Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: A exploração trabalhista na sociedade moderna [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No desafio #vem1000 de hoje, a proposta é discutir as condições de trabalho por meio do seguinte tema: A exploração trabalhista na sociedade moderna.

Veja abaixo um exemplo de redação sobre o tema:

Exemplo de redação sobre o tema: A exploração trabalhista na sociedade moderna

Em 1789, o Iluminismo consolidou a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, a qual garantiu pela primeira vez dignidade humana a todos. Entretanto, no Brasil contemporâneo, os ideais iluministas não são experimentados na prática em razão do grave problema da exploração trabalhista. Nesse sentido, o combate a essa forma de trabalho degradante pressupõe não só um olhar para a formação social do povo brasileiro, mas também para a aplicação das garantias legais. [1]

Em primeiro lugar, a questão trabalhista evidencia a prevalência da cultura de abuso no Brasil. A esse respeito, o sociólogo Gilberto Freyre, na obra “Casa-grande e Senzala”, defendeu que a formação do brasileiro ocorreu pela colônia de exploração, em que negros e índios eram escravizados para servir o patriarca branco “europeu”. Essa política retrógrada, denunciada por Freyre, dialoga com a atualidade à medida que minorias sociais, sobretudo as raciais, as socioeconômicas e as de gênero, são compelidas a trabalharem em turnos exorbitantes, em condições insalubres e com baixa remuneração. Dessa forma, enquanto a exploração for a regra, a dignidade pretendida desde o Iluminismo será a exceção. [2] [3] [4] [5]

Além disso, é fundamental que as garantias legais não fiquem apenas na teoria. Nesse viés, o escritor Gilberto Dimenstein cunhou o conceito “Cidadão de Papel” para designar a não correspondência entre os direitos escritos e sua prática. Dimenstein defende que direitos não usufruídos, por exemplo o de ter condições salubres de trabalho, marginalizam e desamparam os indivíduos. Assim, por consequência [6] desse distanciamento legal, o trabalhador tende a ficar desamparado e a perder a sensação de cidadania.

Portanto, a exploração trabalhista no Brasil precisa ser combatida. Para tanto, o Ministério do Trabalho [7], principal órgão responsável pelo tema [8], deve, com urgência, amparar o empregado [9], por meio de ampliação da fiscalização das condições de trabalho [10], que poderá ocorrer em dias e horários alternados, a fim de garantir que as leis trabalhistas sejam de fato cumpridas [11]. Então, a cidadania deixará de ser [13] mero papel e poderá ser consolidada no Brasil. [12]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [6] Boa construção sintática, parabéns!
  • [13] Substitua esta palavra. “Então, a cidadania deixará de estar apenas no papel…

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [2] Excelente! Retomou o primeiro argumento mencionado no parágrafo inicial e trouxe uma fonte para confirmá-lo.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Você aplica conceitos de outras áreas do conhecimento. Parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [4] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [7] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
  • [8] Apresentou o detalhamento de pelo menos um dos elementos obrigatórios (agente, ação, meios, finalidade). É isso aí! 🙂
  • [9] Apresentou a ação da proposta. Ótimo!
  • [10] Apresentou os meios de resolução dos problemas.
  • [11] Apresentou a finalidade da proposta. Parabéns!
  • [12] Parabéns! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção. O segredo é sempre voltar aos parágrafos de desenvolvimento e solucionar os problemas na ordem em que foram apresentados. Acima de tudo diga o que fazer, os meios para fazer e quem irá participar da proposta. Dessa forma, seu desempenho será um sucesso!

Comentário final

O seu texto está excelente. Parabéns!

Nota: 1000

Para escrever uma redação sobre o tema “A exploração trabalhista na sociedade moderna” e receber feedbacks completos, basta contratar um plano de correção da Imaginie. Aproveite!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter