Até poucos anos atrás, o Brasil estava atrasado em implementar políticas e estratégias para combater os crimes cibernéticos.
De acordo com dados do Global Security Map, o país aparecia na 33ª colocação em segurança cibernética.
Porém, recentemente, o Projeto de Lei nº 4.554/2020 foi sancionado pelo presidente e publicado no Diário Oficial da União. O PL amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “Desafios no combate aos crimes cibernéticos”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: Desafios no combate aos crimes cibernéticos
Decerto, sabe-se que o surgimento da internet significou uma revolução no modo de vida da população, uma vez que se tornou um mecanismo essencial para a troca de informações e mudou a maneira que os indivíduos se relacionam com o mundo. Todavia, esse espaço virtual também permite que diversas pessoas obtenham proveito e benefícios às custas de outras, já que o número de fraudes, usurpações de identidade e roubo de informações crescem gradativamente. Nesse sentido, nota-se que há desafios no combate aos crimes cibernéticos devido a [1] legislação ineficaz e as [2] diversos meios de burlar a localização de origem desses delitos. [10]
Primeiramente [3], observa-se que um dos desafios ao combate dessas infrações, [1] diz respeito à legislação aplicável aos casos de crimes cibernéticos, posto que a maioria das leis existentes são ineficazes e possuem interpretações ambíguas. Exemplificativamente, a lei conhecida como Lei Carolina Dieckmann, de 30 de novembro de 2012 [4], foi, de fato, um avanço, pois tornou crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares, porém não solucionou os problemas legislativos associados aos crimes virtuais, visto que esses têm crescido cada vez mais, dado que, segundo o jornal Estado de Minas, as ocorrências, no Brasil, cresceram, aproximadamente, 110% [5].
Ademais [6], observa-se que, apesar de ser possível o rastreamento do endereço de IP, pelo qual pode-se determinar a localização do criminoso e, consequentemente, sua identificação, há diversos obstáculos para a utilização dessa técnica, em razão das diversas formas de burlá-la, como por exemplo, a utilização de redes abertas e servidores proxies, que possuem seus próprios endereços IP. Nesse contexto, na série “Control Z” [7], na qual um hacker expões os segredos dos estudantes para a escola inteira, percebe-se que diversas redes não são devidamente seguras e, dessa maneira, o acesso a dados confidenciais se torna cada vez mais fácil.
Portanto [8], de acordo com os argumentos acima, é necessário propor medidas para a reversão desse cenário. Assim, cabe ao Poder Legislativo, poder do Estado ao qual é atribuída a função legislativa, a intensificação da punição aos agentes criminosos cibernéticos, por meio de leis penais realmente efetivas, para que haja maior amenização desses delitos. Outrossim, é necessário que a Associação Brasileira de Internet crie, por meio de parcerias com a iniciativa privada, um painel digital [9], no qual todos os usuários devem realizar um cadastro de informação, a fim de controlar o acesso à rede. Com efeito, o combate aos crimes cibernéticos será mais eficaz e não precisará enfrentar tantos obstáculos. [12]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
- [2] Atenção! Os trechos do período devem concordar entre si em número e em pessoa.
- [11] Retire a vírgula.
- [12] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
Competência II: compreender a proposta
- [10] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [5] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
- [7] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Muito bem! O texto foi articulado de forma eficiente, com leitura fluida e agradável que possibilitou ao leitor compreender a mensagem que gostaria de transmitir. É preciso ter mais atenção, entretanto, a alguns detalhes que foram relevantes para a perda de pontas. Cuidado com o uso de conectivo e com a repetição ou a substituição inadequada de palavras. Aproveite a oportunidade de demonstrar domínio sobre os recursos de substituição possíveis, combinado?
- [6] Parabéns pela articulação eficiente do seu texto, que faz com que a leitura dele seja agradável e que a mensagem seja transmitida. Apesar disso, você perdeu pontos por causa da repetição de palavras ou inadequação de conectivos.
- [8] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [9] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
Comentário final
Olá, aluno! Você demonstrou ter conhecimento sobre esse tipo de texto , no entanto, em relação à competência 1, você cometeu alguns erros básicos, mas que se não sanados, prejudicará sua nota novamente. Ótima proposta de intenção. Bons estudos!
Nota: 1000
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “Desafios no combate aos crimes cibernéticos”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!