Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Descubra o que é o texto descritivo e suas principais características

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você está se preparando para prestar o vestibular esse ano, provavelmente, deve estar voltando seus esforços para estudar os principais tipos textuais que mais caem, como a carta argumentativa, o artigo de opinião e mesmo a redação do Enem, certo?

Porém, o que poucas pessoas sabem é que mesmo que o texto descritivo não seja cobrado, de fato, no vestibular, pode te ajudar (e muito!) na elaboração dos textos que podem ser cair em sua prova de acesso ao ensino superior. 

E é por isso que neste post vamos te mostrar as principais características do texto descritivo e ainda alguns exemplos desse tipo textual, para que você possa se inspirar e quem sabe usá-lo quando for produzir um texto para o Enem e demais vestibulares. Vamos lá?

O que é um texto descritivo?

Enquanto os texto narrativos lembram séries e filmes, com o desenvolvimento dos fatos, o texto descritivo está mais para uma foto. 

Na fotografia, há uma descrição dos fatos. Assim que batemos o olho em uma foto conseguimos ver o todo, a imagem, de fato, e depois, se quisermos, podemos ir reparando nos detalhes que compõe esse todo. 

O texto descritivo procura exatamente atingir o objetivo de descrever e enumerar as características de uma pessoa, um local, uma paisagem etc. e busca fazer isso de maneira bastante detalhada, como uma fotografia faz.

A seguir vamos te mostrar os tipos de texto descritivo que existem. Acompanhe!


Quais são os tipos de texto descritivo?

O texto descritivo pode ser de dois diferentes tipos: o subjetivo e o objetivo. Confira a seguir um pouquinho melhor as características de cada um.

Texto descritivo subjetivo

O objetivo do texto descritivo subjetivo é descrever situações, seres ou lugares de maneira subjetiva, como o próprio nome sugere. E, neste caso, o foco da descrição está muito mais atrelado ao julgamento daqueles que leem a descrição do que na coisa descrita. Esse tipo de descrição é muito utilizado em obras literárias.

Veja alguns exemplos para entender melhor:

“Nem sempre ia naquele passo vagaroso e rígido. Também se descompunha em acionados, era muita vez rápido e lépido nos movimentos, tão natural nesta como naquela maneira. Outrossim, ria largo, se era preciso, de um grande riso sem vontade, mas comunicativo, a tal ponto as bochechas, os dentes, os olhos, toda a cara, toda a pessoa, todo o mundo pareciam rir nele. Nos lances graves, gravíssimo. Era nosso agregado desde muitos anos; meu pai ainda estava na antiga fazenda de Itaguaí, e eu acabava de nascer.” (Dom Casmurro, Machado de Assis)”

Neste trecho do livro Dom Casmurro, Machado de Assis faz uso de vários adjetivos e figuras de linguagem para descrever de maneira bastante subjetiva as características do personagem.

Nosso pai era homem cumpridor, ordeiro, positivo; e sido assim desde mocinho e menino, pelo que testemunharam as diversas sensatas pessoas, quando indaguei a informação. Do que eu mesmo me alembro, ele não figurava mais estúrdio nem mais triste do que os outros, conhecidos nossos. Só quieto. Nossa mãe era quem regia, e que ralhava no diário com a gente — minha irmã, meu irmão e eu. Mas se deu que, certo dia, nosso pai mandou fazer para si uma canoa.” (A terceira margem do Rio, Guimarães Rosa)

Guimarães Rosa também é conhecido por utilizar a descrição para enriquecer suas obras. E no trecho acima, retirado do conto: A terceira margem do rio, percebemos como ele utiliza esse recurso para mostrar ao leitor o pai do narrador de maneira clara e profunda. 

Confidência do Itabirano

Alguns anos vivi em Itabira.

Principalmente nasci em Itabira.

Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.

Noventa por cento de ferro nas calçadas.

Oitenta por cento de ferro nas almas.

E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.

A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,

vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.

E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,

é doce herança itabirana.

De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:

[esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;]*

este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;

este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;

este orgulho, esta cabeça baixa…

Tive ouro, tive gado, tive fazendas.

Hoje sou funcionário público.

Itabira é apenas uma fotografia na parede.

Mas como dói!

( Carlos Drummond de Andrade )”

Veja como neste poema, Carlos Drummond utiliza as características de um texto descritivo para contar um pouco sobre Itabirito, sua cidade de origem.

Texto descritivo objetivo

Já o texto descritivo objetivo é aquele que foca no objeto descrito, é muito utilizado para a venda de produtos e, por isso, faz uso de uma linguagem mais técnica. Ele também pode ser usado em manuais e artigos científicos que descrevem experimentos e situações do tipo. 

Quer um exemplo de texto descritivo objetivo? Então aí vai:

“Características:

Câmera

Tipo: DSLR

Megapixels: 24.1

Resolução da Foto: 24.1

Resolução do Vídeo: Full HD

Conexões

Wi-Fi

NFC

Saída de vídeo (PAL/ NTSC) integrada com terminal USB

Mini-saída HDMI (compatível com HDMI-CEC)

Microfone externo (mini-tomada estéreo de 3,5 mm)

Memória

Slot para Cartão de Memória: Sim

Tela

Tamanho da Tela: 03 Polegadas

Zoom

Zoom Óptico: 3x (lente)

Recursos

Sensor: CMOS APS-C

Lente

Tipo de Lente: EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM

Abertura: f/4 -5.6

Flash e Foco

Modos de Flash: Automático, Flash Manual, Transmissor Speedlite integrado

Alcance do Flash: Até uma distância focal de 17 mm (equivalente a 35 mm)

Alcance do Foco: 18 a 55mm

Velocidade do Obturador: 30 seg. a 1/4000 seg.

Estabilizador de Imagem: Sim

Outros Recursos

Microfone Embutido

USB

ISO

Idiomas do Menu: Inglês, Alemão, Francês, Neerlandês, Dinamarquês, Português, Finlandês, Italiano, Norueguês, Sueco, Espanhol, Grego, Russo, Polonês, Checo, Húngaro, Romeno, Ucraniano, Turco, Árabe, Tailandês, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano e Japonês

Alimentação: Bateria

EAN

7898576036805

Cor

Preta”

Esse texto foi retirado de uma loja online e descreve uma câmera para consumidores interessados em obtê-la. Perceba como ele faz uso de uma linguagem objetiva, clara e precisa para descrever o produto.

Agora que você já viu exemplos de textos descritivos subjetivos e objetivos, vamos te contar uma super dica para que você possa produzir um texto ou mesmo um trecho descritivo.

Banner para a planilha gratuita de plano de estudos para o Enem com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/plano-estudos-para-enem?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico&_ga=2.104429952.18152806.1584966355-901843503.1583462023

Confira uma super dica para produzir textos ou trechos descritivos

Bom, agora que você conhece um pouquinho melhor o que é e quais tipos de texto descritivo existem, vamos te contar uma super dica para que você escreva textos descritivos ou mesmo trechos que poderão te ajudar em outros gêneros que podem cair no vestibular que você for prestar.

A dica é: comece a escrever o trecho ou texto descritivo a partir do todo e depois vá contando os detalhes. Como mencionamos anteriormente, o texto descritivo lembra uma foto, já que busca descrever com a maior riqueza de detalhes possível seres, situações e objetos. 

Nas fotografias vemos primeiro o todo e depois, quando prestamos atenção, vamos vendo cada detalhezinho que compõe esse todo. E para produzir textos descritivos você também pode utilizar essa ideia. Ir descrevendo a partir do todo, os detalhes que compõem o que você está descrevendo. 

Se quiser utilizar trechos descritivos em outros gêneros, como na redação, use-os como um algo a mais que pode e vai ajudar em sua argumentação, uma vez que vai transmitir ao leitor sua visão de mundo, por meio de adjetivos e figuras de linguagem. Só tome cuidado para não abusar, ein?

E aí, viu como o texto descritivo pode te ajudar a produzir diferentes tipos textuais e ainda te ajudar na hora de prestar o vestibular? Bom, se você gostou de ler trechos de obras literárias, com certeza vai amar nosso post sobre crônica. Que tal dar uma lida nele, ein?

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 2 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter