De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, o Brasil já é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia.
O estado que mais produziu lixo em 2019 foi São Paulo, com 498 kg de resíduos sólidos gerados por apenas um paulista durante o ano. Santa Catarina produziu menos lixo, com 257 kg de resíduos sólidos por habitante.
Apesar desses dados alarmantes, a coleta seletiva nos municípios aumentou de 29% entre 2010 e 2019, e 73% das cidades brasileiras já possuem esse tipo de coleta.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “O lixo e a sociedade de consumo no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: O lixo e a sociedade de consumo no Brasil
No longa-metragem “Wall-e”, da Pixar, é retratada uma sociedade distópica marcada pelo consumo exacerbado e, consequentemente, por uma produção intensa de resíduos. Fora da ficção, a questão do lixo, na sociedade brasileira, representa um empecilho ao desenvolvimento sustentável do país. Dessa forma, o consumismo e, sua precursora, a industrialização são catalisadores do agravamento da problemática. Dito isso, vale destacar as causas e consequências dessa problemática, que estão relacionados à atuação do sistema capitalista aliada a danos ao meio ambiente. [1] [2]
A princípio, constata-se o consumo inconsciente da população pela influência da sociedade capitalista como o responsável pelo aumento de resíduos na superfície terrestre. Isso porque, consoante ao sociólogo Herbert Marcuse, a “Indústria Cultural” [3], por intermédio de métodos coercitivos, internaliza na sociedade falsas necessidades, induzindo-a a um padrão de consumo irracional, em buscar de fomentar o lucro. Nesse viés [4], este, aliado ao não reaproveitamento do lixo configura-se uma barreira para supressão do problema, pois, este, ao ser reciclado pode ser reinserido na dinâmica de produção, mitigando os impactos que teria caso fosse para lixões ao céu aberto. [5]
Seguindo esse pressuposto, é lícito postular o padrão de industrialização não sustentável como empecilho para diminuição desses resíduos no meio ambiente. Sob essa óptica, como supracitado, esses resíduos são direcionados a lixões a céu aberto, invés de empresas recicladoras, dessa forma, sua presença na natureza é nociva aos ecossistemas terrestres. Pois, [7] a decomposição de sua matéria orgânica libera um líquido prejudicial aos seres vivos, o chorume, um dos responsáveis pela contaminação do solo e lençóis freáticos. Dessa maneira [6], uma mudança no padrão de industrialização, visando o desenvolvimento sustentável, mostra-se benéfica para manutenção do equilíbrio ecológico. Portanto, é mister que o Estado tome medidas para atenuar a questão do lixo na sociedade brasileira. [10]
Posto isto [9], é fulcral ao Ministério do Meio Ambiente, em parceria com empresas recicladoras de lixo, criar o projeto “Repensando o lixo”, por meio de inclusão na agenda governamental, a fim de que os resíduos produzidos pela população possam ser reciclados e reintroduzidos no ciclo de produção industrial. Ademais, deve ser designado ao Ministério da Educação à implementação de palestras nas escolas, ministradas por ambientalistas, desde o ensino básico, sobre as consequências do lixo, através da inclusão na Base Nacional Comum Curricular, com intuito de gerar nos docentes uma consciência de responsabilidade para com o meio ambiente. Nesse sentido, situação tal como a de “Wall-e” será evitada e, assim, o país poderá desenvolver-se de maneira sustentável. [8]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [7] Retire a vírgula.
- [10] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [5] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [4] Bom uso do conectivo!
- [6] Bom uso do conectivo!
- [9] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [8] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Texto com fundamentação coerente em relação ao tema proposto e poucos deslizes. Continue praticando!
Nota: 1000
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