O texto expositivo é um tipo de texto, dentro dos gêneros textuais, muitíssimo produtivo e utilizado em ambientes acadêmicos e escolares.
Ele é tão rico, que, por vezes, é confundido com o nosso famoso texto argumentativo, cobrado em vários vestibulares.
Apesar de não ser o mesmo tipo textual, o texto expositivo pode sim enriquecer as redações argumentativas que você escreve.
E é por isso que neste post vamos te mostrar o que é, suas características e ainda exemplos do texto expositivo, caso você precise escrevê-lo ou utilizá-lo como apoio em algum tipo de redação para o vestibular! Bora conferir esse conteúdo?
O que é um texto expositivo?
O texto expositivo possui a função de expor uma ideia, um conceito. E é por isso que este é um tipo textual muitíssimo presente em ambientes escolares e acadêmicos, em que as apresentações de pesquisa e seminários estão presentes.
Você também encontrará exemplos de textos expositivos em dicionários e enciclopédias. Isso porque este é um tipo textual que procura definir, conceituar, informar, descrever e comparar informações. Confira a seguir alguns exemplos de textos expositivos:
- seminários;
- palestras;
- conferências;
- entrevistas;
- trabalhos acadêmicos, como tese de mestrado, artigos e outros;
- enciclopédia;
- verbetes de dicionários.
Muito bem, agora que você já sabe o que é um texto expositivo, vamos te mostrar quais as suas principais características. Acompanhe!
Quais as características do texto expositivo?
Uma das principais características do texto expositivo é que ele deverá ser claro, didático e convincente.
Além disso, por ser um tipo textual versátil, ele pode ou não ser escrito em primeira pessoa do singular, a depender do público alvo ao qual será destinado.
Outro ponto é que, quando for uma palestra, algum trabalho acadêmico ou afins, ele deverá apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão.
Por fim, este é um tipo textual que apresenta um interlocutor, um receptor e uma mensagem que será estabelecida entre eles.
Quais são os tipos de texto expositivo?
O texto expositivo possui duas grandes formas. Conheça-as a seguir:
Texto expositivo-argumentativo:
No texto expositivo-argumentativo, você deverá, além de conceituar algo, apresentando a sua ideia, apresentar argumentos que defendam essa ideia.
Perceba que há uma diferença entre um texto expositivo e um texto argumentativo. Todo o texto argumentativo, como a redação Enem, será baseado em uma defesa de ponto de vista, por meio de argumentos de autoridade.
O texto expositivo, ao contrário, apesar de, neste caso, apresentar argumentos, está muito mais interessado em apresentar e conceituar uma ideia.
Ah agora sim ficou bem mais fácil de entender, né?
Texto expositivo-informativo:
No texto expositivo-informativo você deverá apenas apresentar um conceito ou uma ideia como o máximo de neutralidade e imparcialidade possível. Veja um exemplo para entender melhor este tipo de texto expositivo.
“ANS define teste sorológico para o novo coronavírus como cobertura obrigatória de planos de saúde
Exame detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. Paciente precisa de requisição feita por um médico.
Por G1
29/06/2020 11h14 Atualizado há uma hora
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu nesta segunda-feira (29) o teste sorológico para o novo coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União e passa a valer imediatamente.
A inclusão do teste teste sorológico no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde atende à decisão judicial dada em Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), de Pernambuco.
Assim, o exame pode ser feito sem custo extra, contando que haja requisição feita por um médico.
A mudança era ensaiada desde março pelo Ministério da Saúde. Naquela ocasião, o então secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse que os planos poderiam cobrar pelo teste pois o procedimento não estava no rol de cobertura obrigatória, mas que as empresas seriam obrigadas a bancar os testes.
- Brasileira que coordena testes com vacina para Covid-19 na Inglaterra explica dilema da prova de eficácia
Desde de março, os planos de saúde eram obrigados a cobrir o exame RT-PCR, que identifica a presença do material genético do vírus, com coleta de amostras da garganta e do nariz. Mas o teste não consegue detectar infecções em estágio inicial ou depois da cura da doença.
Com a medida anunciada hoje, a gama de testes se complementa com os sorológicos, que detectam a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.
Como a produção de anticorpos no organismo leva alguns dias para ser detectada pelo exame, o teste sorológico só é indicado após o oitavo dia de início dos sintomas.
- Planos de saúde dificultam acesso a testes da Covid-19 na região de Ribeirão Preto, dizem pacientes
Outros seis tipos de exame que ajudam no acompanhamento dos pacientes estão previstos legalmente, mas reportagem do G1 relata dificuldade de pacientes a terem acesso aos exames.
Segundo a ANS, o procedimento de cobertura obrigatória atinge planos da categoria ambulatorial, hospitalar e referência, contanto que o paciente tenha apresentado sintomas de quadro gripal, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que inclui oxigenação baixa do sangue e coloração azulada em lábios e rosto.
A agência também alerta que o “teste sorológico é de uso profissional e sua execução requer o cumprimento de protocolos e diretrizes técnicas de controle, rastreabilidade e registros das autoridades de saúde”.”
Essa é uma notícia retirada do site G1, que tem como objetivo apresentar uma informação de maneira mais imparcial e neutra possível.
Esperamos que este post tenha sido proveitoso para você e que a partir de sua leitura você tenha conseguido entender o que de fato é um texto expositivo. Aproveite para ler nosso post sobre texto dissertativo-argumentativo e ficar por dentro das características de um dos textos mais cobrados nos vestibulares!