Sisu inscrição: passo a passo para se inscrever em uma vaga na universidade pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A abertura de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é muito aguardada pelos estudantes que buscam uma vaga em uma universidade pública. 

Como explicamos no artigo sobre o que é Sisu, a plataforma utiliza a pontuação do Enem para classificar os estudantes em universidades de todo o país!

Enquanto as inscrições estão abertas, são 4 dias de muita tensão! Afinal, milhares de candidatos estão disputando a vaga no curso dos sonhos. 

Mas, afinal, como funciona todo o processo do Sisu inscrição? Hoje vamos te explicar o passo a passo para você fazer tudo certinho. Bora lá?

Saiba quem pode se inscrever no Sisu

Antes de saber quais são os passos para fazer a inscrição no Sisu, é importante entender se você está apto a isso, certo?

Para participar do processo, é necessário:

  • ter feito o Enem no ano anterior;
  • não ter zerado a redação Enem;
  • não ter sido treineiro na última edição do Exame.

Simples, né? Se cumprir todos esses requisitos, é hora de se inscrever para o curso que você tanto deseja!

Veja as mudanças do Sisu 2020/1

Na primeira edição do Sisu de 2020, as inscrições para o Sistema durarão 6 dias: de 21 a 26 de janeiro. Essa mudança foi anunciada em um vídeo, no dia 20 de janeiro, após a resolução de erros com a nota do Enem que afetaram 6.000 participantes do Exame.

As notas já foram corrigidas e os participantes podem verificá-la no site do Enem.

8 passos para o Sisu: inscrição

Para se inscrever no Sisu, não basta apenas logar na plataforma. Você precisa escolher o curso e a universidade pelos quais se interessa, além de acompanhar a sua classificação enquanto as inscrições estão abertas para saber quais são as probabilidades de conseguir a vaga.

Para ficar mais fácil de entender, separamos todas as informações que você precisa ter em mente em 8 passos do Sisu inscrição. Confira agora!

1. Faça o login na plataforma

As datas para fazer a inscrição no Sisu são divulgados no portal do Sistema. Geralmente, são 4 dias para se cadastrar, e você pode fazer o seu login quando quiser durante esse período.

Para fazer o login, basta ter em mãos o seu número de inscrição na última edição do Enem e a senha mais atual cadastrada em sua página do mesmo Exame.

2. Confirme os seus dados

Após fazer o login, você precisará confirmar os seus dados para que o Sistema possa entrar em contato com você quando preciso. Se for necessário, você também pode mudar essas informações depois.

3. Faça suas inscrições

Depois de confirmar os seus dados, é hora de finalmente fazer as suas inscrições! “Inscrições”, sim, no plural, porque você tem o direito de escolher a primeira e a segunda opção de curso.

Na tela “minha inscrição”, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

4. Pesquise as vagas

Agora é a hora de encontrar o seu curso dos sonhos! Você pode pesquisar a sua vaga digitando o nome da cidade da instituição que você quer estudar, o nome da universidade ou o nome do curso.

Então, serão apresentados os cursos resultantes da sua pesquisa e seus detalhes. Clicando em cada um, você poderá ver a quantidade de vagas disponíveis para cada modalidade (“ampla concorrência” e “ações afirmativas”).

Definiu para qual curso você quer se inscrever na primeira opção? É só clicar em “Escolher este curso”.

5. Selecione sua modalidade

O próximo passo para o Sisu inscrição é definir para qual modalidade você quer concorrer. Se escolher se inscrever por ações afirmativas, preste atenção ao que você deve comprovar no momento da matrícula.

Feito isso, é só clicar em “Escolher esta modalidade”.

6. Confirme sua inscrição

Pronto! Agora é só confirmar as informações do curso que você escolheu com cuidado, ver quais documentos você precisará para fazer a matrícula caso seja selecionado e, caso esteja certo da sua escolha, clicar em “Confirmar minha inscrição”.

7. Defina sua 2º opção

Voltando para a tela “Minha inscrição”, é só seguir os passos 4, 5 e 6 para fazer a sua inscrição em sua segunda opção de curso.

8. Acompanhe a sua classificação

Agora que as suas inscrições já estão feitas, você pode acompanhar as suas classificações na tela “Minha inscrição” diariamente e alterá-las caso queira durante todo o período de inscrição Sisu.

É importante ter em mente que apenas a última inscrição ou alteração confirmada será considerada.

Entenda o que fazer após a finalização das inscrições

Depois que o período de inscrições for finalizado, você poderá conferir se conseguiu a vaga em alguma das opções selecionadas. Se você tiver sido classificado em qualquer uma das opções, é só conferir as datas e documentos da matrícula para não perder a sua vaga. Mas, antes disso, comemore muito!

Gif de diversas pessoas aplaudindo.

Caso você não tenha sido classificado, pode escolher alguma opção de curso para o qual você quer entrar na lista de espera. Não desanime, afinal, você pode ser selecionado nas próximas chamadas. Fique atento!

E aí, conseguiu entender como fazer o Sisu inscrição? Esperamos ter te ajudado! Assine a newsletter da Imaginie para ficar sabendo de todas as datas e informações importantes desse Sistema.


Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × três =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter