Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: Debate sobre a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quanto mais a cultura do cancelamento cresce, mais condenações são feitas no tribunal da internet. Para discutir a questão, separamos o seguinte tema: Debate sobre a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea.

Veja um exemplo de redação sobre o tema:

Exemplo de redação sobre o tema: Debate sobre a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea

O cancelamento surgiu como uma forma de romper com uma estrutura de poder para fazer uma denúncia justa por parte de grupos oprimidos e forçar ações políticas de marcas e figuras públicas. Entretanto, na sociedade contemporânea, esse movimento se tornou uma prática muito frequente, a qual provoca uma grande quantidade de vítimas dessa cultura do cancelamento. Nessa perspectiva, é válido ressaltar as causas e os efeitos dessa problemática. [1] [2]

Primeiramente, é fundamental a análise das causas dessa nova cultura. A princípio, percebe-se que alguns motivos do cancelamento podem ser o uso de uma expressão que reproduz preconceitos ou até mesmo o silêncio sobre um outro caso de injustiça. A partir disso, os usuários da internet se veem no lugar de julgar e cancelar tal pessoa, para que o ato incorreto seja justificado, pois esse poder está inserido nesse espaço virtual entre as pessoas. Esse ponto de vista é corroborado pelo filósofo Michel Foucault, o qual define a microfísica do poder: o poder está concentrado na rede que liga todos os indivíduos de um grupo por meio de saberes e discursos. [3] Ademais, ressalta-se que esse tipo de poder pode ser caracterizado como uma expressão de tirania de baixo para cima, pois, no meio digital, há uma necessidade de validação das virtudes pessoais e uma atitude que vá contra esses padrões é publicamente envergonhada. Assim, é preciso observar as razões de propagar essa cultura. [4]

Por conseguinte, o discurso de ódio na internet é intensificado e a reputação do cancelado também é afetada. A partir disso, muitas vezes [5] o cancelamento é feito sem que o cancelado possa se justificar e essas consequências podem atingir até o meio laboral do indivíduo, como o que aconteceu com a blogueira Gabriela Pugliesi, a qual fez uma festa durante a quarentena contra a COVID-19 e [7] por isso [8] foi cancelada nas redes sociais e perdeu alguns contratos de trabalho, totalizando 2 milhões de reais. [6] No entanto, essa constante tentativa de validação do caráter das pessoas não surte o efeito devidamente, já que [9] na internet [10] as coisas são voláteis e há sempre o surgimento de uma nova personalidade para cancelar, mas os cancelados podem permanecer com os efeitos em suas vidas. Com isso, observa-se [11] os efeitos dessa problemática no mundo virtual e real. [12]

Portanto, é necessário [13] a reflexão acerca dessa prática contemporânea e a sua mitigação. Logo, o Poder Público – responsável por garantir a prática da cidadania nacional -, junto à mídia, deve incentivar que as pessoas ponderem as suas atitudes de cancelamento e pratiquem o diálogo entre elas, por meio de propagandas nas televisões e, principalmente, nas redes sociais, a fim de que essa cultura não seja mais intensificada, o objeto inicial desse movimentado seja retornado e mais brasileiros possam aprender com os seus erros. [14] [15]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [2] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para a construção da sua nota no Enem.
  • [5] Insira uma vírgula.
  • [7] Acrescente uma vírgula aqui.
  • [8] Insira uma vírgula.
  • [9] Acrescente uma vírgula aqui.
  • [10] Insira uma vírgula.
  • [11] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no plural.
  • [13] Não se esqueça de concordar o gênero! Esta palavra deve estar no feminino.

Competência II: compreender a proposta

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [4] Ótimo argumento, muito bem!
  • [6] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais interessante e retirou um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
  • [12] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [15] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [14] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Parabéns! Falta pouco para os 1000. Observe os erros para não cometê-los em textos futuros.

Nota: 960

Você também quer escrever sobre o tema “Debate sobre a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea” e receber sua redação corrigida? Basta escolher um plano da Imaginie e enviar seu texto para os nossos corretores. 

Utilize o cupom:
BLOGIMAGINIE
e receba 20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter