🔥 UTILIZE O CUPOM IMGBLOG E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS IMAGINIE

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda como a relação do homem com o meio ambiente impacta a nossa vida [+ Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Desde pequenos, aprendemos sobre a importância de uma relação equilibrada entre o homem e o meio ambiente. Os impactos da ação humana na natureza, no entanto, aumentaram drasticamente nas últimas décadas, e as consequências vem atingindo cada vez mais a população.

Diante desse cenário, observamos o crescimento da preocupação com a preservação ambiental, com a poluição do planeta e até com a adoção de práticas mais ecológicas. No entanto, as mudanças positivas ainda acontecem num ritmo muito inferior ao necessário para que produzam algum impacto significativo.

Então o que fazer? Desistir de cuidar do meio ambiente não é uma opção, de modo que só nos resta pensar sobre o assunto e tentar elaborar alternativas. Neste conteúdo, te ajudamos a refletir sobre essa relação e a entender melhor o contexto em que nos encontramos hoje. Continue lendo e confira!

Como o homem interage com o meio ambiente?

Durante a pré-história, há cerca de 12 mil anos, o homem estava à mercê da natureza: não só éramos uma raça nômade, deslocando-nos de um ponto a outro para encontrar comida e condições favoráveis de vida, como também não tínhamos o conhecimento necessário para produzir as ferramentas que possibilitariam a nossa sobrevivência.

É só no período Neolítico (10.000 a.C. a 2.000 a.C.) que as relações entre o ser humano e o meio ambiente se estreitam e se modificam. Isso acontece graças à prática da agricultura, que permite a sedentarização e a construção de pequenas comunidades em diferentes regiões do planeta. Ou seja: há uma mudança na dinâmica com a natureza e o homem passa a ser capaz de “controlá-la”.

De lá para cá, o desenvolvimento de novas ferramentas e, mais tarde, de grandes máquinas e indústrias afetou ainda mais essa relação outrora harmônica. Graças à ação humana, o meio ambiente se tornou mais poluído; as áreas verdes diminuíram; inúmeras espécies foram levadas à extinção. E, agora, como consequência, nossa própria vida está ameaçada.

O impacto das revoluções

Ao longo da existência da espécie humana, atravessamos três revoluções fundamentais para a nossa sobrevivência. Cada uma delas, no entanto, mudou a nossa forma de nos relacionarmos com a natureza e os impactos que geramos no meio ambiente.

Na tabela abaixo, você entende um pouco melhor essa relação:

RevoluçãoO que foi?Impactos no meio ambiente
AgrícolaMomento em que os seres humanos desenvolvem técnicas de agricultura que possibilitam o sedentarismo e a construção de pequenas comunidades.Maior controle sobre o meio ambiente, a partir do plantio e de técnicas mais avançadas de caça.
CientíficaMomento em que se desenvolve a ciência moderna, sobretudo a partir da matemática. São criadas novas filosofias e estruturas sociais, e têm início o domínio sobre outros povos.O meio ambiente passa a ser entendido como um espaço a ser conquistado e dominado. Recursos naturais passam a movimentar a economia, o que incentiva a exploração.
IndustrialMomento em que se desenvolvem as grandes indústrias. Dividida em três fases, a Revolução Industrial marca o domínio humano sobre as máquinas.A natureza passa a sofrer as consequências da exploração em um nível mais acelerado. A qualidade do ar e dos rios diminui. As cidades se expandem, o que gera uma diminuição da vida agrícola. O foco é a sobrevivência em massa, então a tecnologia passa a ser aplicada no meio ambiente para aumentar a produção.

É importante ter em mente que cada uma das revoluções impactou a nossa vida em diversos níveis, uma vez que as ações humanas estão sempre interligadas. Nesse sentido, nenhum evento histórico deve ser entendido como inteiramente bom ou ruim — o que importa, ao pensarmos na relação entre homem e natureza, é como cada um dos nossos avanços também pode representar, em outro aspecto, um retrocesso. 

As consequências do aquecimento global

O aquecimento global não é um fenômeno recente, mas só passou a ser discutido com seriedade nas últimas décadas, desde a Eco-1992. Embora venha se tornando um tema central quando o assunto é a sobrevivência humana, ele ainda não é tratado com o cuidado necessário, e as ações humanas continuam a piorá-lo gradualmente.

Como consequência, lidamos cada vez mais com catástrofes naturais e eventos de assustadora magnitude, como furacões, queimadas, tempestades, enchentes e tsunamis. Afinal, o nosso planeta é um ecossistema delicado, e o desequilíbrio em uma parte tão importante quanto a sua temperatura ocasiona um efeito cascata de tragédias.

Qual é o papel do homem na preservação do meio ambiente?

Da mesma forma que a ação humana é a principal responsável pela destruição do meio ambiente, ela é a única capaz de restaurar pelo menos parte das condições ideais da natureza. Para isso, porém, é necessário que a raça humana se comprometa com ações de preservação ambiental.

A adoção de novas práticas, embora não seja sempre simples, pode ter um importante impacto na recuperação de melhores condições de vida. As principais delas são:

  • A transição para fontes de energia renovável, que auxiliam a diminuir a queima de combustíveis fósseis, diminuindo a emissão de gases poluentes e freando o consumo de recursos naturais que não se renovam com facilidade.
  • A implementação de práticas agrícolas sustentáveis, como é o caso da agricultura familiar, que diminui o impacto negativo do agronegócio, como a monocultura, a contaminação de solos e rios e a redução da biodiversidade. Essas práticas também garantem a sobrevivência de mais famílias e o acesso de mais pessoas a alimentos de qualidade, sem agrotóxicos.
  • A conservação das florestas, que não só mantém o equilíbrio de fauna e flora, como também ajuda a regular a temperatura do planeta, melhora a qualidade do ar e diminui o número de acidentes naturais (como os deslizamentos).
  • A adoção de práticas de turismo sustentável, que movimentam a economia local sem que haja prejuízo às comunidades e ao ecossistema. 

Como melhorar a relação do homem com o meio ambiente?

Para que a relação entre homem e meio ambiente seja repensada, é necessário que diferentes agentes sociais atuem em direção a esse objetivo. Os esforços devem ser, portanto, coletivos, visando uma melhora na qualidade de vida de toda a humanidade, ainda que isso represente alguns sacrifícios.

A seguir, você conhece alguns desses agentes e compreende qual é o papel que eles podem desempenhar na construção de um relacionamento mais saudável do homem com a natureza.

Dica! Na hora de escrever uma redação sobre esse eixo temático, esses são alguns dos chamados GOMIFES, agentes que podem aparecer na sua proposta de intervenção!

O papel da escola

A escola é um dos primeiros espaços onde aprendemos a desenvolver a nossa consciência ambiental. Por isso, ela é um agente fundamental quando o assunto é a melhoria da relação entre homem e meio ambiente.

Por meio da Educação Ambiental, a escola pode promover uma mudança na maneira como entendemos a nossa relação com o espaço que habitamos no mundo. Além disso, pode incentivar a reflexão sobre as consequências das nossas ações a curto, médio e longo prazo.

Com a educação ambiental, portanto, é possível formar cidadãos conscientes e engajados em pautas ambientais. Isso significa que, no futuro, esses cidadãos poderão optar por caminhos e soluções mais sustentáveis, reduzindo, aos poucos, o impacto humano no meio ambiente.

O papel do poder Legislativo

O poder Legislativo é o principal responsável pela criação de leis nos diferentes âmbitos políticos (federal, estadual ou municipal). Por isso, o seu papel na melhoria da relação entre o homem e o meio ambiente está relacionado a elaborar as normas padrões que devem ser seguidas para que seja mantido o equilíbrio da natureza.

Nesse sentido, é papel do Estado e dos agentes do poder Legislativo definir os limites das ações do homem no meio ambiente, bem como as punições adequadas para quem os desrespeitar.

O papel do poder Executivo

O poder Executivo é o responsável por garantir que sejam executadas as leis e normas propostas e aprovadas pelo poder Legislativo. Por isso, o seu papel na melhoria da relação entre homem e meio ambiente é o de investigar quais agentes não estão cumprindo a legislação.

Faz parte do poder Executivo, por exemplo, o Ministério do Meio Ambiente. Criado em 1992, ele tem como principal missão promover a adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente. E, para isso, atua:

  • Na política nacional do meio ambiente e dos recursos hídricos;
  • Na política de preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas e biodiversidades;
  • Na proposição de estratégias, mecanismos e instrumentos econômicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais;
  • Nas políticas para a integração entre meio ambiente e produção;
  • No zoneamento ecológico-econômico.

O papel da mídia

A mídia é considerada, no Brasil e no mundo, o “quarto poder”, isto é, um agente de transformação não oficial, capaz de influenciar as ações humanas. Quando se trata do meio ambiente e da relação entre homem e natureza, portanto, sua principal tarefa é servir como um instrumento de denúncia de crimes ambientais e de conscientização ambiental.

Através da mídia, toda a população de uma região pode ficar ciente dos impactos negativos de algumas ações no meio ambiente. Também pode ser ela a responsável por divulgar novas políticas públicas, novas leis e mesmo de incentivar a adoção de práticas individuais que podem ter impactos significativos na proteção do meio ambiente.

Por fim, a mídia pode ser um importante agente de comunicação para explicar a urgência de melhorarmos o nosso relacionamento com a natureza. Através de notícias, documentários e entrevistas com especialistas, por exemplo, podemos atingir cada vez mais pessoas e promover uma maior consciência ambiental.

Redação pronta sobre o tema

Agora, leia uma redação pronta sobre o tema “Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente“:

Em suas memórias póstumas, Brás Cubas certa vez disse que não teve filhos para não transmitir a nenhuma criatura o legado da miséria humana. No que tange à preservação ambiental, tal pensamento torna-se assertivo, uma vez que a relação entre o homem e o meio ambiente tem se tornado cada vez mais deteriorada, evidenciando a degradação ambiental. Nesse sentido, deve-se observar as causas de tais atitudes e suas consequências. [1][2]

É preciso analisar, antes de tudo,[3], as causas desse desgaste ambiental. A partir da revolução industrial que ocorreu no século XVIII, a sociedade passou a utilizar cada vez mais os recursos naturais em prol de obter o maior lucro possível com seus produtos industriais, fortalecendo assim o capitalismo. Nesse sentido, o homem enxerga a natureza como uma fonte[5] essencial e inesgotável para o seu progresso. Entretanto, o meio ambiente não consegue renovar-se no mesmo ritmo em que é desgastado, o que torna essa relação danosa e desproporcional.

Consequentemente, notam-se inúmeros problemas devido ao convívio entre o homem e o meio ambiente. Dentre os quais pode-se citar: desaparecimento de espécies, poluição de rios e mares, destruição de habitats e alterações climáticas. Tais impactos são catalisados pelo consumo atual, uma vez que, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman,[6], vive-se em uma sociedade de consumo, e que este já faz parte do “metabolismo” humano. Assim, é evidenciado o colapso em que vive o ecossistema terrestre.[4]

Fica claro, portanto,[7] a urgência em resolver esse impasse. Primeiramente, é preciso que o Ministério do Meio Ambiente desenvolva projetos, em parceria com a iniciativa privada, a fim[9] de utilizar os recursos naturais de forma consciente, mesclando o progresso financeiro com a preservação ambiental. Ademais, esse ministério, em parceria com a Mídia, deve instruir a população, por meio de debates e ficções engajadas, a ser menos consumista e potencializar a capacidade de reutilizar e reciclar produtos, poupando assim, os recursos naturais. Dessa forma, o homem poderá viver em harmonia com o meio ambiente, e deixar um legado do qual Brás Cubas iria se orgulhar.[8] 

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [9] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
  • [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
  • [5] Você poderia ter explorado um pouco mais esse argumento. Seria relevante que você argumentasse que o governo também tem um papel nesse problema. Pelo menos cite brevemente essa relação entre o papel do governo na preservação natural.
  • [6] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
  • [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [8] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

A sua redação está muito boa, mas seguem algumas dicas de desenvolvimento e abordagem de problemáticas na correção que podem melhorá-la ainda mais. Boa sorte no Enem. 😀

Nota: 960

Estamos esperando a sua redação sobre “Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente” também! Adquira o seu pacote de correção da Imaginie e vamos estudar juntos!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Amanda Tracera

    Mestre em Letras, trabalha com conteúdo digital há 6 anos. É apaixonada por educação e tecnologia e passa o tempo livre com um livro nas mãos.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − catorze =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter