Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba o que é e como fazer um manifesto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você está se preparando para outros vestibulares além do Enem deve estar atento aos diferentes tipos textuais que podem cair.

Ainda que o Enem seja o meio atual de maior acesso às instituições de ensino superior no Brasil, ainda existem vestibulares que cobram conteúdos próprios e gêneros textuais específicos na prova de redação

O manifesto é um texto argumentativo que pode cair em seu vestibular. Por isso, neste post vamos te mostrar o que é, quais as suas características e o passo a passo para fazê-lo. Vamos lá?

O que é um manifesto?

O manifesto é um texto argumentativo que objetiva convencer o interlocutor sobre o seu ponto de vista. É um texto que apresenta um cunho social muito forte e pode ser escrito em nome de uma única pessoa ou de um grupo que tenha um ideal em comum.

Conheça abaixo as principais características de um manifesto.

Quais são as características de um manifesto?

O manifesto apresenta algumas características específicas que vamos citar e comentar a seguir.

1. É um texto de gênero dissertativo-argumentativo

O manifesto faz parte do gênero dissertativo-argumentativo. Portanto, você deve saber o que de fato é argumentar

Argumentar é defender o seu posicionamento, que pode ser favorável ou não a determinado tema, apresentando dados, fatos, exemplos etc., para convencer e/ou persuadir o leitor.

2. Tem um cunho social

O manifesto é um texto que apresenta um cunho social muito forte. Ao longo da história, vários manifestos reais e com diferentes ideologias marcaram época.

É o caso, por exemplo, do manifesto comunista, do futurista, do antropófago, do surrealista e vários outros. Esses manifestos tinham um objetivo de, por meio de argumentos, convencer as pessoas de que o ideal pregado no texto deveria ser adotado.

Por isso, quando em alguma ocasião for necessário que você produza um manifesto, em algum vestibular específico, seu texto deverá possuir algum cunho social, que convença o público-alvo em questão através de recursos válidos.

3. Tem o objetivo de convencer

O manifesto também apresenta uma característica comum aos textos que fazem parte do gênero dissertativo-argumentativo que é a de possuir um objetivo de convencimento do interlocutor.

O objetivo de um manifesto pode ser o de impactar a opinião pública sobre determinado tema ou situação. Ou pode também possuir a finalidade de denunciar algum fato às autoridades e pedir uma ação a respeito daquilo. 

O objetivo também inclui uma mobilização social frente ao assunto, levando em conta questões bastante políticas. 

3. Usa a linguagem formal 

A linguagem a ser adotada em um manifesto deve ser adequada ao público alvo e, assim como a redação do Enem, você deve adotar um vocabulário mais formal, sem gírias e palavras de baixo calão.

Ainda que seja um texto de reivindicação você não deve inserir xingamentos em seu texto, ok?

4. Possui um público-alvo variável

O público alvo de um manifesto é variável. Ele pode ser alguma autoridade política, mas também pode ser voltado às mulheres especificamente ou à população em geral, enfim, há vários públicos que podem ser alvo deste tipo textual.

Em muitos casos você irá chamar as pessoas para participarem de um movimento ou algo do tipo. 

5. Conta com verbos no presente do indicativo e imperativo

Outra característica de um manifesto é a utilização de verbos no presente do indicativo e imperativo. Você está reivindicando por algo ou chamando as pessoas para fazerem parte de um movimento, então deve ser incisivo na hora de mostrar suas opiniões!

Porém, o manifesto também pode ser artístico e, portanto, você poderá adotar também uma linguagem poética e fazer do texto uma representação artística. Mas antes de produzir um manifesto artístico é necessário ler atentamente as instruções para não correr o risco de errar. 

5. Tem coerência e coesão

Outra característica do manifesto é o fato de que ele deve possuir coerência e coesão, assim como qualquer outro texto. 

É necessário que você apresente argumentos coerentes, ou seja, que tenham lógica com o tema e entre si. 

E é preciso também que a coesão “amarre” esses argumentos. Para isso você deverá conhecer os famosos conectivos, que são aquelas palavrinhas que têm a capacidade de ligar as partes do texto, como “portanto”, “mas”, “contudo”, “entretanto” e vários outros.

Qual o passo a passo para produzir um manifesto?

Agora que você conhece as principais características de um manifesto, vamos te mostrar o passo a passo para fazer esse tipo de texto.

1º Passo: título

O título para este tipo textual é muito importante, é a partir dele que o leitor terá noção de qual será a questão a ser tratada. Por exemplo: “manifesto feminista”; “manifesto em defesa dos animais” etc.

2º Passo: desenvolvimento

É no desenvolvimento que você deverá selecionar e apresentar os argumentos válidos para a defesa de sua reivindicação e posicionamento. 

No primeiro parágrafo de seu desenvolvimento você deve apresentar a pessoa ou o grupo de pessoas que estão reivindicando. Logo em seguida você deve inserir a problemática e apresentar as motivações pelas quais essa questão está em pauta. 

Mais adiante você deverá, de fato, argumentar, apresentando dados, fatos, exemplos etc., e defender o seu ponto de vista e sua reivindicação, indicando possíveis soluções e alternativas. 

3º Passo: Local, data e assinatura

Por fim, você deverá incluir em seu manifesto o local, a data e a assinatura. Se o seu manifesto for coletivo, como geralmente acontece, deverão aparecer em seu texto, a assinatura de todos os componentes.

E aí, curtiu conhecer as características e como produzir um manifesto? Bom, se quer saber mais sobre diferentes gêneros textuais, basta ler nosso artigo sobre esse assunto e ficar por dentro das características de textos distintos!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × quatro =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter