Se você está se preparando para o vestibular, já deve saber que a redação tem um peso muito alto na média das provas, né? Por isso, vamos mostrar os tipos de conclusão existentes.
A produção textual é exigida em vários exames e, independentemente do gênero cobrado em cada prova, deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Dessa forma, todas as partes do texto precisam estar ligadas para deixar a mensagem coerente e compreensível ao leitor.
Quer conhecer as diferentes formas de encerrar um texto? Neste artigo, você vai descobrir características e tipos de conclusão e quais conectivos usar no último parágrafo do seu texto. Aproveite para colocar todas as dicas em prática!
Conclusão: definição e características
A conclusão de um texto serve para finalizar as ideias apresentadas na introdução e no desenvolvimento. Isso significa que o último parágrafo deve ter relação direta com o que foi trabalhado ao longo da produção textual.
Nesse sentido, para encerrar bem a redação do vestibular, a sua conclusão não pode ficar por último, ainda que o espaço de desenvolvimento dela seja no parágrafo final. Ela deve ser considerada desde o começo, quando você definir a tese e os argumentos do texto.
Depois de construir sua introdução e desenvolver os parágrafos de argumentação, é hora de fechar a redação da forma mais coerente possível, ok? Nada de incluir novas ideias e/ou encerrar o texto com perguntas abertas.
Lembre-se: o intuito de uma redação dissertativa-argumentativa, o tipo mais cobrado no vestibular, é convencer o leitor sobre uma determinada ideia.
Para saber exatamente o que fazer, basta continuar a leitura!
[MAPA MENTAL]
Estrutura da redação: conheça as características dos principais gêneros textuais que aparecem nos vestibulares
Conheça 3 tipos de conclusão
Na conclusão do seu texto, você pode recorrer à dedução, síntese ou solução, dependendo do que for solicitado na prova.
Abaixo, separamos as características dos tipos de conclusão mencionados. Confira:
Dedução
Nesse caso, você deve concluir a redação com a elaboração de um raciocínio decorrente dos argumentos apresentados no desenvolvimento do texto.
Síntese
A conclusão por síntese retoma as ideias apresentadas ao longo do texto. Em outras palavras, trata-se de um resumo do que já foi discutido, com a finalidade de expor os principais pontos da produção e garantir total clareza sobre a ideia defendida.
Para fazer uma boa síntese, você deve se limitar ao que foi apresentado na introdução e no desenvolvimento: retomar a tese e os argumentos utilizados para fortalecê-la. Mas cuidado: você não deve se repetir, apenas abordar a essência do que já foi explorado na produção.
Solução
Agora chegou o momento de falar sobre a conclusão por solução, que é o tipo cobrado no Enem. Talvez você a conheça pelo nome “proposta de intervenção”, acertei?
De qualquer forma, esse tipo de conclusão não é nada mais do que a proposição de uma solução para o problema apresentado.
A conclusão por solução já existia antes do Enem, que apenas modificou um pouco esse tipo de estratégia. Com o Exame, criaram um esquema sistematizado para os participantes apresentarem mais do que uma simples solução, já que é impossível resolver uma questão social em mais ou menos cinco linhas. Dessa forma, surgiu a proposta de intervenção.
Para alcançar nota máxima na competência V da redação Enem, ou seja, “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade cultural”, você deve considerar cinco aspectos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
Isso significa que você deve apresentar as ações necessárias para resolver a questão da prova; mencionar os agentes responsáveis pela execução de tais ações; explicar a melhor forma de colocar em prática as medidas sugeridas; e discorrer sobre os efeitos esperados e os detalhes sobre a intervenção.
Dicas para a proposta de intervenção
Nossa primeira dica para a proposta de intervenção é não sugerir ideias utópicas ou genéricas, ok?
Para ter um bom desempenho nessa parte da redação, você deve sugerir que algum órgão do governo federal reformule uma determinada lei, por exemplo. Ou que um órgão fiscalizador seja criado para garantir a efetivação de algum acordo. Nada de sugerir apenas que “o governo deve agir”.
Outra coisa que você precisa observar na proposta de intervenção é a coerência com as informações apresentadas ao longo do texto. Já mencionamos isso algumas vezes neste artigo, mas não custa nada reforçar, né? Tenha muita atenção!
Quais conectivos usar na conclusão da redação?
Agora que você já conhece os tipos de conclusão existentes, vamos dar exemplos de conectivos para usar no parágrafo final do seu texto.
Veja:
- Em suma; em síntese; em resumo; assim sendo; logo; portanto; então; por isso; por conseguinte; de modo que; dessa forma.
E aí, gostou de aprender sobre os tipos de conclusão existentes e já quer colocar todas as dicas em prática? Então dá uma olhadinha nos planos da Imaginie e escolha o melhor pacote de correção de redação para você!