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#DesafioVem1000: As dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho [Redação pronta]

  • Roberta Firmino
  • 07/05/2020
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O último tema do #DesafioVem1000 de redação sobre o eixo temático economia foi “As dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho”.

Ver essa foto no Instagram

Chegou nosso último desafio #Vem1000 de abril.📝 E hoje vamos falar das dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho. ⠀ No Brasil, os jovens passam por algumas situações quando vão procurar seu primeiro emprego. A falta de experiência e não dominar habilidades necessárias para entrevistas de emprego podem ser os principais motivos para essa grande taxa de desemprego entre jovens. ⠀ E o que você acha sobre esse assunto? Conta pra gente aqui nos comentários.👇 ⠀ Se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e nota por competência, é só acessar o link na bio e fazer parte da Imaginie.❤ ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #abril

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em 30 de Abr, 2020 às 10:00 PDT


Como sempre, trouxemos um excelente exemplo de redação comentada para você se inspirar. Confira!

Exemplo de redação sobre o tema: As dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho

De acordo com a declaração de direitos humanos da ONU de 1948, todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego e proteção ao desemprego. Entretanto, tais garantias não são efetivadas no mercado de trabalho brasileiro, em razão dos altos índices de desemprego decorrentes da crise econômica pela qual perpassa o país desde 2015. O grupo mais afetado é composto por jovens recém-chegados no mercado de trabalho, que têm dificuldade de inserção causada, em primeira análise, pela seleção rigorosa e injusta à qual são submetidos. Outrossim, a ineficiência de programas de inclusão é um fator agravante para o quadro.[1][2]

Conforme o pensamento de Nelson Rodrigues, importante escritor brasileiro, “ o jovem tem todos os defeitos de um adulto e mais um: a inexperiência “. Com base nessa perspectiva, ainda que se leve em consideração o direito do empregador de escolher candidatos que melhor se qualifiquem para os cargos vagos, é evidente que a preferência por pessoas com experiência prévia retira do jovem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e desenvolver suas capacidades profissionais. Ademais, o cenário é acentuado pela crise econômica que assola o país, e a consequente diminuição da oferta de empregos.[3]

Reforça-se que os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa são fundamentos da República, de acordo com o art. 1° da CF/88.[4] Não obstante, as ações para a garantia destes são ineficientes, tendo em vista que programas como “Jovem Aprendiz “ e a medida provisória que instaurou o “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo “, que visam a inclusão de jovens no mercado, não têm adesão por parte das empresas, não dando, portanto, oportunidades para principiantes. A título de exemplo, a Lei da Aprendizagem exige que 5% do quadro de funcionários seja de aprendizes, enquanto a média nacional é de 2% (CIEE).[8] Sendo assim, é evidente a ausência de espaço para a classe juvenil no cenário atual.[5]

Destarte, a criação de mecanismos pelo Governo Federal para a inserção dos jovens no mercado de trabalho é substancial para que haja melhora da conjuntura. Portanto, por meio da ampliação de programas de inclusão e incentivos às empresas que aderirem a estes, como isenção parcial de impostos, o Poder Público viabilizará a maior adesão de empregadores, efetivando as medidas e garantindo o ingresso de forma justa dos jovens no mercado de trabalho. Além disso, deve haver um reforço da fiscalização das Secretarias do Trabalho, através da ampliação dos veículos de denúncia, para que haja, logo, o cumprimento de normas de inclusão estabelecidas por lei e assim garantir os direitos dos jovens e, consequentemente, aumentar o número de empregos destes no país.[6][7]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [7] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [2] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

    • [3] Você poderia ter explorado um pouco mais esse argumento.
    • [4] Citação muito bem relacionada à discussão.
    • [8] Bom uso de citação, ela foi relevante e enriquecedora para o texto.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [5] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [6] Parabéns! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção. O segredo é sempre voltar aos parágrafos de desenvolvimento e solucionar os problemas na ordem em que foram apresentados. Acima de tudo diga o que fazer, os meios para fazer e quem irá participar da proposta. Dessa forma, seu desempenho será um sucesso!

Nota: 960

E aí, preparado para escrever a sua redação sobre o tema “As dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho” e praticar para o Enem? Então, corra para escolher o seu pacote da Imaginie bora pro 1000!

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Roberta Firmino

Roberta Firmino

Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e SEO e apaixonada por educação.
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