O desenvolvimento é, sem dúvidas, a parte mais importante de uma redação. Afinal, não só é nele que se concentram as argumentações, mas também é nele que você tem mais espaço para convencer o seu leitor e de fato expor o seu ponto de vista acerca do tema.
Se você ainda não sabe como fazer o desenvolvimento da sua redação, este conteúdo vai te ajudar. Aqui, você entende o que é essa etapa do texto, o que incluir, como escrevê-la, e ainda confere exemplos de redações prontas. Continue lendo e confira!
Entenda o que é o desenvolvimento na redação
Na redação, quando falamos em um texto dissertativo-argumentativo, o desenvolvimento é o momento em que são apresentados e aprofundados os seus argumentos. Por isso, é a etapa mais longa da redação, e onde se concentram os critérios de avaliação de diferentes vestibulares.
Se, durante a introdução da redação, você apresenta a sua tese e faz os questionamentos que servem como diretrizes para todo o texto, no desenvolvimento você deve defender a sua tese e responder a essas perguntas.
Aí entra a importância de haver uma boa relação e escrita de cada uma das etapas do texto: sem uma introdução clara e que conduza o leitor para o conteúdo que ele verá no texto, você terá dificuldades para produzir um bom desenvolvimento na redação.
Leia também: Aprenda como fazer uma redação dissertativa-argumentativa com dicas e exemplos
E se eu não estiver fazendo uma dissertação?
Em alguns vestibulares, a redação não necessariamente deverá ser uma dissertação argumentativa, podendo se adequar a outros gêneros textuais. Nesses casos, embora o desenvolvimento tenha funções diferentes, ele também estará presente e será fundamental para o sentido do texto. Observe:
Gênero | Função do desenvolvimento |
Artigo de opinião | Fundamentar a opinião apresentada, indicando os motivos que levaram o autor a defendê-la. |
Crônica/Narrativa | Contribuir para que o leitor compreenda toda a história, seu contexto e os personagens envolvidos na trama. |
Manifesto | Explicar os pontos defendidos no manifesto, elucidando os argumentos usados para convencer o leitor a adotar uma nova visão de mundo. |
Notícia | Apresentar os detalhes do acontecimento ou fato noticiado, evitando dúvidas ou interpretações confusas. |
Leia também: Qual a diferença entre texto expositivo e texto argumentativo?
O que incluir no desenvolvimento da redação?
De modo geral, o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, como a redação do Enem, deve incluir:
- Pelo menos 2 argumentos que sustentem a tese da redação;
- Exemplos, dados ou citações relevantes para a sua argumentação.
Também é fundamental que esses parágrafos sejam coerentes e coesos. Ou seja: além de apresentar uma relação lógica entre si, eles precisam defender um ponto claro e ligado à sua tese inicial.
Nesta etapa, também vale ficar atento ao uso de termos subjetivos, como “acho”, “acredito” etc. Além de estarem na primeira pessoa do singular — que deve ser evitada sempre que possível —, essas palavras passam incerteza para o leitor e tornam a sua argumentação mais fraca.
Os chamados modalizadores discursivos também não têm vez neste tipo de texto. Por isso, em vez de falar “Os impactos do aquecimento global podem afetar a qualidade de vida”, fale “Os impactos do aquecimento global afetam a qualidade de vida”.
Como fazer o desenvolvimento da redação?
Na hora de colocar em prática o desenvolvimento da sua redação, lembre-se de começar pela tese que você defende. A partir dela, você pode usar o projeto de texto para definir quais argumentos usar para defendê-la.
O desenvolvimento costuma ter de dois a três parágrafos, e cada um deles deve ser dedicado a um argumento específico. Além disso, cada parágrafo deve ter início, meio e fim — isto é, precisa ter uma ideia central bem amarradinha.
Exemplos de desenvolvimento na redação
Para que você consiga entender melhor como deve ser feito o desenvolvimento de uma redação como a do Enem, separamos 3 modelos retirados de redações prontas da plataforma da Imaginie. Veja, a seguir, a tese defendida e como os argumentos ajudam a sustentá-la!
Exemplo 1
Tema: A extinção de línguas indígenas no Brasil
Tese: as línguas indígenas enfrentam barreiras para não serem extintas
Argumento 1:
Nessa perspectiva, cabe pontuar a falta de políticas de tombamentos que asseguram a língua indígena como patrimônio cultural. Nesse sentido, de acordo com Hobbes, o Estado deve garantir o bem-estar da população, ou seja, conforto, segurança e tranquilidade. Entretanto, tal direito não é verificado no país devido à baixa ação das autoridades, no que concerne à criação de mecanismos que protejam a língua dos nativos da extinção. Dessa maneira, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Argumento 2:
Ademais, é imperativo ressaltar que nas instituições públicas de educação, por parte dos professores, ocorre pouco ensino no que tange à cultura aborígine. À vista disso, segundo o jornalista irlandês Bernard Shaw, o progresso é impossível sem mudança. Não há como negar, portanto, que para gerar modificações nesse quadro deletério é preciso que os profissionais da educação resgatem a identidade cultural dos nativos. Dessa forma, assegurarão o conhecimento aboriginário, que por conseguinte, não será esquecido.
Exemplo 2
Tema: Como promover a inclusão de idosos no ensino superior no Brasil?
Tese: Apesar do aumento de idosos no ensino superior, eles continuam a enfrentar dificuldades para dar continuidade aos estudos
Argumento 1:
Primeiramente, vale ressaltar a existência da lei 13.535/2017, que exige que as IES ofertem cursos e programas de extensão aos idosos. Todavia, tal medida não se mostra suficiente para garantir o pleno ingresso dos idosos no ensino superior, uma vez que os candidatos de idade avançada e que, em sua maioria, concluíram seu ensino médio há anos, concorrem às vagas juntamente aos jovens recém-formados e, portanto, mais preparados para os vestibulares. Segundo os dados do INEP, no ano de 2012 apenas 0,21% dos ingressantes eram idosos e parte desses evadiram de seus cursos, comprovando a urgência de novas intervenções governamentais.
Argumento 2:
Outrossim, embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estime altos índices de idosos potencialmente ativos nos próximos cinquenta anos, existem, ainda na atualidade, estereótipos errôneos quanto à pessoa idosa. Segundo a Folha de São Paulo, 31% das pessoas acima dos 60 anos afirmam ter sido discriminados por sua idade. A imagem de um ancião cansado, fraco e indefeso contribui para a formação de preconceitos no ambiente acadêmico, sobretudo por parte dos discentes jovens, que duvidam da capacidade de seus colegas de idade avançada, tal qual aconteceu a Bem Whittaker.
Exemplo 3
Tema: O papel da mulher no futebol
Tese: A mulher enfrenta preconceitos e desigualdades ao atuar no futebol
Argumento 1:
Precipuamente, é necessário ressaltar que, conforme a revista Politize, a Copa Mundial Masculina é financiada pelo valor de 400 milhões de dólares, enquanto o campeonato feminino recebe apenas 30 milhões. Por conseguinte, não só o salário entre jogadores do sexo oposto é discrepante, como também o interesse do público. Por analogia, desde a Grécia Antiga – quando a mulher não recebia os mesmos direitos que o homem – o corpo social já enfrentava problemas com casos de diferenças no campo de trabalho. Dessa maneira, a premissa do escritor Jorge Santayana, ”Quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo”, no livro ”A Vida da Razão”, permite uma reflexão sobre a atual relação entre o Governo e a sua negligência para mitigar o imbróglio em questão.
Argumento 2:
Além disso, destaca-se a cultura intolerante e preconceituosa presente na sociedade brasileira, visto que, ainda existe um conceito de que o futebol é algo exclusivamente masculino. Nessa perspectiva, a ideia da feminista Malala Yousafzai, durante seu discurso para a ONU, ”A liberdade é o poder das mulheres.”, provoca o empoderamento feminino, sendo esse, imprescindível no esporte.
Agora é a sua vez de praticar!
Depois de entender o que é e como fazer o desenvolvimento de uma redação, que tal colocar seus conhecimentos em prática? Escolha um dentre as centenas de temas de redação disponibilizados gratuitamente pela Imaginie e veja se você consegue aplicar as técnicas que ensinamos aqui.
E mais: para ter a sua redação corrigida por um dos nossos professores, basta conhecer os nossos planos de redação! Com a Imaginie, você tem acesso a monitorias ilimitadas e ainda entende os pontos fortes e os pontos a melhorar da do seu texto.