Você já deve ter ouvido falar em Enem e diversos vestibulares. Até porque esse é um assunto que está por toda parte, em jornais na televisão, no rádio e em diversas mídias sociais.
Inclusive, há vários instagrammers que têm se especializado em dar dicas de estudo para aqueles que pretendem fazer vestibular.
Mas, afinal de contas, para que serve o vestibular?
Se essa dúvida já passou na sua cabeça, saiba que ela é bastante comum. Por isso, vamos te contar para que serve o vestibular, como ele surgiu no Brasil e, ainda, qual o principal do país. Bora lá?
Para que serve o vestibular?
É neste tópico que vamos te contar para que serve o vestibular, afinal. Pois bem, o vestibular é um processo seletivo que avalia os conhecimentos gerais e específicos dos estudantes que buscam ingressar no ensino superior.
E o que significa o termo “vestibular”?
Para que você entenda melhor, a palavra vestibular é derivada do termo “vestíbulo”, que significa o espaço entre a porta da frente e os outros cômodos de uma casa, como a sala e os quartos. Portanto, o nome “vestibular” trás a ideia de ser uma porta de entrada ou uma espécie de portal de acesso para o ensino superior.
Ahh! Agora tudo faz sentido, não?
Pois é, dar acesso ao ensino superior no Brasil é a principal função do vestibular. Contudo, como você verá mais à frente, ele também pode servir para outras finalidades.
Quando surgiu o vestibular no Brasil?
Para entender para que serve o vestibular, é necessário conhecer o surgimento deste meio de entrada ao ensino superior no Brasil.
Bom, o vestibular foi implementado no Brasil em 1911, por Rivadávia da Cunha Corrêa, ministro da Justiça e dos Negócios da época.
O objetivo inicial do vestibular era selecionar pessoas aptas para estudar em universidades públicas no país.
Historicamente, é sabido que o vestibular sempre teve uma característica de conceder vagas à elite da população brasileira, funcionando como um processo seletivo que selecionava só aqueles com uma condição financeira elevada.
Portanto, a ideia inicial era que as provas dos vestibulares eliminassem o maior número de pessoas e não classificasse e desse oportunidade para que todos pudessem ter uma formação superior.
Era muitíssimo incomum que pessoas de baixa renda e negras se graduassem. Porém, a história tem sido modificada aos pouquinhos.
Em 2010, com a reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), essa mudança se tornou mais evidente. Com a reformulação do Enem, teve o surgimento de 3 programas governamentais que têm o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior. Confira a seguir quais são eles:
- Sisu: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa que permite o ingresso de estudantes em instituições de ensino superior pública por meio da nota do Enem.
- ProUni: o Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do MEC que tem a finalidade de facilitar o acesso de pessoas de baixa renda às universidades particulares, concedendo bolsas de estudo aos estudantes egressos do ensino médio, que tenham estudado em escolas públicas durante esse período ou que estudaram em escolas privadas com bolsas integrais.
- Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa governamental instituído pela Lei nº 10.260, com o objetivo de financiar cursos superiores não gratuitos para estudantes.
Além do Enem e desses 3 programas, algumas ações governamentais, como cotas para negros e pessoas de baixa renda, foram adotadas pela esmagadora maioria das universidades. E o conceito que antes era de eliminação tem mudado para classificação.
O Enem, desde 2010 até os dias atuais, tem sido adotado pela maioria das universidades do país.
Porém, ainda existem algumas poucas instituições que têm vestibular próprio. Elas também não têm a antiga visão de eliminar, e sim, na grande maioria das vezes, de classificar e conceder acesso para o ensino superior a um número cada vez maior de brasileiros.
Qual o principal vestibular do Brasil?
Muito bem, depois da leitura do tópico anterior, fica fácil responder à pergunta de qual é o principal vestibular do Brasil, né?
Pois é, o Enem é o maior vestibular do Brasil, já que ele é adotado pela maioria das universidades do país. Porém, ainda existem algumas universidades que fazem vestibular próprio, como mencionamos anteriormente. Confira algumas delas a seguir:
Além dessas, há várias outras instituições que ainda contam com seu vestibular tradicional.
No próximo tópico, vamos te contar para que serve o vestibular Enem, além de proporcionar vagas ao Ensino Superior no Brasil. Acompanhe!
Para que serve o vestibular Enem?
Além de conceder vagas nas universidade públicas e privadas do Brasil, o Enem também dá a possibilidade de estudar em Portugal. É isso mesmo!
Com a nota do vestibular Enem, você poder estudar em uma entre 42 instituições ensino portuguesas. Confira-as a seguir:
- Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu)
- Escola Superior Artística do Porto (ESAP)
- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
- Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA)
- Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP)
- Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe)
- Instituto Leonardo da Vinci (ILV/Estal)
- Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso)
- Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia)
- Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
- Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
- Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)
- Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
- Instituto Politécnico de Guarda (IPG)
- Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)
- Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre)
- Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarem)
- Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)
- Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)
- Instituto Politécnico do Porto(IPP)
- Instituto Universitário da Maia (Ismai)
- Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Ispa)
- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE)
- Universidade Autônoma de Lisboa (UAL)
- Universidade Católica Portuguesa (UCP)
- Universidade da Beira Interior (UBI)
- Universidade da Madeira (UMa)
- Universidade de Algarve (UAlg)
- Universidade de Aveiro (UA)
- Universidade de Coimbra (UC)
- Universidade de Lisboa (ULisboa)
- Universidade do Minho (Uminho)
- Universidade do Porto (U.Porto)
- Universidade dos Açores (UAC)
- Universidade Europeia (UE)
- Universidade Fernando Pessoa (UFP)
- Universidade Lusíada (ULusíada)
- Universidade Lusíada-Norte (ULusíadaNorte)
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULusófona)
- Universidade Lusófona do Porto (ULP)
- Universidade Portucalense (UPT)
E como me preparar para o vestibular?
Para ter acesso a todas as oportunidades que o vestibular possibilita, é necessário, além de saber para que serve o vestibular, conhecer bem o edital (documento onde contém as informações mais importantes sobre determinado processo seletivo).
No edital de cada vestibular, você vai saber como estudar para cada prova e o funcionamento de cada processo seletivo.
A partir de então você, é possível organizar um cronograma de estudos e revisar os assuntos que mais caem, para se dar bem nas provas e garantir uma vaga no curso e universidade dos seus sonhos.
E aí, curtiu saber para que serve o vestibular? Esperamos que sim! Aproveite para conferir o nosso post sobre como se preparar para o vestibular e mandar bem em qualquer que seja o processo seletivo!
1 comentário em “Entenda para que serve o vestibular e o seu surgimento no Brasil”
Oi. Adorei as informações sobre o ENEM. Obgd.