Olá, estudante! Bora para mais um desafio #vem1000?
O tema de hoje é sobre “Gamificação: o futuro do processo educativo?”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos cada vez mais!
Exemplo de redação sobre o tema: Gamificação – o futuro do processo educativo?
A Constituição de 1988 garante a todos os indivíduos o direito à educação. Contudo, apesar de o amparo normativo, há, na hodierna sociedade verde-amarela, um irrisório respaldo à “gamificação”: o futuro do processo educativo [7], devido, majoritariamente, não só à inoperância governamental, mas também à má-formação socioeducativa. Por conseguinte, torna-se imperioso a analise [2] dessa conjuntura, de modo a revertê-la, paulatinamente, da coletividade. [1]
Diante desse cenário, é lícito ressaltar a obra “Uma teoria da justiça”, do contratualista John Rawls, ao inferir que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos cidadãos, como a educação e o bem-estar. No entanto, é evidente o rompimento desse contrato, quando se observa a ausência de atuação dele no que diz respeito à inserção de atividades acadêmicas realizadas de forma virtual, de maneira a despertar o interesse dos estudantes, o que deturpa totalmente a Magna Carta. Nesse âmbito, o jogo on-line “Smallwords”, lançado no ano de 2009, por uma empresa de “gamers” da Nova Zelândia, cujo propósito é, justamente, desenvolver propostas pedagógicas não mais conforme os parâmetros tradicionais de ensino, os quais são monótonos, e sim, visando estimular a permanência de toda a comunidade acadêmica, adequando-se, dessa vez, à principal interfase [3] da era globalizada, à tecnologia [8]. Todavia, no país tupiniquim, a escassez de ações diversificadas, como a utilização jogos lúcidos, entre outros fatores, contribui, consoante o IBGE, a exorbitante taxa de pessoas de 14 a 29 anos que sequer concluíram alguma etapa da educação básica. Assim, para a reversão desse quadro deletério, o apoio estatal é imprescindível. [4]
Além disso [9], alude-se ao pensamento do educador Paulo Freire, ao evidenciar que, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Sob essa perspectiva, percebe-se a importância do estímulo das escolas para a formação de seres íntegros e conscientes, haja visto que há muitos jovens que não conhecem os benefícios, dada a possibilidade de estudar a partir de missões ou desafios, envolta à junção de ensino e jogos. À vista disso, existe, no ambiente educacional, ainda na pedagogia freiriana, uma desvalorização no que tange à interpelação de práticas diversas de ensino, a exemplo da utilização, afim aquele neozelandês, do universo metaverso, em virtude da carência da Base Nacional Comum Curricular (a qual acoroçoa tão somente uma “educação bancária”, isto é, conteudista) [5], engendrando que esse tema não seja, na maioria das vezes, proposto às aulas. Dessa forma, faz-se necessária uma mudança na postura das instituições de ensino. [10]
Portanto [6], cabe ao Ministério da Educação – órgão responsável pelos aspectos educacionais da nação – adequar, por meio de uma alteração da BNCC, às disciplinas básicas, jogos interativos, a fim de diminuir sibstancialmente, com a concretização desses que são o futuro do processo educativo, a evasão escolar. Quiçá, com isso, efetivar-se-á o que preceitua a Constituição Cidadã. [11]
Quer garantir a nota 1000? Pratique redação com diversas propostas de temas no modelo Enem.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [2] Cuidado com a acentuação das palavras! Esta palavra requer acento.
- [3] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção!
- [10] Muito bem! O uso do vocabulário formal adequado demonstrou seu conhecimento da Língua Portuguesa padrão.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [7] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Ótimo argumento, muito bem!
- [5] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
- [8] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [6] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
- [9] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [11] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Continue assim e bons estudos!
Nota
1000
Gostou? Agora é sua vez de treinar a escrita sobre o tema “Gamificação: o futuro do processo educativo?”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!