Sisu inscrição: fotografia de uma estudante focada olhando para o notebook.

Sisu inscrição: passo a passo para se inscrever em uma vaga na universidade pública

Roberta Firmino Enem e vestibulares

A abertura de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é muito aguardada pelos estudantes que buscam uma vaga em uma universidade pública. 

Como explicamos no artigo sobre o que é Sisu, a plataforma utiliza a pontuação do Enem para classificar os estudantes em universidades de todo o país!

Enquanto as inscrições estão abertas, são 4 dias de muita tensão! Afinal, milhares de candidatos estão disputando a vaga no curso dos sonhos. 

Mas, afinal, como funciona todo o processo do Sisu inscrição? Hoje vamos te explicar o passo a passo para você fazer tudo certinho. Bora lá?

Saiba quem pode se inscrever no Sisu

Antes de saber quais são os passos para fazer a inscrição no Sisu, é importante entender se você está apto a isso, certo?

Para participar do processo, é necessário:

  • ter feito o Enem no ano anterior;
  • não ter zerado a redação Enem;
  • não ter sido treineiro na última edição do Exame.

Simples, né? Se cumprir todos esses requisitos, é hora de se inscrever para o curso que você tanto deseja!

8 passos para o Sisu: inscrição

Para se inscrever no Sisu, não basta apenas logar na plataforma. Você precisa escolher o curso e a universidade pelos quais se interessa, além de acompanhar a sua classificação enquanto as inscrições estão abertas para saber quais são as probabilidades de conseguir a vaga.

Para ficar mais fácil de entender, separamos todas as informações que você precisa ter em mente em 8 passos do Sisu inscrição. Confira agora!

1. Faça o login na plataforma

As datas para fazer a inscrição no Sisu são divulgados no portal do Sistema. Geralmente, são 4 dias para se cadastrar, e você pode fazer o seu login quando quiser durante esse período.

Para fazer o login, basta ter em mãos o seu número de inscrição na última edição do Enem e a senha mais atual cadastrada em sua página do mesmo Exame.

2. Confirme os seus dados

Após fazer o login, você precisará confirmar os seus dados para que o Sistema possa entrar em contato com você quando preciso. Se for necessário, você também pode mudar essas informações depois.

3. Faça suas inscrições

Depois de confirmar os seus dados, é hora de finalmente fazer as suas inscrições! “Inscrições”, sim, no plural, porque você tem o direito de escolher a primeira e a segunda opção de curso.

Na tela “minha inscrição”, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

4. Pesquise as vagas

Agora é a hora de encontrar o seu curso dos sonhos! Você pode pesquisar a sua vaga digitando o nome da cidade da instituição que você quer estudar, o nome da universidade ou o nome do curso.

Então, serão apresentados os cursos resultantes da sua pesquisa e seus detalhes. Clicando em cada um, você poderá ver a quantidade de vagas disponíveis para cada modalidade (“ampla concorrência” e “ações afirmativas”).

Definiu para qual curso você quer se inscrever na primeira opção? É só clicar em “Escolher este curso”.

5. Selecione sua modalidade

O próximo passo para o Sisu inscrição é definir para qual modalidade você quer concorrer. Se escolher se inscrever por ações afirmativas, preste atenção ao que você deve comprovar no momento da matrícula.

Feito isso, é só clicar em “Escolher esta modalidade”.

6. Confirme sua inscrição

Pronto! Agora é só confirmar as informações do curso que você escolheu com cuidado, ver quais documentos você precisará para fazer a matrícula caso seja selecionado e, caso esteja certo da sua escolha, clicar em “Confirmar minha inscrição”.

7. Defina sua 2º opção

Voltando para a tela “Minha inscrição”, é só seguir os passos 4, 5 e 6 para fazer a sua inscrição em sua segunda opção de curso.

8. Acompanhe a sua classificação

Agora que as suas inscrições já estão feitas, você pode acompanhar as suas classificações na tela “Minha inscrição” diariamente e alterá-las caso queira durante todo o período de inscrição Sisu.

É importante ter em mente que apenas a última inscrição ou alteração confirmada será considerada.

Entenda o que fazer após a finalização das inscrições

Depois que o período de inscrições for finalizado, você poderá conferir se conseguiu a vaga em alguma das opções selecionadas. Se você tiver sido classificado em qualquer uma das opções, é só conferir as datas e documentos da matrícula para não perder a sua vaga. Mas, antes disso, comemore muito!

Gif de diversas pessoas aplaudindo.

Caso você não tenha sido classificado, pode escolher alguma opção de curso para o qual você quer entrar na lista de espera. Não desanime, afinal, você pode ser selecionado nas próximas chamadas. Fique atento!

E aí, conseguiu entender como fazer o Sisu inscrição? Esperamos ter te ajudado! Assine a newsletter da Imaginie para ficar sabendo de todas as datas e informações importantes desse Sistema.


Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.