Sabia que ao criar um plano de estudos você consegue melhorar seu desempenho escolar? Além de facilitar o aprendizado em diversas matérias e conteúdos, você terá outros benefícios como maior disciplina, organização, foco, concentração e até mesmo mais motivação.
Mas a gente sabe que existem muitas dúvidas de como realizar os estudos, como quando se deve estudar, quanto tempo é preciso se dedicar para cada matéria, etc.
A verdade é que um bom plano de estudos deve estar de acordo com a realidade de cada estudante.
Então, para te ajudar com isso, vamos explicar a você o que é um plano de estudos, qual a sua importância e algumas dicas de elaboração. Bora lá?
O que é um plano de estudos
O conceito desenvolvido em torno do que é um plano de estudos é muito mais amplo do que a simples construção de um cronograma contendo os dias da semana, horários e disciplinas a serem estudadas.
Sua organização serve para que você consiga estudar mais em menos tempo. Ou seja, faz com que aumente o rendimento das suas horas de estudo.
Portanto, se você pensa em fazer a prova do Enem, da escola ou algum outro tipo de avaliação, é interessante desenvolver essa organização, para que você possa contemplar todas as disciplinas que são necessárias estudar, assim como o tempo que irá se dedicar a elas.
Isso é importante, pois você vai perceber a sua dificuldade em cada matéria e a estratégia para melhorar as suas notas finais.
Não importa a modalidade de estudo, se individual, com um colega ou pela internet. Ao fazer seu plano de estudos, você certamente alcança mais rápido seus objetivos, bastando ter autodisciplina e determinação para isso.
A importância de um plano de estudos
Conforme alguns estudos da neurociência, nosso cérebro funciona da mesma maneira que um músculo e também precisa se exercitar. Por isso, um bom plano de estudos pode te ajudar na economia de tempo, aumento da concentração e da motivação.
Ele também colabora com a disciplina, evitando a procrastinação, que sempre tenta aparecer na hora de estudar.
Além disso, um plano de estudos:
- é uma maneira eficaz para te ajudar a cumprir suas obrigações com o próprio aprendizado de maneira organizada;
- é um método de estudo personalizado, pois não há um modelo único e correto para todos os estudantes;
- ajuda a desenvolver a autoavaliação sobre o cronograma e o gerenciamento de tempo nos estudos;
- ajuda a visualizar como a quantidade de tempo para os estudos é diferente de acordo com cada disciplina;
- torna a meta do seu aprendizado visível, de modo a maximizar sua produtividade e tempo.
Dicas de como montar seu plano de estudos
Veja a seguir, algumas dicas de como montar seu plano de estudos.
1. Identifique a quantidade de horas disponíveis
Esse é o primeiro passo para você saber quanto tempo pode se dedicar aos estudos. Aqui, é interessante que você observe com muito detalhe todos os seus aspectos da sua rotina, para estipular os próximos passos.
2. Analise cada uma das disciplinas a serem estudadas
Assim, você irá verificar seu nível de facilidade ou dificuldade em cada uma das matérias, como também deve considerar o peso que elas têm nos vestibulares, por exemplo. Isso fará com que você foque somente no que é preciso.
3. Defina a quantidade e o tempo a ser dedicado em cada matéria
Agora que você sabe quais matérias e suas respectivas dificuldades, perceba qual a melhor divisão de tempo de estudos para elas. Lembre-se que você pode variar entre 1 hora até 2 horas e 30 minutos cada uma. Mais que isso, você corre o risco de não memorizar e aprender bem os conceitos.
4. Intercale disciplinas diferentes
Você pode e deve criar um plano de estudos em que seja possível intercalar todas as matérias ao longo da semana para que, assim, você tenha um estudo melhor espaçado. Isso vai gerar bons resultados, inclusive nas notas finais.
5. Evite estudar matérias que usem o mesmo lado do seu cérebro
Essa dica é muito parecida com a anterior, porém, aqui, você vai intercalar as matérias mesclando horas de estudo com cálculo/raciocínio e outra de memorização/teoria. Assim, você estará estimulando e absorvendo conhecimento em um lado do cérebro, enquanto o outro descansa.
6. Reserve um dia do final de semana para descansar
Para ter um plano de estudos eficiente, pelo qual você realmente aprenda, procure utilizar um dia do seu final de semana para se divertir e fazer outras atividades. Lembre-se: descansar é fundamental para o aprendizado!
7. Conte com uma plataforma virtual
A nossa última dica de como desenvolver um plano de estudos é fazer o bom uso das plataformas virtuais, afinal, a tecnologia está aí para ajudar, não é mesmo?
Pensando nisso, algumas delas possuem simulados com questões inéditas, focadas no Enem e 100% alinhadas ao Exame e que ainda contam com correção TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Para você saber direitinho, um simulado Enem é, de fato, uma simulação de como será o Exame de verdade. Assim, você terá dois dias para realizar as 4 provas e a redação.
No primeiro dia, você terá 5 horas e 30 minutos para responder às questões de Linguagens, Ciências Humanas e ainda fazer a Redação.
No segundo dia, você resolverá as provas de Matemática e Ciências da Natureza e terá para isso 5 horas.
O mais incrível, é que, além de te preparar para o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio, ele ainda te prepara física e emocionalmente para a maratona que é o Enem.
Curtiu conhecer as nossas 7 dicas de como montar um plano de estudos personalizado? Agora, que tal aproveitar e conferir nosso próximo artigo para você saber como ter motivação para estudar? Boa leitura!