Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Conheça a antítese, seu conceito e exemplos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você está se preparando para o Enem e demais vestibulares, sabe que tem muito conteúdo para estudar e que precisa se organizar bem para conseguir ver tudo até a data das provas, certo?

E uma matéria que já tem cadeira cativa em exames que dão acesso ao ensino superior são as figuras de linguagem. Portanto, conhecê-las profundamente é fundamental para mandar bem na área de Língua portuguesa e literatura e, assim, fazer a sua média geral subir. 

E foi pensando nisso que elaboramos este post. Nele vamos te contar melhor sobre a antítese uma figura de linguagem que é muito cobrada nos vestibulares e uma das figuras mais comuns e presentes em gêneros literários. Então, bora conferir este conteúdo?

Veja o conceito de Antítese

As antíteses fazem parte do grupo das figuras de pensamento. Elas estabelecem uma relação entre termos opostos dentro de um mesmo período. 

Leia mais: “Conheça os conceitos de frase, oração e período.”

Não entendeu bem, então veja um exemplo para que fique mais claro:

  • “De tanto chorar, desejou voltar a sorrir.”

Perceba que os termos chorar e sorrir possuem sentidos contrários e estão relacionados na mesma sentença.

Como mencionamos, a antítese é uma figura de pensamento. As figuras de pensamento são mega usuais dentro dos diferentes textos literários. 

Mas se você não conhece o que são figuras de pensamento, não tem problema algum. A seguir vamos te contar melhor a respeito delas, o que te fará entender mais profundamente sobre a antítese. Acompanhe!

Conheça as figuras de pensamento

As figuras de linguagem são divididas em quatro grandes grupos, que são os seguintes: 

  • figuras de pensamento;
  • figuras de palavra;
  • figuras de construção ou sintaxe;
  • figuras de som.

Mas a que nos interessa aqui são as figuras de pensamento, já que estamos tratando da antítese e é a esse grupo que elas pertencem.

Pois bem, as figuras de pensamento estão ligadas ao sentido das palavras nas orações e períodos. 

Elas chamam atenção do ouvinte ou leitor para a relação simbólica entre as palavras ou expressões do texto e estão muito associadas ao campo das ideias.

Além da antítese, as principais figuras de linguagem dessa classificação que costumam aparecer nos principais vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio são:

Paradoxo 

O paradoxo é uma figura que costuma ser confundida com a antítese, mas, enquanto a antítese estabelece relação com termos opostos, o paradoxo vai mais longe e contrasta ideias. 

Quer ver um exemplo para entender melhor?

  • “Quanto mais eu trabalho, menores são as oportunidades de reconhecimento na empresa.” 

A ideia de trabalhar muito e não ser reconhecido em sua empresa não faz o menor sentido, certo? 

Pois é, o paradoxo brinca com a relação de ideias tão opostas que não fazem o menor sentido juntas.

Personificação 

A personificação é a atribuição de características humanas a seres que não possuem esse tipo de característica.

Veja um exemplo para deixar isso mais compreensível: “O sol hoje está tímido, não deu as caras até agora.”

Hipérbole 

A figura de pensamento chamada de hipérbole é o uso de um certo exagero intencional.

Por exemplo, se você quer dizer que está com muita saudade de seu/sua crush você pode usar a seguinte frase:

  • “Estou morrendo de saudades de você.”

É claro que ninguém morre, literalmente, de saudades de alguém. Mas como você está muito apaixonado, busca dar a ideia de exagero intencionalmente. 

Ironia

A ironia é uma figura de pensamento bastante conhecida. Ela busca passar uma ideia contrária àquela expressada pelas palavras. 

Ficou confuso? Aí vai um exemplo que fará você entender melhor:

  • “Ela parece um anjo, cria confusão por onde passa.”

Bom, de maneira geral, anjos não causam confusão, portanto, a ideia que o interlocutor quis passar é que de anjo essa pessoa não tem nada.

Sinestesia

A sinestesia foi a nossa última escolha para fechar o grupo de figuras do pensamento. Ela consiste em uma fusão de sentidos em um mesmo enunciado. 

Sabe o tato, o paladar, a audição, o olfato e a visão? Na sinestesia eles são misturados e usados de uma maneira diferente.

Veja um exemplo:

  • “Esse perfume é muito doce.”

As fragrâncias dos perfumes são sentidas pelo olfato, no entanto, é comum dizermos que um perfume é doce, ou seja, atribuímos ao perfume o sentido do paladar, indicado pela palavra “doce”.

Muito bem, agora que você já conhece outras figuras de pensamento, vamos te mostrar alguns exemplos de textos literários que utilizam a antítese para que você domine essa figura de linguagem de uma vez por todas!

Banner de divulgação do Infográfico sobre o que cai em cada disciplina do Enem. Link para download gratuito: https://conteudo.imaginie.com.br/infografico-o-que-cai-no-enem?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

Confira um exemplo de texto literário que utiliza a antítese

A antítese foi uma figura de linguagem muitíssimo utilizada no período Barroco. Isso porque essa vertente literária (e momento histórico) aproveita-se do contraste para construir e dar ênfase às suas obras.

Por isso, selecionamos um poema barroco do escritor Gregório de Matos para que você consiga ver, na prática, o uso da antítese:

Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, 

de vossa alta clemência me despido; 

porque quanto mais tenho delinqüido, 

vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto um pecado, 

a abrandar-vos sobeja um só gemido: 

que a mesma culpa, que vos há ofendido, 

vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma orelha perdida e já cobrada, 

glória tal e prazer tão repentino 

vos deu, como afirmais na sacra história,

eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada, 

cobrai-a; e não queirais, pastor divino, 

perder na vossa ovelha a vossa glória.

Veja como neste poema há o uso da antítese, por exemplo, quando Gregório de Matos contrasta os termos pecado e perdão ainda no inicinho do texto. 

É interessante mencionar também, que o movimento Barroco utilizou a antítese em obras de arte plásticas, já que na grande maioria das pinturas dessa época acontecia uma oposição entre luminosidade e sombra, claro e escuro. 

Bem legal, né? Perceba como estudar literatura tudo tem a ver com o estudo da história. As relações entre estas matérias são várias, por isso, seria bem interessante que você estudasse as duas em conjunto, assim, você se prepara ainda melhor para o Enem, já que esse Exame gosta muito de cobrar questões interdisciplinares!

Banner de divulgação do ebook gratuito sobre como ter uma rotina de estudos produtiva. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-como-ter-uma-rotina-de-estudos-produtiva?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

E aí, curtiu conhecer a antítese? Espero que sim! E já que mencionamos a história como ponto central do estudo da literatura, que tal dar uma conferida em nosso post sobre como estudar história?

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter