As regras que gerem as relações entre trabalhadores e empregadores sempre foram determinantes para o bom funcionamento do mercado de trabalho.
Para que isso ocorra, elas devem ser claras e de fácil compreensão. Empresas e trabalhadores precisam saber os seus direitos e deveres na relação trabalhista. Além disso, as normas devem ser modernas, flexíveis e passíveis de negociação.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “O desemprego e as relações trabalhistas em debate no século XXI”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: O desemprego e as relações trabalhistas em debate no século XXI
A partir da 3ª Revolução Industrial [1], significativas mudanças trabalhistas surgiram. Foi nesse período que ocorreu a inclusão de robôs no processo produtivo, enquanto a mão de obra humana passou a ser menos lucrativa em determinados setores industriais. Logo [2], o posto de trabalho que outrora foi de um homem, perdeu espaço para máquinas cada vez mais tecnológicas e eficientes. Consequentemente [3], o desemprego estrutural começou a afetar diretamente as relações socioeconômicas, compondo a taxa de 6% de desempregados no Brasil, segundo dados do IBGE. [4] [5]
É notório que, se a utilização de robôs é lucrativa, essa tende a crescer. Visto isso, o ambiente de trabalho se tornou mais competitivo, uma vez que [6] há menos vagas e mais mão de obra livre. Como forma de contornar o problema, a pressão para construir currículos mais atraentes aumentou, fazendo com que o trabalhador necessite de uma melhor qualificação profissional. No entanto [7], devido a impasses econômicos, o aprimoramento do currículo é uma tarefa árdua. [14]
Isso posto, o desemprego daqueles que não conseguem entrar no mercado acentua a desigualdade social. Seja pela falta de tempo ou de dinheiro, matricular-se em cursos de inglês e informática, por exemplo, não são viáveis. Assim sendo [8], o individuo menos qualificado quando se insere no mercado ocupa cargos de baixa remuneração, contribuindo para a disparidade econômica. Por esse motivo, medidas devem ser tomadas não só para garantir empregos à população, mas [9] também para diminuir a desigualdade. [13]
Em suma, para que o índice de desempregos diminua, é necessária à intervenção estatal. A fim de assegurar empregos principalmente para a parcela mais pobre, o Estado deve investir em obras públicas, tal como foi durante a Copa do Mundo e Olimpíadas. Destarte, a oferta de empregos expandirá. Além disso [10], o poder legislativo precisa realizar mudanças na CLT para possibilitar seguro-desemprego melhor remunerado. Dessa maneira, o cidadão não ficará desamparado em caso de demissão, sem condições de comprar ou viver adequadamente. Por conseguinte [11], após essas ações serem tomadas, o Brasil se tornará um país mais justo e igual. [12]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [14] Não há erros graves de ortografia e há ocorrência de vocabulário mais formal.
Competência II: compreender a proposta
- [13] Excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo com proposição, argumentação e conclusão (proposta de solução). Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, em defesa de um ponto de vista.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [1] É sempre bom citar contexto histórico relacionado para sustentar o ponto de vista defendido.
- [4] Dados de pesquisas, com fonte, usados para sustentar o ponto de vista defendido!
- [5] Boa introdução, parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2] Excelente conectivo!
- [3] Bom conectivo, muito bem!
- [6] Excelente conectivo!
- [7] Outro bom conectivo!
- [8] Mais um bom conectivo!
- [9] Substitua por um conectivo mais formal de mesmo sentido, como “contudo”.
- [10] Substitua por um conectivo mais formal de mesmo sentido, como “ademais”.
- [11] Mais um excelente conectivo, muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [12] Proposta de solução bem elaborada. Detalhada quanto ao que deve ser feito, como, e por quem.
Comentário final
Bom texto, parabéns! Para ficar perfeito atenha-se aos conectivos variados, formais, para articular todas as ideias e enriquecer, ainda mais, o vocabulário. Boa sorte!
Nota: 960
Quer escrever sobre o tema “O desemprego e as relações trabalhistas em debate no século XXI” e receber o seu texto corrigido por nossos corretores? Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!