Você já se perguntou como é calculada a nota do Enem? Após realizarem a prova, alguns estudantes já procuram um gabarito extraoficial para verificar quantas questões acertaram. No entanto, quando o resultado individual do Exame é divulgado, muitos acreditam que a sua nota não tem relação com a quantidade de acertos na prova. Por isso, vamos explicar como funciona o método de correção utilizado no Enem!
Você pode até ter acertado a mesma quantidade de questões que o seu amigo, mas provavelmente vocês não vão receber a mesma nota. Por que isso acontece? Bom, diferente das provas que são aplicadas nas escolas, a nota do Enem não é calculada com base no número de questões que certas. O método de correção utilizado no Exame é um pouquinho mais complexo do que isso, então continue lendo para se informar!
Como é calculada a nota do Enem: provas objetivas
Você tem razão: de início, parece que a quantidade de questões que você acertou nas provas objetivas do Enem não tem relação nenhuma como a sua nota. Isso acontece por um motivo: a avaliação do Exame é feita a partir de critérios que levam em consideração outros aspectos importantíssimos para garantir que a pontuação seja feita de forma justa.
A nota do Enem é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que examina o nível de dificuldade das questões para calcular a nota de cada aluno.
Porém, não é como se apenas fosse atribuído um peso a cada item (que é como cada questão é chamada nessa teoria). A sua nota final depende também da sua trajetória ao longo da prova, ou seja, de quais questões você acertou e quais errou.
Ficou confuso? Então vamos a um exemplo. Suponha que um amigo está tendo dificuldades em fazer a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ele tenta resolver alguns exercícios de nível mais fácil, mas infelizmente erra grande parte deles. Quando chega a hora de resolver itens mais difíceis, ele resolve chutar e até consegue acertar alguns.
Enquanto isso, você se dedicou ao longo do ano todo e, quando chega o dia da prova, está mais preparado. Você resolve tranquilamente e acerta todas as questões fáceis, mas quando resolver as mais difíceis, erra a maioria.
Você acha que seria justo o seu amigo receber uma nota maior por ter chutado e acertado uma questão considerada mais difícil enquanto você resolveu, de fato, as questões com conteúdo mais básico e acertou todas? Não, né?
Então, a TRI consegue detectar esse tipo de desvio, e é exatamente por isso que as notas finais sofrem tanta variação!
Ou seja, se você acerta as questões mais difíceis — que exigem um nível de conhecimento mais avançado —, é porque deveria já ter o conhecimento mais básico relacionado às questões de nível mais fácil. É isso que faz sentido.
Então, respondendo a sua pergunta sobre como é calculada a nota do Enem: por meio da TRI, a pontuação é definida a partir do nível de dificuldade das questões do Exame e da coerência das suas respostas.
Tá, mas quem define qual é o nível de dificuldade de cada item?
Todas as questões no Enem são aplicadas anteriormente para que centenas de estudantes façam as suas resoluções. Isso quer dizer que todos os itens das provas já foram validados e que o sistema de avaliação do Exame já conta com uma enorme base de dados para fazer a análise dos resultados.
Então, pode ficar tranquilo: tudo é muito bem validado estatisticamente antes mesmo de você fazer as provas!
Tem que acertar quantas questões para passar no vestibular?
Como você já deve ter percebido, quando falamos de Enem, não importa quantas questões você acertou, e sim a coerência dos seus acertos e erros.
Isso quer dizer que não adianta nada conferir o gabarito? De forma nenhuma! É sempre bom ter, no mínimo, uma ideia de como foi o seu desempenho na prova. Porém, é fundamental ter em mente que a pontuação final de cada prova objetiva depende dos outros fatores que citamos aqui.
Como a nota da redação é calculada?
Quando se trata da redação Enem, a história é diferente. A correção não é feita por um sistema de inteligência artificial, e sim por corretores certificados e preparados para o Exame.
Então, como é calculada a nota do Enem nesse caso? A nota da redação é calculada a partir da avaliação de 5 competências determinadas pelo próprio Enem:
- Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Ao receber a sua redação, o corretor vai atribuir a nota de cada competência de acordo com o seu nível de desempenho em cada uma delas.
Como a redação vale, ao todo, 1000 pontos, você pode tirar até 200 pontos em cada competência. Confira os níveis de avaliação e suas pontuações de referência:
- desclassificado: 0 pontos;
- precário: 40 pontos;
- insuficiente: 80 pontos;
- mediano: 120 pontos;
- bom: 160 pontos;
- ótimo: 200 pontos.
Após determinar qual é o seu nível em cada competência, o corretor vai somar os pontos e chegar à nota final da sua redação.
Como é calculada a nota final?
Você consegue saber qual é a sua nota final em cada prova do Enem quando o resultado individual é divulgado no portal do Exame.
Porém, quando você utiliza a sua pontuação para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou Financiamento Estudantil (Fies), a nota considerada é a final, ou seja, é relacionada a todas as provas do Exame.
E como essa nota final é calculada? Isso depende muito da universidade e do curso que você escolher. Vamos falar sobre isso mais para frente! Agora, veja como descobrir a sua média final.
Como calcular a média do Enem
Para calcular a sua média do Enem, basta somar as pontuações das 4 provas objetivas mais a nota da redação e dividir por 5. Pronto! Assim, você já terá uma boa ideia de qual é a sua nota final.
Porém, alguns cursos e universidades garantem um maior peso à determinada prova. Se você quer fazer uma graduação em Letras, por exemplo, pode ser que as provas de Redação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias tenham um maior peso no cálculo da nota final.
Sendo assim, a sua nota para entrar naquele curso será diferente da média simples que ensinamos a calcular aqui. É importante ter em mente que tudo isso depende do curso e da universidade que você escolheu!
Qual é a nota mínima do Enem para entrar na faculdade?
Cada programa tem os seus critérios de inscrição. Aqui, vamos focar no Sisu, que é o sistema que garante a entrada de milhares de alunos nas universidades públicas de todo o país. Para você ter uma ideia, só no segundo semestre de 2019 foram ofertadas 59.028 vagas!
Para se inscrever no Sisu, basta que você não tenha zerado a redação. Porém, é importante saber que algumas universidades exigem notas ou médias mínimas para que você se inscreva em alguns cursos.
E para, efetivamente, entrar em uma instituição pública? Bom, isso depende da nota de corte de cada curso.
O que é e como é calculada a nota de corte?
A nota de corte é a nota mínima que você precisa ter para entrar em determinado curso e é exatamente a pontuação alcançada pelo último candidato que conseguiu a vaga. Ou seja, se você optou por um curso com 38 vagas e ele tem 180 candidatos, a nota do 38º estudante classificado é a nota de corte desse curso.
As inscrições para o Sisu duram alguns dias. Portanto, a nota de corte pode ser alterada até o último dia, já que novos candidatos podem entrar ou trocar a opção de curso e universidade.
Sendo assim, a nota de corte final é a nota referente ao momento em que as candidaturas fecharam e a lista para a primeira chamada do curso também. Mas não se preocupe! Dependendo da instituição, ainda existe a possibilidade de entrar nas próximas chamadas caso a sua pontuação tenha ficado abaixo da nota de corte.
E aí, deu para entender como é calculada a nota do Enem? Então, que tal conferir como estudar redação para alcançar a nota 1000 nessa prova e passar no curso dos seus sonhos?
Quer praticar para o Enem com simulados online, questões inéditas, correção TRI e redação? Conheça a Imaginie Simulados .