Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Conheça as características e a estrutura da notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A notícia é um tipo textual que faz parte do nosso dia a dia. Seja em redes sociais, na mídia televisiva ou mesmo no rádio, não importa o lugar, as notícias se fazem presentes e são muitíssimo importantes para a nossa boa informação.

Os vestibulares costumam cobrar vários temas atuais em suas provas de múltipla-escolha e em suas provas de redação. E o texto que faz o papel de nos manter informados é a notícia. 

Porém, vivemos sob os desafios e benefícios do mundo virtual, por isso, é importante conhecer bem as características da notícia, para não nos depararmos e nem repassarmos as fake news e também para sabermos produzir esse tipo de texto caso ele seja cobrado em algum exame.

Sabendo da importância que este texto possui na realidade do vestibulando, resolvemos fazer um post todinho sobre o texto notícia, mostrando sua estrutura e características principais. Para conferir este conteúdo superpertinente basta seguir na leitura! Bora lá?

O que é uma notícia?

A notícia é um tipo textual que possui o objetivo de informar o leitor sobre determinado assunto. Esse tipo textual vai tratar dos mais diversos conteúdos, como política, acontecimentos pelo mundo, questões relacionadas à saúde e muitos outros. 

A notícia vai buscar trazer o maior número de informações possível, respondendo às seguintes perguntas: “O quê?”, “Como?”, “Quando?”, “Onde?”, “Quem?” e “Por quê?”. 

A resposta às questões deverá ser feita de maneira impessoal, sem expressar a intenção ou opinião do jornal ou jornalista. 

A seguir vamos te contar sobre as principais características deste tipo textual. Confira!

Quais as características de uma notícia?

Agora que você já conhece um pouquinho sobre o que é a notícia, vamos te mostrar as suas principais características. Acompanhe!

1. Gênero textual 

A notícia faz parte do gênero textual propagandístico. Este gênero é composto por textos que podem passar a intenção de venda, como os anúncios e as propagandas.

Além de textos com o objetivo de venda, o gênero propagandístico também abarca textos como a notícia, que possuem a intenção única e exclusiva de transmitir informação.

2. Tamanho da notícia

O tamanho da notícia irá variar de acordo com o seu conteúdo. As notícias têm o objetivo de informar o leitor a respeito de determinado assunto, portanto, irão utilizar recursos linguísticos suficientes para passar o maior número de informações que conseguirem.

Se for um assunto muito importante e extenso, a notícia será um pouco maior, caso o assunto seja menor ou não seja tão importante, a notícia pode ser menor e conter menos detalhes. 

3. Linguagem adequada

A linguagem das notícias, de modo geral, é formal, direta e impessoal. Porém, a linguagem pode ser adaptada, a depender do assunto que está sendo tratado.

Os jornais, virtuais ou impressos, possuem várias divisões. Eles vão tratar de temas como política, esporte, cultura, Brasil, mundo, celebridades etc., certo? Pois bem, todos esses temas serão noticiados no jornal, mas a linguagem poderá se adaptar para atingir o público específico daquele assunto.

Uma notícia sobre política ou economia, por exemplo, tem a tendência de ser muito mais formal do que uma notícia que trate de esportes ou celebridades.

Os adjetivos e palavras subjetivas tendem a ser evitados, já que a ideia é que o autor não transmita a sua opinião na notícia. 

Como a linguagem tende a ser imparcial, a predominância é que a notícia seja escrita ou falada em primeira pessoa do plural: “eles”, “deles” e suas variações. 

4. Imparcialidade 

Uma das principais características do tipo textual notícia é a imparcialidade. Os autores que produzem uma notícia devem utilizar palavras e expressões neutras para não induzir os leitores a se posicionarem contrários ou favoráveis a determinado assunto.

Porém, sabemos que a imparcialidade é muito difícil de ser atingida. É necessário buscá-la sempre, claro, mas é também necessário entender que ela é quase que uma utopia. Todas as pessoas possuem posicionamentos em sua vida e, às vezes, isso pode transparecer quando ela escreve uma notícia ou outra.

Portanto, é ideal procurar se informar por notícias de jornais sérios que passem o máximo de imparcialidade possível. 

Muito bem, agora que você conhece as suas principais características, veja como a notícia pode ser cobrada em seu vestibular.

E como as notícias costumam cair nos vestibulares? ?

A notícia é recorrentemente utilizada em diversos vestibulares, na maioria das vezes, por questões interpretativas. 

Uma dica preciosa para interpretar bem uma notícia é sempre procurar por sua fonte. As fontes nos dizem muito sobre o posicionamento de determinado jornal. 

Portanto, agora que você já conhece esse segredo e que sabe que a imparcialidade é bastante utópica, não deixe de procurar pela fonte na hora de responder a uma questão interpretativa no Enem ou demais vestibulares, ok? 


Qual a estrutura de uma notícia?

A notícia costuma seguir uma estrutura específica e é ela que vamos te mostrar neste tópico. Confere só:

1. Título

Toda notícia possui um título. Este título deve ser chamativo, para que o leitor se interesse pelo tema e queira ler mais sobre ela. Veja um exemplo de título de uma notícia retirada do G1:

  • “Especialistas criticam novo protocolo de hidroxicloroquina e cloroquina; veja a repercussão”

Viu só como este título é interessante e chamativo e pretende chamar atenção do leitor? ? Bem legal, né? Bom, então, vamos adiante! ?

2. Lide

Após o título, todas as notícias possuem o lide. O lide é uma introdução, bastante breve, sobre o assunto que será abordado naquele texto. Ele deve apresentar as principais informações que serão abordados durante o desenvolvimento e deve seguir uma ordem de importância. 

O lide, assim como o título, possui uma imensa importância para prender a atenção dos leitores e fazer com que eles sigam na leitura até o final.

É também no lide que algumas perguntas devem ser respondidas. Essas perguntas são:

  • O quê?
  • Como?
  • Quando?
  • Onde?
  • Quem?
  • Por quê?

Essas questões fazem parte da estrutura da notícia e servem para trazer a maior riqueza de detalhes possível. Veja um exemplo de lide, retirado de uma notícia do G1:

  • “O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) o novo protocolo que libera no Sistema Único de Saúde (SUS) o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de Covid-19. Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves.”

Perceba como a lide responde às questões:

  • O quê? “o novo protocolo que libera o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de Covid-19”
  • Quem? “O Ministério da Saúde”
  • Quando? “nesta quarta-feira (20)”
  • Onde? “no Sistema Único de Saúde (SUS)”

Por quê? “Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves.”3. Desenvolvimento e apresentação dos fatos

Após o título e o lide da notícia, temos o desenvolvimento e a apresentação dos fatos no decorrer da leitura. 

Nesta parte, o jornalista que produziu a notícia apresentará as informações necessárias para informar o leitor sobre o assunto que está sendo trabalhado na notícia. Veja um exemplo de desenvolvimento retirado da notícia do G1:

“Veja a repercussão de alguns especialistas:

Michael Ryan, diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS)

“Nem a cloroquina nem a hidroxicloroquina têm sido efetivas no tratamento da Covid-19 ou nas profilaxias contra a infecção pela doença. (…) Nós temos agora ensaios (clínicos – pesquisas) do Solidarity (iniciativa internacional em busca de tratamentos para a Covid-19) em vários países, nos quais a cloroquina e a hidroxicloroquina estão incluídas. Como OMS, nós recomendamos que, para a Covid-19, essas drogas sejam reservadas para uso dentro desses ensaios.””

Nesta notícia, o jornalista traz as repercussões entre especialistas da área da saúde para tratar do assunto previamente exposto no título e no lide.

Curtiu conhecer melhor o tipo textual notícia? Esperamos que sim e que a partir das informações deste post você possa gabaritar todas as questões que trouxerem o texto notícia em seu enunciado! Aproveite para ler nosso artigo sobre texto narrativo e conhecer todas as suas características!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + 20 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter