Reta final pro Enem: fotografia de uma mulher estudando e fazendo marcações em vários livros em cima de uma cama.

Como se preparar na reta final pro Enem?

Roberta Firmino Enem e vestibulares

Chega outubro e, de repente, vem aquela iluminação à nossa mente: estamos na reta final pro Enem! E agora, o que fazer? Dar um gás na rotina de estudos? Aproveitar as últimas semanas para relaxar?

As respostas para essas perguntas irão variar dependendo de como você se preparou para o Exame ao longo dos últimos meses. Mas, calma, nós separamos as dicas para quem está estudando desde o início do ano e para quem chegou aqui de última hora também!

Então, quer saber o que você deve fazer nessa reta final pro Enem? Continue a leitura do artigo para ficar por dentro!

Afinal, quem é você na fila do pão?

Ãhn? Do que vocês estão falando?

Bom, o primeiro passo para saber como se portar na reta final pro Enem é parar para analisar em que pé estão os seus estudos. Entender qual é o seu status atual te ajudará a saber quais são os próximos passos até os dias em que as provas serão aplicadas.

Existem dois perfis de candidatos principais:

  1. aquele que se preparou durante todo o ano, seguindo um cronograma de estudos rigoroso, abarcando tudo o que precisava aprender e revisar até os dias de aplicação das provas;
  2. aquele que deixou tudo para o último momento e acumulou as matérias que deveria estudar para poucas semanas antes do Enem.

Após analisar como foi o seu ano, você precisa definir em qual perfil você se encaixa. Não tem problema se você tiver começado a estudar no meio do ano, por exemplo, e, portanto, achar que não se encaixa em nenhum dos perfis. Nesse tipo de caso, você deve avaliar, com sinceridade consigo mesmo, qual perfil está mais próximo da sua situação atual.

Você sente que está preparado e acredita que conseguiu ver a maior parte da matéria para o Enem? Se sim, considere-se no primeiro perfil. Se não, você deve estar mais próximo do segundo.

O que fazer na reta final pro Enem?

Após definir qual é o perfil de candidato na reta final pro Enem que você mais se identifica, chegou a hora de conhecer as nossas dicas para essa etapa. Então, vamos lá?

Para quem estudou o ano inteiro

Para os estudantes do primeiro perfil, que vêm se preparando para o Exame há um tempo, esse não é o momento de perder o controle!

Nós sabemos que, na reta final pro Enem, a ansiedade costuma aumentar e você pode se desesperar, achando que não está preparado o suficiente. Mas fique calmo! Esse é o momento de se concentrar e preparar os últimos detalhes para ir bem na prova.

1. Mantenha sua rotina de estudos

Assim como não é o momento de tentar absorver toda a matéria do ano, a reta final pro Enem também não é a hora de largar os estudos de lado. Mantenha sua rotina de estudos com consistência e tenha disciplina para continuar obedecendo aos seus horários.

Veja os últimos pontos, faça revisões, resolva exercícios, treine a sua redação… o importante é que você não perca a o ritmo nas últimas semanas. Assim, não corre o risco de se esquecer sobre orientações e conteúdos importantes.

Banner de divulgação do modelo de redação guiada para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: http://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog-post&utm_medium=artigo-reta-final-pro-enem&utm_campaign=material-rico&utm_content=banner

2. Tenha equilíbrio 

Outra dica importante é: mantenha o equilíbrio e cuide da sua saúde mental. Então, nada de ficar dia e noite com a cabeça nos livros! Divida bem o seu tempo e organize uma rotina que contemple o seu cronograma de estudos e tempo para relaxar, se divertir, praticar esportes, dentre outros.

Você precisa de um período de descanso até mesmo para conseguir memorizar os seus aprendizados e apreender novos conhecimentos. Então, dê importância aos seus momentos de relaxamento e lazer, eles também são necessários para que você alcance um bom resultado!

3. Pratique

Não deixe de realizar simulados com questões objetivas e treinar a sua redação! Afinal, esse tipo de prática te ajuda não apenas a entender como está o seu desempenho, mas a se acostumar com a realização da prova em si. 

É a partir dos simulados de questões objetivas e redação que você entenderá qual é o seu tempo de realização de cada prova e treinará o seu corpo e mente para a dinâmica do Enem, por exemplo.

Por isso, eles são essenciais para que você dê conta de resolver todas as provas oficiais com o tempo disponível e também para que aguente a dinâmica dos dias do Exame.

Banner divulgando um simulado gratuito: http://simulados.imaginie.com/#/tia/k8bav

Para quem deixou para a última hora

Você faz parte do time de pessoas que deixaram para se preparar para o Enem nas últimas semanas? Então atenção aqui: para, respira e acalma esse coração ansioso. Não alimente o seu desespero! Ainda dá tempo de fazer alguma coisa e nós vamos te mostrar como agora.

1. Monte um cronograma de estudos intensivo

O primeiro passo é se organizar! Não é porque estamos na reta final pro Enem que quer dizer que você precisa sair estudando tudo o que vê pela frente desesperadamente. Até porque, assim, é bem provável que você fique ainda mais ansioso e perceba que não está apreendendo o conhecimento de fato.

Então, organize um cronograma de estudos intensivo priorizando as disciplinas, ou seja, reservando mais tempo para as matérias que você precisa se dedicar mais. Para entender quais são elas, você pode refazer provas anteriores do Enem e identificar quais são os seus pontos de dificuldade.

Isso te ajudará a visualizar que é possível, sim, estudar os pontos mais básicos antes do Enem e, consequentemente, a não ficar tão desesperado com a chegada das provas.

2. Foque no básico e no rápido

Não adianta jogar matérias extremamente avançadas em seu cronograma de estudos intensivos. A dica para quem está desesperado na reta final pro Enem é focar nas matérias básicas e rápidas.

Além de ter conhecimento sobre o básico ser necessário para você conseguir entender conteúdos mais avançados, não adianta você responder as perguntas mais difíceis no Enem sem acertar as fáceis. 

Isso porque a sua pontuação será formulada a partir da Teoria de Resposta ao Item, sobre a qual você pode entender melhor neste artigo sobre TRI.

Então, é muito melhor saber bem sobre o básico do que mais ou menos sobre tudo, ok?

3. Tenha disciplina

Se você precisa se preparar de última hora, não pode perder o pique dos estudos! Por isso, além de montar um cronograma de estudos possível de ser cumprido, não perca o ritmo ou desanime. Isso porque a reta final é um tempo valioso para você conseguir entender pontos importantes para realizar uma boa prova.

Então, tenha em mente que ainda dá tempo de se preparar na reta final pro Enem. Porém, manter uma rotina consistente é fundamental! Afinal, todos os dias de estudos são importantes.

E aí, bora então aproveitar o tempo dessa reta final pro Enem? Que tal usar a plataforma da Imaginie para treinar as redações e saber quais competências e habilidades você precisa desenvolver? Aproveite o desconto de 15% e selecione o seu plano com o cupom RETAFINALENEM

Vamos debater sobre?