O Enem é um Exame bastante extenso, ele possui 180 questões divididas em dois de dias de prova.
No primeiro dia de prova, você verá 45 questões de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e uma redação Enem, já no segundo dia você verá 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
O conteúdo deste extenso Exame conta com tudo o que você viu em seu ensino médio de maneira bem contextualizada. E o Inep (órgão que organiza o Enem) determina, por meio de um edital, os assuntos que vão ser cobrados nas provas e ainda a matriz do Enem.
Mas calma aí! O que é a matriz do Enem?
Se você está se preparando para prestar o Exame deste ano, mas não sabe o que é a matriz do Enem, não precisa se preocupar, pois neste post vamos te contar tudo sobre este tema para que você mande super bem no Enem e alcance a vaga no curso e universidade dos sonhos!
O que é a matriz do Enem?
A matriz do Enem é também conhecida como matriz de referência.
De modo geral, as matrizes de referência são utilizadas para organizar as competências e habilidades que serão exigidas em provas de larga escala, como o Enem.
A competência é um conjunto de conhecimentos mais amplo, que o estudante deve possuir sobre determinado conteúdo. E habilidades são as formas com as quais o candidato deverá manusear as competências.
Explicando de maneira mais simples: competência é um conhecimento macro, enquanto habilidade é a maneira com a qual você demonstra que domina aquela competência.
No Exame Nacional do Ensino Médio há quatro matrizes de referência, uma para cada área do conhecimento e suas respectivas disciplinas:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia;
- Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.
Além de matrizes específicas, o Inep também determina eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento e vamos apresentá-las a você a seguir:
Quais os Eixos Cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento determinados pela matriz do Enem?
Os Eixos Cognitivos determinados pela matriz do Enem a todas as áreas de conhecimento são 5:
- I Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
- II Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
- III Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
- IV Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
- V Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural;
Além de conhecer e dominar estes 5 eixos cognitivos comuns, para fazer um bom Enem você deve também possuir conhecimento sobre o que determina cada uma das matrizes de referência de cada área.
Portanto, a seguir vamos te mostrar mais especificamente a matriz do Enem para cada área de conhecimento. Acompanhe!
O que determina a matriz do Enem de Linguagens, códigos e suas Tecnologias?
A primeira matriz do Enem de que vamos tratar é da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Esta área engloba os conteúdos de Língua portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Inglês ou Espanhol (à sua escolha), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Para fazer uma boa prova de Linguagens, você deverá conhecer cada uma das competências e habilidades descritas na matriz do Enem para esta área, pois será a partir disso que você deverá guiar seus estudos, focando no que o exame quer que você saiba a respeito dos assuntos que irão cair em sua prova.
Para a área de Linguagens, o Inep determina 9 diferentes competências e para cada uma delas, pelo menos, 3 habilidades. Veja um exemplo de competência e habilidades desta área:
Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. |
H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político |
H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. |
H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. |
Este é apenas um exemplo, ok? Para saber sobre todas as competências e habilidades exigidas, leia atentamente a matriz do Enem da área de Linguagens. Após essa leitura completa e atenta você conseguirá guiar seus estudos, entendo quais conhecimentos o Exame quer de você.
Assim, será mais fácil estudar todos os assuntos que você se propôs e que estão em seu cronograma de estudos para o Enem, voltando sua atenção ao que realmente precisa absorver deles.
Importante mencionar que as matrizes de referência são apenas para as provas de múltipla-escolha do Enem, mas você não pode se esquecer de ler também a cartilha de redação disponibilizada pelo Inep e conferir como ela deve ser estruturada.
Nesta cartilha você encontrará informações que se referem a cada uma das 5 competências que são cobradas na redação e como conseguir fazer um texto que as contemple de maneira satisfatória.
A leitura da cartilha também será válida para que você veja de que maneira a correção de sua redação será feita e por quem. Você verá por quais possíveis motivos seu texto pode ser zerado e então evitar cometer erros que culminem nesta penalidade. E ainda encontrará a análise de redações nota 1000 da edição imediatamente anterior e pode, quem sabe, se inspirar nos textos e tentar atingir a nota máxima quando fizer a sua redação!
Vale lembrar que a cartilha é renovada a cada ano e a de 2020 ainda não foi divulgada. Porém, você pode conferir todas as informações na cartilha de redação de 2019, já que o tipo e o gênero textual (dissertativo-argumentativo) cobrado pelo Enem é sempre o mesmo e as instruções sobre as competências também permanecem iguais.
O que determina a matriz do Enem de Ciências Humanas e suas Tecnologias?
No primeiro dia de provas você realizará também a prova de Ciências Humanas e, por isso, vamos agora tratar da matriz do Enem para esta área.
A matriz do Enem de Ciências Humanas determina 5 competências e, ao menos, 4 habilidades para cada uma delas.
Veja a seguir um exemplo de competência e habilidades a ela atreladas:
Competência de área 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. |
H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social |
H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. |
H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. |
H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. |
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. |
Lembramos que este é apenas um exemplo e para conhecer as demais competências e habilidades que a prova de Ciências Humanas espera de você, é necessário ler a matriz na íntegra.
Além de ler com atenção todas as competências e habilidades da área de Ciências, você deve também analisar o edital do Enem e ver quais os assuntos cobrados pelo exame. Afinal, de nada adianta saber o que você deverá depreender dos conteúdos se não conhecer as matérias exigidas pelo Exame.
Porém, como você verá no edital, as provas do Enem irão cobrar tudo o que você estudou durante os três anos de seu ensino médio (o que não é pouca coisa!).
Portanto, é importante saber quais os assuntos que mais caem, para enfim conseguir otimizar sua rotina de estudos e estudar o que de fato cai no Enem sem perda de tempo.
O que determina a matriz do Enem de Matemática e suas Tecnologias?
No segundo dia de provas, você fará 45 questões de Matemática. E o que a matriz do Enem diz sobre esta área?
Bom, a matriz do Enem para Matemática conta com 7 competências e no mínimo 3 habilidades para cada uma destas competências.
Veja a seguir um exemplo de competência e suas respectivas habilidades para a área de Matemática:
Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. |
H1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais. |
H2 – Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. |
H3 – Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. |
H4 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. |
H5 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos. |
Além de ler a matriz do Enem é necessário saber o que mais cai em matemática no Exame e ainda como estudar para esta área que para uns é um sucesso e para outros nem tanto.
Se você é ou não da área das exatas, aí vai uma dica mara para estudar os conteúdos desta disciplina: use mapas mentais para se localizar.
É isso mesmo! Ainda que a matemática seja uma matéria muito prática, ela também possui uma parte teórica e, como você pôde notar pela leitura dos eixos cognitivos comuns e ainda pela própria competência e habilidades descritas acima, os assuntos da matemática serão cobrados de maneira contextualizada. Isso significa que você deve sim conhecer e saber usar a teoria.
Os mapas mentais são ótimas ferramentas de estudo, com cores e uma linguagem mista, que envolve desenhos, setas e, claro, o conteúdo a ser estudado. Eles te ajudarão a manusear a teoria e aplicá-la à prática dentro da matemática.
O que determina a matriz do Enem de Ciências da Natureza e suas Tecnologias?
A última matriz do Enem de que vamos tratar é a da área de Ciências da Natureza.
Esta área conta com 8 competências e cada uma destas conta com, pelo menos, 3 habilidades. A seguir vamos te mostrar um dessas competências e suas habilidades. Confira:
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. |
H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos. |
H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros. |
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos. |
H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos. |
As competências e habilidades são bem gerais e dizem respeito a todas as disciplinas que englobam as Ciências da Natureza: biologia, física e química.
Vale lembrar também, que esta é a maior área interdisciplinar de todo o Enem. Portanto, quando estiver lendo e analisando a matriz do Enem de Ciências da Natureza, faça isso de maneira aberta pensando em como as três disciplinas desta área conversam entre si.
Curtiu conhecer mais sobre a matriz do Enem de cada área do conhecimento? Aproveita então e dá uma conferida no que estudar para o Enem no post que fizemos todinho para você mandar superbem no Exame!