Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Afinal de contas, o que acontece se eu zerar a redação do Enem?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A gente sabe que o Enem é um exame extenso. Ele contém 180 questões, divididas em 4 grandes áreas. Além disso, ainda conta com uma redação.

E você que está se preparando para esse Exame sabe que a redação Enem é muitíssimo importante, sozinha ela vale 1000 pontos e pode subir toda a sua média ou comprometê-la! É isso mesmo! Há algumas consequências drásticas se você zerar a redação do Enem.

Gif de personagem de Friends com semblante assustado.

Não precisa ficar com medo! Sei que você deve estar pensando: o que acontece se eu zerar a redação do Enem? Será que ainda poderei concorrer às vagas?

Calma! Neste post vamos te contar tudinho sobre o que acontece caso você zere a redação Enem e ainda te mostrar em quais ocasiões os corretores poderão zerar seu texto, assim você conseguirá evitar qualquer situação e fazer de tudo para conseguir a melhor nota possível. Bora conferir? 

O que acontece se eu zerar a redação do Enem?

Bom, vamos então responder a pergunta que não quer calar: o que acontece se eu zerar a redação do Enem?

Caso zere a redação do Enem, você não poderá concorrer às vagas disponíveis nos programas governamentais: Sisu, Fies e ProUni.

Além disso, você também terá a sua média no Exame muito impactada. Ainda que a sua nota nas provas objetivas tenha sido alta, ter a redação Enem zerada irá diminuir e muito a sua média, podendo comprometê-la seriamente. 

Isso é muito sério, já que ainda que algumas universidades, como a UNB, concedam vagas pela nota do Enem utilizando um sistema de seleção próprio, elas avaliarão a sua média geral e há uma nota de corte mínima para acessar os cursos.

E para que você entenda a imensa importância da redação Enem para acessar os programas governamentais, vamos a seguir te contar um pouquinho sobre o Sisu, Fies e ProUni. Acompanhe!

Imagem de divulgação do infográfico com as notas de corte do Sisu. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/nota-de-corte-do-sisu?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=infografico-nota-de-corte-sisu

Sisu

O Sisu é um programa de Seleção Unificada informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que utiliza a nota obtida no Enem para conceder vagas em instituições de ensino superior públicas.

Atualmente, o Sisu conta com duas edições: uma feita no primeiro semestre e outra no segundo semestre de cada ano.

Para ter direito a concorrer às vagas cedidas pelo Sisu às instituições públicas você deverá:

  • ter feito a última edição do Enem;
  • não ter zerado a redação.

Fies

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa governamental instituído pela Lei nº 10.260, e seu objetivo é financiar cursos superiores não gratuitos para estudantes. 

Com esse programa você poderá financiar parte ou todo o curso. E para ter direito a concorrer às vagas, você deverá:

  • ter feito o Enem, a partir da edição de 2010;
  • ter obtido média aritmética das notas das provas igual ou superior a 450;
  • não ter zerado a redação

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do MEC, criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela lei Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005. 

A finalidade do programa é facilitar o acesso de pessoas de baixa renda às universidades particulares, concedendo bolsas de estudo aos estudantes egressos do ensino médio, que tenham estudado em escolas públicas durante esse período ou que estudaram em escolas privadas com bolsas integrais.

Esse programa concede bolsas de 50% e 100% e para concorrer a elas, você deverá:

  • obter média igual ou superior a 450 pontos;
  • não zerar a redação.

Viu só como não zerar a redação é importante? A seguir vamos te mostrar quais as circunstâncias podem zerar seu texto no Enem. Acompanhe!

Quais as circunstâncias podem zerar minha redação?

De acordo com a mais recente cartilha do Exame Nacional do Ensino Médio, divulgada pelo Inep, as situações que poderão zerar a sua redação são:

 

  • A redação com até 7 linhas será considerada “texto insuficiente” e receberá nota zero;
  • Também é atribuída nota zero à redação que: 
  • Fuja ao tema ou à tipologia textual, isto é, que não seja um texto dissertativo-argumentativo. 
  • Desrespeite a seriedade do exame. 
  • Apresente cópia integral de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões. 
  • Apresente impropérios, desenhos e/ou outras formas propositais de anulação em qualquer parte da folha de redação; parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante. 
  • Seja escrito predominantemente em língua estrangeira.

 

Para não incidir em nenhum desses erros, você deverá se preparar muito para a redação

No próximo tópico vamos te contar 2 dicas incríveis para mandar na redação e nem passar perto de zerá-la! Confere só!

Como me preparar para a redação Enem?

Veja 2 dicas infalíveis para mandar bem na redação e nem se preocupar com a pergunta: o que acontece se eu zerar a redação do Enem!

1. Treine muito antes da prova oficial

Um dos erros que podem zerar a sua redação é o tangenciamento do tema. 

De acordo com a cartilha do Inep, tangenciamento do tema é:

 

  • Considera-se tangenciamento ao tema uma abordagem parcial baseada somente no assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto.

 

E para que isso não aconteça você deverá treinar muito antes da prova oficial.

O ideal, segundo, especialistas, professores e corretores em redação é fazer duas redações por semana. Você deve praticar muito e com muita vontade. Aquele velho e conhecido clichê: “a prática leva à perfeição” deve ser considerado um mantra para a redação do Enem.

Mas lembre-se que para mandar bem de verdade, você deverá praticar com diferentes temas e eixos temáticos, ok? Nada de ficar praticando com um só tema, mesmo porque todos os anos os participantes encaram uma nova proposta para ser desenvolvida. 

Portanto, procure fazer muitas produções textuais ao longo do ano e sempre redações com temáticas distintas. Assim, você estará treinando também sua versatilidade e diminuirá muito as chances de incidir em um grave erro: o tangenciamento do tema.

Para quem ainda não sabe, tangencia-se o tema quando, ao invés de tratar o tema em si, o candidato busca argumentos de maneira muito superficial e genérica. 

Por exemplo, se o Exame propõe que você disserte argumentativamente acerca do assunto “as dificuldades do acolhimento de refugiados”, você deve buscar argumentos que defendam o seu posicionamento sobre especificamente esse tema, mas se por acaso você trata de um acolhimento dos países em relação a imigrantes em geral, você incidirá no tangenciamento. 


2. Conte com uma plataforma de correção de redações online

Além de treinar muito, você deverá também contar com a ajuda de uma plataforma de correção de redações online. 

Atualmente, já existem plataformas online especializadas em correção de redação, elas contam com corretores-professores que te mostram seus pontos fortes e também os pontos de atenção. O que é muito interessante e produtivo para quem quer treinar e nem chegar perto de nenhuma das opções que zerem seu texto.

Então, não perde tempo, já procure hoje mesmo por uma plataforma online de redação que te ajude a desenvolver uma redação!

Esperamos que tenhamos conseguido responder a sua pergunta: “o que acontece se eu zerar a redação do Enem?” E que depois deste conteúdo você nunca mais precise se preocupar com ela. Aproveite para ler o nosso posto sobre os segredos da redação perfeita do Enem e garantir a nota 1000!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter