Olá, estudante! Bora para o desafio #vem1000 da semana?
O tema de hoje é: “A substituição do caderno por notebooks e tablets: evolução ou atraso cognitivo?”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos cada vez mais!
Exemplo de redação sobre o tema: A substituição do caderno por notebooks e tablets: evolução ou atraso cognitivo?
[4] A Revolução Técnico-Científico-Informacional, ocorrida no século XX, trouxe muitos avanços para o mundo, com destaque para os computadores. [1] Nessa perspectiva, nos dias atuais, houve um incremento ainda maior das tecnologias no dia dia das pessoas, haja vista que os smartphones, tablets e notebooks são constantemente encontrados, sobretudo nos ambientes escolares. [2] No entanto, todo esse conjunto de inovações tem gerado impasses nos processos pedagógicos hodiernos, [3] de uma vez que são hipervalorizados os usos desses recursos e abandonados os tradicionais e funcionais métodos de ensinos em salas de aulas.
[5] Sob esse viés, tornou-se comum o uso de tablets e notebooks em escolas e universidades, o que é passível de contestações. [6] Nesse contexto, de acordo com uma pesquisa feita pela [8] Universidade de Michigan, 75 [7] por cento dos alunos perdem o foco das aulas ao usarem as tecnologias para lhes auxiliarem. Tal fato gera uma reação em cadeia de fracassos na educação, pois os professores se sentem desestimulados pelo [9] baixo aprendizado dos seus alunos e estes acabam saindo da escola sem saber o mínimo para as suas vidas. Tudo isso causará, no futuro, a massificação da formação de pessoas que não sabem o necessário.
[10] Outrossim, o sucateamento dos métodos clássicos de ensinos tem sido muito impulsionado, principalmente pelos governantes. Como prova disso, pode-se mencionar que 81 [11] por cento das [12] escolas públicas do [14] País possuem salas de informática, dados estes coletados pelo Censo Escolar. Essa conjuntura gera preocupações sociais, uma vez que o sistema de ensino brasileiro não [13] possui um método para a devida integração dos computadores no aprendizado. [15] Assim, é nítido que, hoje, as tecnologias não substituem o papel do ensino tradicional.
[16] Portanto, urge a [22] intervenção do Estado para sanar os impasses sobreditos. Logo, o [17] Ministério da Educação [18] deve criar um plano nacional para uma gradual conexão entre os métodos tradicionais e os tecnológicos de ensinos nas escolas, [19] por meio da cooperação entre pedagogos e cientistas da computação. Com isso, terá um [20] método claro de ensino que induza ao aprendizado, [21] estimulando os professores e os alunos para uma formação de cidadãos pensantes. Fazendo-se isso, o Brasil estará trilhando um caminho no qual a educação será mais proveitosa.

Quer garantir a nota 1000? Pratique redação com diversas propostas de temas no modelo Enem.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [7] Substitua esta palavra por 75%.
- [11] Substitua esta palavra por 81%.
- [22] Boa construção sintática, parabéns!
Competência II: compreender a proposta
- [3] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [4] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [14] Muito bem! Neste texto, demonstrou compreensão do tema e que possui domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, apresentando uma introdução em que a tese a ser defendida é explicitada, argumentos para sustentar esse ponto de vista e conclusão, além de atender à exigência do ENEM de elaborar proposta de solução. Entretanto, os argumentos podem ser melhor desenvolvidos.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [8] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
- [12] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado.
- [13] Você poderia ter explorado um pouco mais esse argumento.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [1, 2, 5, 6, 10, 15, 16] Bom uso do conectivo!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [17] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
- [18] Apresentou a ação da proposta. Ótimo!
- [19] Apresentou os meios de resolução do problema.
- [20] Apresentou a finalidade da proposta. Parabéns!!
- [21] Apresentou o detalhamento de pelo menos 1 dos elementos obrigatórios (agente, ação, meios, finalidade). É isso aí! 🙂
Comentário final
Aluno (a), você compreendeu a proposta, parabéns! Por fim, continue a praticar, pois você está no caminho certo. Conte conosco! 🙂
Nota
960
Gostou? Agora é sua vez de treinar a escrita sobre o tema “A substituição do caderno por notebooks e tablets: evolução ou atraso cognitivo?”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!