui apenas uma oração, é conhecido como período simples. Mas se ele possuir duas ou mais orações será conhecido como período composto. 

Período simples

Os períodos simples possuem uma oração absoluta, com um único verbo ou locução verbal. Veja um exemplo para entender melhor:

  • “Maria sorriu para João”: essa frase é um período simples, já que possui apenas um verbo: “sorriu” e, portanto, apenas uma oração. 

Período composto

Entende-se por composto o período formado por mais de uma oração, ou seja, por mais de um verbo.

As orações que compõem o período composto podem ser de três diferentes tipos: coordenadas (independentes), principais e subordinadas e a gente te explicou um pouquinho delas ali em cima. 

Os períodos compostos podem ser de três tipos: compostos por coordenação, compostos por subordinação e mistos. Vamos a cada um deles?

Período composto por coordenação

O período composto por coordenação possui duas ou mais orações. Sua formação básica é: uma oração coordenada + uma ou mais orações coordenadas.

Como mencionamos acima, as orações coordenadas que compõem o período composto por coordenação podem ser assindéticas ou sindéticas e são independentes sintaticamente entre si, mas possuem dependência semântica. Confira melhor cada uma:

Orações coordenadas assindéticas 

São orações apenas justapostas umas às outras, sem que haja um conectivo que as ligue. Quer um exemplo para entender melhor? Então aí vai:

  • “Raspou, achou, ganhou ”
  • “Vim, vi, venci.”

Perceba que os verbos e, portanto, as orações são dispostas uma ao lado da outra sem nenhuma conjunção que as ligue.

Orações coordenadas sindéticas

Já essas são orações coordenadas que dependem de um conectivo, ou seja, de uma conjunção coordenativa para estabelecer a ligação entre elas. Veja alguns exemplos para não restar dúvidas:

  • “João estudou muito, mas não passou no vestibular.”
  • “Eu trabalhei até 12h e almocei 13h.”

Nos exemplos acima “mas” e “e” são conjunções que ligam as orações coordenadas.

As orações coordenadas sindéticas servem para introduzir algumas ideias. Dependendo do sentido que as conjunções trouxerem ao período, elas serão classificadas de 5 diferentes maneiras. Confira cada uma dessas classificações a seguir:

  • Aditivas
  • Adversativas
  • Alternativas
  • Conclusivas
  • Explicativas
Período composto por subordinação

O período composto por subordinação é formado, basicamente, por: oração principal + oração subordinada.

Neste caso, as orações subordinadas serão semântica e sintaticamente dependentes da oração principal, isso significa que elas não existiriam se não houvesse a oração principal. 

Veja um exemplo para entender melhor:

  • “João, que é muito tímido, ama Maria.” Este é um caso de período composto por subordinação porque as orações “que é muito tímido” depende da oração “João ama Maria” para fazer sentido, não há como entendê-la de maneira independente. Os verbos de cada oração são o “é” e o “ama”.

As orações subordinadas vão receber diferentes classificações, que levarão em conta a função sintática que elas exercem em relação à oração principal. 

Elas serão classificadas em: substantivas, adjetivas e adverbiais. Cada uma dessas vai se subdividir em outras subclassificações. Confira melhor a seguir: 

Oração subordinada substantiva
  • Oração subordinada substantiva subjetiva
  • Oração subordinada substantiva objetiva indireta
  • Oração subordinada substantiva completiva nominal
  • Oração subordinada substantiva predicativa
  • Oração subordinada substantiva apositiva 
Oração subordinada adjetiva
  • Oração subordinada adjetiva explicativa
Oração subordinada adverbial
  • Oração subordinada adverbial causal
  • Oração subordinada adverbial consecutiva
  • Oração subordinada adverbial final
  • Oração subordinada adverbial temporal
  • Oração subordinada adverbial condicional
  • Oração subordinada adverbial concessiva
  • Oração subordinada adverbial comparativa
  • Oração subordinada adverbial conformativa
  • Oração subordinada adverbial proporcional
Período misto

O período misto vai misturar orações coordenadas, subordinadas e principais. Veja um exemplo para entender como isso funciona na prática:

  • “João, que é muito tímido, ama Maria, mas ela não o ama.” Aqui, há a composição mista, misturando uma oração subordinada: “que é muito tímido” e uma oração coordenada: “mas ela não o ama”.

Ufa, é conteúdo que não acabe mais! ?

Vamos recapitular e resumir: as orações compões os períodos, sejam eles simples ou compostos. Os períodos, por sua vez, produzem o que chamamos comumentemente de frases. 

E aí curtiu conhecer frase, oração e período? Este é um conteúdo que sempre cai em provas de português e no vestibular e é muito importante que você o domine bem! Aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre aposto e vocativo, termos acessórios superimportantes dentro dos períodos!

folha de redação guiada com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner&utm_campaign=folha-de-reda%C3%A7%C3%A3o-guiada

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 5 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter