Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba o que é e como escrever um texto informativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A produção textual é uma prática superimportante. Afinal, no Enem e demais vestibulares será exigido que você produza uma redação. Essa redação pode ser de vários tipos textuais diferentes. 

Portanto, é fundamental conhecer as características do maior número de textos que você puder. 

E é, por isso, que neste post vamos te contar tudo sobre o texto informativo, um tipo textual bastante versátil e que pode te ajudar na hora de escrever alguns dos principais textos cobrados nos vestibulares.

Para conferir este conteúdo, basta seguir na leitura! Então, bora lá?

O que é um texto informativo?

O texto informativo é um tipo textual que tem o objetivo de informar e esclarecer a um leitor, um ouvinte ou ainda um conjunto de pessoas sobre um determinado assunto ou tema.

Ficou animado e quer conhecer melhor o texto informativo?

Então, siga na leitura e confira as principais características do texto informativo. Acompanhe!

Quais as características de um texto informativo?

Selecionamos para você as principais características de um texto informativo. Assim, você conseguirá identificá-lo assim que bater o olho e ainda conseguirá fazer um texto informativo quando for solicitado. 

1. Linguagem clara, direta e objetiva

O texto informativo vai apresentar uma linguagem clara, direta e objetiva. Isso porque a finalidade de textos informativos é, justamente, informar e esclarecer, e para isso não se pode usar termos muito rebuscados ou figuras de linguagem que confundam o leitor.

É necessário utilizar palavras e termos claros e simples, já que muitas vezes o teor dos textos informativos será algo que deve abranger uma grande quantidade de pessoas, geralmente, leigas em determinado assunto.

As reportagens jornalísticas sobre a transmissão do vírus da dengue e as precauções que se deve tomar para que a doença não se propague são exemplos de textos informativos. Portanto, para alcançar um maior número de pessoas essas reportagens devem possuir uma linguagem bastante clara didática.

2. Tipo textual versátil 

Outra característica marcante do texto informativo é que ele é um tipo textual bastante versátil, podendo ser utilizado por diferentes gêneros textuais.

Ele pode pertencer a diferentes gêneros textuais, como o propagandístico ou o injuntivo. 

Chocado com essa informação? 

Pois é isso mesmo. Os textos informativos podem aparecer em jornais e revistas impressos ou não, além disso, os verbetes de dicionário e os artigos científicos também são considerados textos informativos. 

3. Escrito em prosa

Os textos informativos são, na grande maioria das vezes, escritos em prosa. Isso significa que quase nunca veremos um texto informativo em versos, como um poema.

É claro que a poesia e os poetas gostam muito de brincar com formas e tipos textuais, e, por isso, pode ser que exista um ou outro poema que informe algo sobre determinado tema. Mas essa prática é incomum e os textos informativos aparecerão, quase sempre, em forma de prosa.


Qual a estrutura de um texto informativo?

O texto informativo pode pertencer como mencionamos ali em cima a mais de um gênero textual. E, por isso, pode ter estruturas diferentes. 

Um verbete de dicionário, por exemplo, não possui introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Porém, um texto informativo que pertence ao gênero propagandístico vai sim apresentar uma estrutura mais bem definida, com uma introdução que apresente o assunto, um desenvolvimento com as informações e as fontes sobre o conteúdo e uma conclusão que retome a tese e finalize o texto.

Confira dois exemplos de textos informativos

A seguir vamos te mostrar alguns exemplos de textos informativos. Confira:

Exemplo 1: parte de um texto informativo retirado do site da OMS sobre a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus)

“Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus)

 

  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.
  • Foram confirmados no mundo 5.404.512 casos de COVID-19 (99.780 novos em relação ao dia anterior) e 343.514 mortes (1.486 novas em relação ao dia anterior) até 26 de maio de 2020.
  • Na Região das Américas, 758.486 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus e se recuperaram, conforme dados de 26 de maio de 2020.
  • A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a OMS estão prestando apoio técnico ao Brasil e outros países, na preparação e resposta ao surto de COVID-19.
  • Medidas de proteção: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel e cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar (ou utilize um lenço descartável e, após tossir/espirrar, jogue-o no lixo e lave as mãos).
  • Se uma pessoa tiver sintomas menores, como tosse leve ou febre leve, geralmente não há necessidade de procurar atendimento médico. O ideal é ficar em casa, fazer autoisolamento (conforme as orientações das autoridades nacionais) e monitorar os sintomas. Procure atendimento médico imediato se tiver dificuldade de respirar ou dor/pressão no peito.”

 

Exemplo 2: trecho retirado de um verbete do dicionário Michaelis.

“amor

a·mor

sm

  1. Sentimento que leva uma pessoa a desejar o que se lhe afigura belo, digno ou grandioso.

 

  1. Grande afeição que une uma pessoa a outra, ou a uma coisa, e que, quando de natureza seletiva e eletiva, é frequentemente acompanhada pela amizade e por afetos positivos, como a solicitude, a ternura, o zelo etc.; afeto, devoção.

 

  1. Sentimento ardoroso ou passional de uma pessoa por outra, que se manifesta em forma de atração física e não implica, necessariamente, o empenho pessoal recíproco; atração que tem por base o desejo sexual.

 

  1. Relação ou aventura amorosa; caso, namoro.

 

  1. O ato sexual: Faziam amor o tempo todo.

 

  1. Sentimento efêmero e inconsequente; capricho: Seu amor ao cunhado durou apenas um verão.

 

  1. Aventura amorosa; amores: Os amores da atriz eram públicos e notórios.

 

  1. Tendência ou instinto que resulta em atração física e natural entre as outras espécies animais.

 

  1. Apego a coisas ou a objetos inanimados e ideais que proporcionem prazer; entusiasmo, paixão: Amor aos livros, à justiça e ao bem.

 

  1. Desejo intenso de possuir ou conseguir algo; ambição, cobiça, ganância: Tinha um amor exagerado à conquista de uma posição social de destaque.

 

  1. Nas relações interpessoais, afeição que decorre de amizade, admiração ou interesses comuns; benevolência, carinho, simpatia: Falava com amor dos professores que o haviam ajudado.”

É claro que além desses dois exemplos, há vários outros textos informativos. Mesmo porque, como comentamos anteriormente, os textos informativos são tipos textuais muito versáteis, podendo aparecer em jornais, revistas, sites oficiais, verbetes de dicionário, enfim, vários são os espaços que apresentam esse tipo textual.

E aí, curtiu conhecer as características do texto informativo? Aproveite para ler nosso post sobre texto dissertativo-argumentativo, um texto também bastante versátil e muitíssimo cobrado em vestibulares!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + doze =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter