Conhecer a fundo cada uma das escolas literárias é substancial para entender bem a Literatura e, assim, mandar bem no Enem e demais vestibulares, né?
Sabendo disso e querendo te ajudar a gabaritar essa matéria, vamos neste post te contar tudo sobre o Pré-modernismo, suas características, como e quando esse movimento literário aconteceu no Brasil, além de te mostrar os principais autores dessa época.
Bora conferir este conteúdo? ? Então, partiu! ?
O que foi o Pré-modernismo?
O Pré-modernismo, considerado por muitos professores e estudiosos não como uma escola literária que sucedeu o Simbolismo, mas sim como uma transição entre esta escola e o Modernismo, que aconteceu no início do século XX, finalizando pouco antes da Semana de Arte Moderna em 1922 (marco para o início do Modernismo no Brasil).
O Pré-modernismo foi constituído por obras bem distintas e uniu características de outras escolas, como o neorrealismo, o neoparnasianismo e o neossimbolismo.
Entender o viés histórico que culminou no Pré-modernismo é muitíssimo importante para mandar bem no Enem e demais vestibulares. Isso porque, as matérias de literatura e história tem muito em comum e estudá-las em conjunto só trará benefícios a você.
Leia mais: “10 dicas de como estudar história para gabaritar em qualquer prova.”
Então, conheça a seguir um pouco sobre o contexto histórico vivido pelo Brasil durante a vigência do Pré-modernismo.
Qual foi o contexto histórico do Pré-modernismo?
No início do século XX, o Brasil passava por transformações na área da política, como a consolidação do regime republicano no país. A população ansiava por um Brasil moderno, que oferecesse aos seus trabalhadores condições sociais e empregatícias mais justas e menos desiguais, algo que, infelizmente, não aconteceu.
Frustrada, a população brasileira participou de revoltas, em resposta à reprovação das políticas republicanas. Alguns dos principais movimentos foram: a greve dos operários em São Paulo, a Revolta da Chibata, a Guerra de Canudos e a Revolta da Vacina.
Os escritores do Pré-modernismo, então, movidos por uma revolta social, adotaram uma postura crítica em relação à política e ao poder. As obras dessa época, conhecida como Pré-modernista e, que aconteceu 1910 e 1922, foi marcada por temas, como a marginalidade dos personagens e denúncias às desigualdades sociais.
Essa escola literária escancarou alguns dos problemas sociais brasileiros, dando início a um movimento de nacionalismo crítico no Brasil.
Muito bem, agora que você já conhece um pouco sobre o contexto histórico do Pré-modernismo no Brasil, vamos a seguir, te contar sobre as principais características desse movimento literário e artístico. Acompanhe!
Quais as características do Pré-modernismo?
Conheça algumas das principais características do Pré-modernismo, essa vertente literária que uniu algumas escolas anteriores e que antecedeu um dos maiores movimentos literários de resistência no Brasil, o modernismo:
- obras com a temática voltada à investigação e à denúncia de problemas sociais, como a miséria, as desigualdades sociais e os conflitos;
- literatura com viés crítico, já que as obras se aproximaram do contexto social e político vivido à época;
- tendência à marginalização dos protagonistas das histórias, apresentando como peças centrais, o caipira, o mulato, o sertanejo etc.;
- predominância de linguagem informal;
- presença de sincretismo estético, resquício de características das escolas realista e simbolista;
- presença de descrições minuciosas das personagens e dos cenários, algo advindo do naturalismo;
- forte valorização da cultura popular brasileira e dos regionalismos.
Essas são algumas das principais características do Pré-modernismo. No próximo tópico, vamos te contar sobre os principais autores dessa época e ainda te mostrar um exemplo de obra pré-modernista. Confira!
Quais os principais autores Pré-modernistas?
Os autores do Pré-modernismo foram cruciais para a inspiração de escritores que dariam início à primeira fase do Modernismo no Brasil logo após a Semana de Arte Moderna em 1922.
Portanto, é importante conhecê-los bem. Veja abaixo alguns dos principais nomes e sua contribuição para o movimento Pré-modernista brasileiro:
Euclides da Cunha
Este é um dos precursores do Pré-modernismo no Brasil, ele viveu entre 1866 e 1909. Uma de suas principais e mais relevantes obras: Os Sertões, mistura características de diferentes gêneros, como o romance, o tratado científico e antropológico e outros.
Essa obra conta a história do escritor ao visitar o nordeste e vivenciar a Guerra de Canudos. Dentro desse contexto, ele vê todo o sofrimento do sertanejo e como a injustiça imperou para o povo de Belo Monte, que foi massacrado pelas tropas do governo.
Para aumentar seus conhecimentos sobre esse autor e essa obra tão emblemática, vale a pena ver o filme: Deus e o Diabo na Terra do Sol, de 1964, que tem por objetivo contar um pouco da verdadeira história brasileira. Este documentário está disponível no Youtube.
Augusto dos Anjos
O período Pré-modernista não contou só com romances, ele também teve poesia. E um dos maiores representantes poetas desta escola foi Augusto do Anjos, que viveu entre 1884 e 1914.
Augusto dos Anjos impunha em suas obras poéticas aspectos enigmáticos, sombrios e pessimistas. Esse autor é fortemente influenciado por escolas literárias anteriores: do Simbolismo ele adota as figuras de linguagem que se relacionam à construção e forma dos poemas; da escola parnasiana, ele herda o apreço pelos sonetos e do Naturalismo ele incorpora o uso de termos científicos.
Bem versátil esse autor, não?
Veja um poema de Augusto dos Anjos e perceba toda a sua singularidade:
Versos Íntimos
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Outros autores que sempre são citados como Pré-modernistas são: Monteiro Lobato e Lima Barreto.
E, aí, curtiu conhecer o Pré-modernismo e já sabe tudo sobre essa escola literária? Então, que tal ler nosso post sobre como estudar literatura e mandar ainda melhor nessa matéria no Enem e demais vestibulares?