Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Descubra como escrever um bom artigo de opinião

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você está pensando em prestar vestibulares tradicionais além do Enem, deve saber que eles têm uma dinâmica um pouquinho diferente do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Uma clara diferença é que o Enem sempre cobra um tipo textual específico na prova de redação: gênero dissertativo-argumentativo.

Enquanto isso, outros vestibulares tradicionais poderão exigir que você conheça e desenvolva outros tipos textuais. Essas provas não costumam estipular um texto para todos os anos, e por isso é muito importante conhecer outros gêneros e tipos textuais. 

O artigo de opinião é uma das possibilidades que os vestibulares poderão exigir. Mas você sabe dizer quais são as características desse texto e ainda como fazê-lo? ?

Não precisa se desesperar se sua resposta a essa pergunta foi: “não”, porque neste post vamos te contar todas as particularidades de um artigo de opinião e ainda te dar 9 incríveis dicas para que você consiga escrever um ótimo texto e mandar super bem caso ele caia em seu vestibular! Vamos lá?

O que é um artigo de opinião?

O primeiro que você deve saber é o que de fato é um artigo de opinião. Esse é um texto com um nome que já demonstra pra gente o que ele quer de nós. Ele quer então que você exponha a sua opinião a respeito de algum tema específico

O artigo de opinião faz parte do gênero dissertativo-argumentativo, assim como a Redação do Enem e a carta argumentativa. Mas, ainda que faça parte desse gênero, ele tem características próprias e uma estrutura específica que vamos te mostrar a seguir.

 


Qual a estrutura de um artigo de opinião?

Bom, um artigo de opinião deve obrigatoriamente ser iniciado por um título. E, além disso, possuir uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Veja a seguir o que deve conter em cada parte do texto:

  • Introdução: nesta parte do texto, você deverá introduzir o tema que será tratado durante o desenvolvimento e já apresentar o seu posicionamento. É indicado fazer uma breve contextualização histórica a respeito do tema.
  • Desenvolvimento: este será o espaço reservado para que você exponha o seu ponto de vista, por meio de informações e argumentos válidos. Recomenda-se dois parágrafos para o desenvolvimento das ideias.
  • Conclusão: aqui, você irá concluir o seu texto retomando a sua opinião e reiterando porque você a defende. Diferente da redação do Enem, no artigo de opinião não é necessário apontar propostas de solução.

Principais características de um artigo de opinião

Separamos para você as principais características de um artigo de opinião. Confere só!

  • Faz parte do gênero dissertativo-argumentativo;
  • possui introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • pode ser escrito em primeira pessoa do singular;
  • geralmente o tema do artigo será algo relacionado às atualidades do Brasil e do mundo;
  • além de emitir uma opinião, o texto deve transmitir informações;
  • deve ter a defesa clara de um ponto de vista, 
  • o ponto de vista deve ser embasado em fontes seguras;
  • deve, obrigatoriamente, apresentar um título;
  • deve ser assinado ao final.

9 dicas para escrever um ótimo artigo de opinião

A gente sabe que não é todo mundo que tem facilidade em escrever textos. Tem estudantes que só de pensar na ideia já ficam super nervosos.

E é por isso que vamos, agora, te mostrar 9 dicas super legais que vão te ajudar muito na hora de escrever um artigo de opinião. Confere só!

1. Pense em um título atrativo

A nossa primeira dica é sobre o título. Como mencionamos antes, este é um texto que exige que você o intitule. Então, se coloque no lugar do leitor e imagine que você vai ler aquele texto, procure então pensar em um título que, se lido por você, chamaria a sua atenção e te chamaria a ler o conteúdo do artigo.

2. Defenda seu ponto de vista de maneira bem embasada

Olha, um artigo de opinião só vai ser considerado bom se ele for bem embasado. Esse é um texto que faz parte do gênero dissertativo-argumentativo e, portanto, saber selecionar e relacionar argumentos é fundamental. 

3. Interprete, exponha e opine sobre o fato 

Antes de efetivamente escrever sobre o tema, você deve lê-lo com cuidado e interpretá-lo. Pense em como a universidade quer que você escreva sobre aquilo, faça essa breve reflexão e só depois exponha o fato ao leitor e por fim opine sobre esse fato. Essa é a melhor ordem para se escrever um artigo de opinião.

4. Abuse das expressões subjetivas

Esse é um texto que libera o uso da primeira pessoa do singular. Então, fique à vontade para abusar das expressões “eu acho”, “eu penso”, “acredito que”. Claro que as expressões objetivas também deverão existir, principalmente, quando você estiver apresentando fatos concretos, mas o uso dessas expressões subjetivas é o que dá ao texto a cara de um artigo de opinião.

5. Utilize a comparação como arma argumentativa

Bom, neste texto você deverá argumentar e uma ótima estratégia argumentativa é a comparação. Compare o tema em diferentes países e mesmo épocas. Mas para saber comparar com propriedade, você deve ter um ótimo conhecimento sociocultural e saber fazer uma contextualização histórica, ein?

6. Narre os fatos para construir uma argumentação

Outra ótima estratégia argumentativa é a narração dos fatos. Narrar os fatos vai te ajudar a construir a sua argumentação de maneira concisa e coerente seguindo uma linha do tempo.

7. Antecipe o pensamento crítico do leitor e contra-argumente

Ainda sobre a argumentação, você deve antecipar o pensamento do leitor e pensar em como contra-argumentá-lo caso ele possa questionar algum de seus argumentos ou mesmo seu posicionamento. Essa é uma dica super legal, porque força com que você pense fora da caixinha, o que não é uma tarefa fácil, mas que se feita com atenção pode te render uma ótima nota.

8. Faça uso das marcas de interlocução

Este é um texto em que o leitor de seu artigo será também o seu interlocutor, como quando escrevemos uma carta, sabe? Então, você pode sim interagir com ele, fazendo perguntas e o chamando para dentro de seu texto, estabelecendo uma espécie de diálogo, assim será mais fácil contra-argumentar e mostrar a ele, por meio de argumentos, que o seu posicionamento é o correto.

9. Esteja sempre muito bem informado

Geralmente, esse é um texto que exigirá que você opine sobre temas pertinentes a acontecimentos atuais e polêmicos do Brasil e mundo. E para se posicionar e emitir uma opinião você precisa estar bem informado sobre aquilo, né? Pois é, e para se manter inteirado sobre atualidades você já sabe, deve ler muito jornais, revistas, podcasts… enfim, procurar por fontes de informação (sempre confiáveis!). 

E aí, curtiu conhecer melhor o artigo de opinião? Bom, se você quiser conhecer um outro tipo textual que também pode cair em seu vestibular, leia o nosso post sobre carta argumentativa!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 1 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter