A metáfora é uma figura de linguagem bastante utilizada por autores em suas obras literárias.
Essas figuras são muito presentes nas provas de literatura e língua portuguesa do Enem e dos demais vestibulares. Portanto, conhecê-las profundamente é fundamental para mandar bem nas provas e fazer a sua média geral subir.
Então vem ler nosso post para entender tudo sobre a metáfora!
O que é metáfora?
A metáfora é uma figura de linguagem muito popular, cuja função é a comparação implícita (pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa) de dois elementos diferentes, formando uma relação de semelhança entre eles. Essa relação tem sentido figurado.
Exemplos no dia a dia
Agora que você já sabe o que é metáfora, confira alguns exemplos de expressões com metáfora que são comuns no nosso cotidiano para entender melhor o uso dessa figura de linguagem. Confira:
- “mamão com açúcar” (algo que é muito fácil de ser feito)
- “luz no fim do túnel” (esperança)
- “viajar na maionese” (falar algo que não faz sentido no contexto da conversa)
- “é batata” (algo certeiro)
- “carregar o mundo nas costas” (ter muitas preocupações e atividades para fazer)
- “dar murro em ponta de faca” (insistir em algo que não vale a pena)
Como pode aparecer na literatura?
Ainda está com um pouco de dúvida sobre como a metáfora pode aparecer na sua prova? Veja, a seguir, outros exemplos, mas agora aplicados na literatura:
“Oh, quanto me pesa
este coração, que é de pedra!
Este coração que era de asas
de música e tempo de lágrimas.
Mas agora é sílex e quebra
qualquer dura ponta de seta.
Oh, como não me alegra
ter este coração de pedra!”
Coração de Pedra — Cecília Meireles.
Nesse poema, a autora utilizou a metáfora para representar como o seu coração e seus sentimentos, que antes eram leves, passaram a ser mais pesados e tiraram a alegria dela. Para isso foi feita uma comparação indireta entre o coração e uma pedra.
“Amor é fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente,
É dor que desatina sem doer.”
Amor é fogo que arde sem se ver — Luís Vaz de Camões
Nesse poema, o autor utilizou a metáfora para representar o que é o amor, usando as palavras “fogo, “ferida”, “contentamento” e “dor”. Portanto, esses termos representam a metáfora porque foram empregadas com sentido subjetivo, fora do seu significado real.
Como pode aparecer na música?
Além de ser utilizado no dia a dia e na literatura, essa figura de linguagem também pode ser encontrada na música. Confira o exemplo abaixo:
“Você é luz
É raio, estrela e luar
Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô
Você é “sim”
E nunca meu “não” (…)”
Nesse exemplo é possível observar a metáfora em como o compositor utiliza das palavras “luz”, “raio”, “estrela”, “luar” e da expressão “manhã de sol” para fazer elogios a uma determinada mulher.
Qual a diferença entre metáfora, metonímia e hipérbole?
Conheça agora a diferença entre metáfora, metonímia e hipérbole para não confundir essas figuras de linguagem na prova de literatura!
Diferença entre metáfora e metonímia
Enquanto a metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra com a qual haja uma relação de sentido, a metáfora é a comparação implícita de dois termos com significados diferentes mas que possuem semelhanças de forma subjetiva.
Veja, a seguir, um exemplo para entender melhor:
- Use a cabeça e escolha a melhor opção.
Nesse exemplo, é possível observar a substituição da palavra “inteligência”, que é algo abstrato, por “cabeça” que é algo concreto. Portanto, é possível considerar que houve o uso da metonímia já que os dois termos possuem relação de sentido, apesar de não serem iguais.
Diferença entre metáfora e hipérbole
A hipérbole acontece quando o falante exagera intencionalmente ao enunciar as situações. Essa figura de linguagem pode ser confundida com a metáfora pela substituição de um termo por outro na intenção de intensificar o que quer ser dito.
Veja, a seguir, um exemplo para entender melhor:
- Já estudei essa matéria um milhão de vezes.
Nesse exemplo, é possível observar o uso da hipérbole, pois “um milhão de vezes” representa exagero proposital.
Você gostou de saber mais sobre a metáfora e seu uso? Então confira também o nosso artigo completo sobre a prosopopeia para arrasar em todas as provas!