Você sabia que, em 2022, o Brasil foi o segundo país da América Latina que mais sofreu tentativas de crimes cibernéticos? Foram registradas mais de 103 bilhões de ocorrências desse tipo, de acordo com o relatório do cenário global de ameaça, divulgado em 2023 pela empresa Fortinet.
Na esfera legal, o Brasil dispõe de leis sobre os crimes cibernéticos. Em 2012, foi sancionado o primeiro texto sobre o assunto no país. Também conhecida como Lei Carolina Dieckmann, a Lei 12.737/2012 tipificou os crimes virtuais e delitos informáticos.
Já a Lei 14.155/2021 endureceu as penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets.
Mas como escrever uma redação acerca do assunto? Para te ajudar, iremos fazer uma breve contextualização do assunto e também te daremos um exemplo de redação pronta sobre o tema “Desafios no combate aos crimes cibernéticos”.
O que é um crime cibernético?
Um crime cibernético, também chamado de crime digital, engloba qualquer atividade criminosa que envolve o uso de computadores, redes de computadores ou dispositivos conectados à internet.
Esses delitos podem variar de ações realizadas por indivíduos isolados a operações complexas realizadas por grupos organizados. Em muitos casos, as motivações por trás do crime são financeiras, políticas e/ou pessoais.
Confira um trecho que explica o crime, tipificado na Lei Carolina Dieckmann:
“Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita.”
Quais são os crimes digitais mais comuns?
Existem diversos tipos de crimes praticados na internet. Confira uma lista com as práticas mais conhecidas:
- Roubo de dados pessoais e financeiros
- Invasão de computadores pessoais ou empresariais a partir de software malicioso
- Fraudes em aplicativos de mensagens e e-mails, com criminosos se passando por entidades/pessoas confiáveis para solicitar informações pessoais
- Discurso de ódio (com teor racista, homofóbico, xenofóbico, por exemplo)
- Assédio e cyberbullying
- Violação de direitos autorais
- Jogos de azar
Como se proteger de crimes cibernéticos?
A nível pessoal, aqui estão algumas boas práticas de segurança que podem te ajudar a se proteger desses crimes – e até mesmo detectar um possível golpe:
- Utilize senhas fortes e diferentes entre suas contas na internet (bancos, redes sociais, e-mails)
- Ative a autenticação de dois fatores, que adiciona uma camada extra de segurança para entrar nas suas contas
- Desconfie se receber links suspeitos, mesmo que eles pareçam autênticos à primeira vista. Você também pode redobrar a atenção ao receber ligações de supostos bancos e/ou mensagens de WhatsApp de criminosos se passando por pessoas que você conhece!
- Mantenha uma atualização regular de softwares de segurança no celular e no computador
Repertório sociocultural sobre o tema
Confira algumas dicas de produções que incluem a temática dos crimes cibernéticos. Elas podem ser úteis para refletir, aprender e até mesmo citar na sua redação:
Cyberbunker: Crimes na Internet (2023)
O documentário revela a história do Cyberbunker, um antigo bunker (construção subterrânea) da OTAN na Holanda, que se tornou um notório centro de operações cibernéticas ilegais. A produção foi feita pela Netflix e está disponível no serviço de streaming.
Mr. Robot (2015-2019)
A série retrata Elliot Alderson, um engenheiro de segurança cibernética e hacker que é recrutado para se juntar a um grupo de “hacktivistas” chamado fsociety. A produção, que explora temas como vigilância, controle corporativo e identidade, está disponível na Globoplay.
Episódio do podcast “Isso é Fantástico”
O episódio do podcast produzido pelo programa Fantástico, da Globo, traz conversas com especialistas que dão dicas de como não cair em golpes virtuais, e do que fazer caso seja uma vítima desse tipo de crime. Lançado em 2023 e disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Podcasts.
Exemplo de redação sobre o tema: Desafios no combate aos crimes cibernéticos
Decerto, sabe-se que o surgimento da internet significou uma revolução no modo de vida da população, uma vez que se tornou um mecanismo essencial para a troca de informações e mudou a maneira que os indivíduos se relacionam com o mundo. Todavia, esse espaço virtual também permite que diversas pessoas obtenham proveito e benefícios às custas de outras, já que o número de fraudes, usurpações de identidade e roubo de informações crescem gradativamente. Nesse sentido, nota-se que há desafios no combate aos crimes cibernéticos devido a [1] legislação ineficaz e as [2] diversos meios de burlar a localização de origem desses delitos. [10]
Primeiramente [3], observa-se que um dos desafios ao combate dessas infrações, [1] diz respeito à legislação aplicável aos casos de crimes cibernéticos, posto que a maioria das leis existentes são ineficazes e possuem interpretações ambíguas. Exemplificativamente, a lei conhecida como Lei Carolina Dieckmann, de 30 de novembro de 2012 [4], foi, de fato, um avanço, pois tornou crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares, porém não solucionou os problemas legislativos associados aos crimes virtuais, visto que esses têm crescido cada vez mais, dado que, segundo o jornal Estado de Minas, as ocorrências, no Brasil, cresceram, aproximadamente, 110% [5].
Ademais [6], observa-se que, apesar de ser possível o rastreamento do endereço de IP, pelo qual pode-se determinar a localização do criminoso e, consequentemente, sua identificação, há diversos obstáculos para a utilização dessa técnica, em razão das diversas formas de burlá-la, como por exemplo, a utilização de redes abertas e servidores proxies, que possuem seus próprios endereços IP. Nesse contexto, na série “Control Z” [7], na qual um hacker expões os segredos dos estudantes para a escola inteira, percebe-se que diversas redes não são devidamente seguras e, dessa maneira, o acesso a dados confidenciais se torna cada vez mais fácil.
Portanto [8], de acordo com os argumentos acima, é necessário propor medidas para a reversão desse cenário. Assim, cabe ao Poder Legislativo, poder do Estado ao qual é atribuída a função legislativa, a intensificação da punição aos agentes criminosos cibernéticos, por meio de leis penais realmente efetivas, para que haja maior amenização desses delitos. Outrossim, é necessário que a Associação Brasileira de Internet crie, por meio de parcerias com a iniciativa privada, um painel digital [9], no qual todos os usuários devem realizar um cadastro de informação, a fim de controlar o acesso à rede. Com efeito, o combate aos crimes cibernéticos será mais eficaz e não precisará enfrentar tantos obstáculos. [12]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
- [2] Atenção! Os trechos do período devem concordar entre si em número e em pessoa.
- [11] Retire a vírgula.
- [12] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
Competência II: compreender a proposta
- [10] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [5] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
- [7] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Muito bem! O texto foi articulado de forma eficiente, com leitura fluida e agradável que possibilitou ao leitor compreender a mensagem que gostaria de transmitir. É preciso ter mais atenção, entretanto, a alguns detalhes que foram relevantes para a perda de pontas. Cuidado com o uso de conectivo e com a repetição ou a substituição inadequada de palavras. Aproveite a oportunidade de demonstrar domínio sobre os recursos de substituição possíveis, combinado?
- [6] Parabéns pela articulação eficiente do seu texto, que faz com que a leitura dele seja agradável e que a mensagem seja transmitida. Apesar disso, você perdeu pontos por causa da repetição de palavras ou inadequação de conectivos.
- [8] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [9] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
Comentário final
Olá, aluno! Você demonstrou ter conhecimento sobre esse tipo de texto , no entanto, em relação à competência 1, você cometeu alguns erros básicos, mas que se não sanados, prejudicará sua nota novamente. Ótima proposta de intenção. Bons estudos!
Nota: 1000
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “Desafios no combate aos crimes cibernéticos”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!