Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a doação e a demanda por sangue têm apresentado crescimentos desiguais no mundo. Embora o número de doadores tenha aumentado nos últimos anos, a procura ainda é maior do que a oferta quando analisada em nível global.
Isso pode ser explicado pelos progressos tecnológicos da medicina, que implicam a multiplicação de procedimentos médico-cirúrgicos de alta complexidade. Outras razões também podem ser a baixa durabilidade de alguns hemoderivados e o aumento na expectativa de vida da população.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “Obstáculos para a doação de sangue no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: Obstáculos para a doação de sangue no Brasil
Segundo a propaganda da emissora Rede Globo sobre Abril [5], o mês da esperança e vida, a probabilidade de se precisar de sangue é de uma em cada três pessoas [9]. Não obstante, apesar da doação [6] de sangue ser tão importante, como alerta a publicidade supracitada, os hemocentros sofrem com a baixa de estoque sanguíneo, o que é muito preocupante. Nesse contexto, dois aspectos destacam-se como gargalos para a doação sanguínea: a falta de informação e de empatia dos cidadãos brasileiros [7]. [2] [8]
De início, cabe elucidar o obstáculo da lacuna informacional. Sob esse ângulo, de acordo com o filósofo Mário Cortella, não basta possuir informações, é preciso saber o que fazer com elas. Isso se aplica ao cenário nacional, uma vez que as pessoas sabem que a doação de sangue é imprescindível, todavia não é amplamente discutido como e onde realizar tais doações. Desse modo, aspectos como quem pode doar e com que frequência não são difundidos efetivamente pela mídia e pelas escolas. [1]
Além disso, vale ressaltar a insuficiência de compreensão afetiva em muitos brasileiros. Nesse sentido, consoante o filósofo polonês Zygmunt Bauman, em sua obra “Modernidade Líquida”, a contemporaneidade é marcada pelo individualismo. Tendo em vista o exposto, o fato de grande parte dos cidadãos carecerem [10] de identificação emocional prejudica a doação de sangue, já que, sem empatia, não há sensibilização sobre essa pauta. Em síntese, é preciso que os brasileiros tornem-se mais conscientes e empáticos em relação ao ato de doar sangue.
Portanto, observa-se que é de extrema importância aumentar o número de doadores de sangue regulares no Brasil. Por conseguinte, é imperioso que o Ministério da Saúde faça parcerias com empresas privadas, por meio da cessão de benefícios aqueles empregados doadores, como a oferta do dia de doação como dia de folga, a fim de fomentar, nos cidadãos, a regularidade de doações de sangue. Assim, os brasileiros serão incutidos na realidade dos hemocentros, se convertendo em mais informados e empáticos, e o estoque sanguíneo será, cada vez mais, satisfatório. [3] [4] [11]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [2] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
- [5] Use inicial minúscula aqui.
- [6] É inadequado contrair preposição e artigo. Ex.: “Apesar do prejuízo ter sido alto…” (errado) > “Apesar de o prejuízo ter sido alto…” (correto).
- [10] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no singular.
Competência II: compreender a proposta
- [7] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [8] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [9] Você iniciou sua redação com uma citação, o que foi bem utilizado, sendo uma frase que causa impacto.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [1] Ótimo argumento, muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [4] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [11] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentários
Nota: 1000
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “Obstáculos para a doação de sangue no Brasil”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!