A literatura é para muitos uma matéria considerada difícil. As obras literárias possuem muita subjetividade e nem sempre é simples e fácil entender o que os autores querem dizer nos versos e frases de seus textos.
Mas como tudo na vida envolve prática e muito estudo, com a literatura não seria diferente.
Neste post vamos te contar 10 dicas de como estudar literatura que farão você desvendar os mistérios dos autores e de suas obras, além de fazer você gabaritar qualquer prova.
Bora conferir este conteúdo?
1. Leia muito, mas muito mesmo!
A nossa primeiríssima dica de como estudar para literatura vai parecer meio clichê à primeira vista, mas é a mais pura verdade.
A dica é: leia muito, mas muito mesmo!
Literatura é uma matéria de pura leitura! E não há, em hipótese alguma, como estudar literatura sem ler todos os livros exigidos pelo exame que você irá prestar. E quando digo ler é ler a obra inteira mesmo! Nada de checar apenas os resumos ou sinopses de uma obra literária, ok?
O Enem não cobra nenhuma obra específica em seu edital, sendo mais generalista, e exigindo um panorama geral sobre a matéria, porém, os vestibulares específicos dão muito valor a essa disciplina, cobrando dezenas de obras para a prova.
Quer um exemplo?
O vestibular da Unicamp 2021 vai cobrar uma lista bastante extensa de obras literárias obrigatórias. Confere só os livros que você terá que ler se pretende prestar este vestibular:
Autor | Obra | Trechos/ textos exigidos |
Luís de Camões | (sonetos selecionados pela Comvest) | Acesse a lista com os sonetos selecionados |
Racionais Mc’s | Sobrevivendo no inferno | Obra completa |
Ana Cristina Cesar | A teus pés | Texto completo (todos os livros que compõem a edição de 1982 (A teus pés, Cenas de abril, Correspondência completa e Luvas de pelica) |
Guimarães Rosa | Sagarana | A hora e a vez de Augusto Matraga |
Machado de Assis | O Espelho | Texto completo |
Dias Gomes | O bem amado | Texto completo** |
Júlia Lopes de Almeida | A falência | Texto completo |
Érico Veríssimo | Caminhos cruzados | Texto completo |
José Saramago | História do Cerco de Lisboa | Texto completo |
Carolina Maria de Jesus | Quarto de despejo | Texto completo |
Nelson Rodrigues | A cabra vadia | Texto completo |
Antonio Vieira | (sermões selecionados pela Comvest) | Acesse a lista com os sermões selecionados |
É ou não é muita leitura? Mas fique calmo, é só você se organizar direitinho e incluir todas as leituras em seu cronograma de estudos que tudo dará certo!
Bom, para dar conta de ler tudo até a data da prova é legal pesquisar pelo edital do vestibular da instituição que quer prestar e já ir lendo o mais rápido possível.
Então, já sabe, né? Nada de deixar as leituras para o final, ou você poderá ter que estudar matéria atrasada!
2. Estude literatura com um pé na história
Outra dica bem legal de como estudar literatura é pensar nessa disciplina e relacioná-la à história.
Essas duas matérias andam sempre juntas, afinal as escolas e períodos literários acontecem em um determinado espaço temporal dentro da história.
“Leia mais: 10 dicas de como estudar história”
A literatura se relaciona ao tempo de maneira bastante íntima. Afinal, os autores foram sendo influenciados por algo que aconteceu à época e que os levou a escrever determinada obra.
Essa dica é bastante legal também, porque vai te ajudar muito na hora de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, que possui um traço forte de contextualização e interdisciplinaridade entre as matérias.
3. Saiba quais são as escolas literárias
Se você quer realmente gabaritar a prova de literatura do Enem ou de algum outro vestibular que for prestar, você deverá conhecer bem quais são escolas literárias.
Conheça quais são as 10 escolas literárias:
- Modernismo
- Romantismo
- Barroco
- Quinhentismo
- Realismo
- Naturalismo
- Parnasianismo
- Simbolismo
- Concretismo
- Arcadismo
Mas além de saber seus nomes, você deverá também conhecer suas principais características e realmente dominar esse conteúdo. Pois pode ter certeza que ele cairá em seu exame de acesso ao Ensino Superior.
Uma estratégia interessante, que se relaciona com a dica 3 que acabamos de te dar, é estudar as escolas literárias fazendo uma ponte entre literatura e história. Os acontecimentos que marcaram cada época influenciam os autores que fizeram parte das escolas literárias.
Mas lembre-se, essas nomenclaturas são utilizadas para fins didáticos, para ficar mais fácil de se aprender e de se ensinar.
Não era comum que os autores se denominassem de uma ou outra escola literária. Ao contrário, é muito normal que eles possuam obras que façam parte de mais de uma escola. Afinal, à época as escolas não possuíam esses nomes e nem eram caixinhas fechadas.
4. Conheça as características dos gêneros literários de cor e salteado
Outra de nossas dicas de como estudar literatura bastante produtiva é: conheça as características dos gêneros literários de cor e salteado.
Isso porque, estamos muito acostumados a lidar com os gêneros textuais e suas características, já que estudamos com frequência o texto dissertativo-argumentativo, o texto expositivo e vários outros para fazer a prova de redação dos vestibulares.
Os gêneros literários, no entanto, são completamente diferentes desse gêneros textuais e possuem características próprias e muita subjetividade. Conheça-os a seguir:
- Épicos
- Líricos
- Dramático
- Gêneros ensaísticos
É muito importante que você conheça os traços desses gêneros e saiba diferenciá-los bem um do outro.
5. Aprenda de uma vez por todas o que são as figuras de linguagem
Para escrever suas obras os autores vão usar vários recursos linguísticos, como as figuras de linguagem, por exemplo.
E é por isso que acreditamos que para interpretar bem uma obra literária você deverá conhecer as figuras de linguagem mais comuns. Confira algumas delas a seguir:
- Paradoxo
- Ironia
- Comparação ou símile
- Metáfora
- Metonímia
- Anáfora
- Aliteração
Além dessas, a Língua Portuguesa conta com várias outras figuras de linguagem. Procure conhecê-las bem para conseguir interpretar tudo o que o autor quis dizer em seus poemas, romances e demais textos literários.
6. Aprenda a ler nas entrelinhas e a lidar com a subjetividade dos textos literários
A sua prova de literatura será recheada de interpretação. As obras literárias possuem um traço de subjetividade muito grande e será preciso que você entenda qual a mensagem que o autor quis dizer em determinada parte.
Esse traço tão forte das obras literárias só será dominado por você depois de muita leitura. Você só conseguirá perceber o que determinado autor quis dizer nas entrelinhas quando já tiver lido muito sobre ele ou muitas de suas obras.
No início você achará difícil, quase impossível entender o que determinado poema quer dizer, mas depois de muita prática, você conseguirá identificar toda subjetividade rapidinho.
7. Conheça os principais e mais recorrentes autores da literatura brasileira
Seguindo com nossa lista de dicas de como estudar literatura trouxemos para você a seguinte: conheça os principais e mais recorrentes autores da literatura brasileira.
Existem alguns nomes da literatura brasileira que são muito recorrentes. Você deve ter se deparado várias vezes com Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Machado de Assis e alguns outros em suas aulas de literatura da escola, ou mesmo estudando sozinho.
Isso se justifica, porque foram esses os autores que marcaram a nossa literatura. Portanto, é fundamental que você os conheça e, se puder, leia as suas principais obras, já que é bastante possível que eles apareçam em sua prova do Enem e demais vestibulares.
8. Saiba identificar as funções da linguagem
Para estudar e gabaritar na prova de literatura você deverá também saber identificar quais as funções da linguagem. Confira-as a seguir:
- Função Emotiva (ou Expressiva)
- Função Referencial
- Função Apelativa (ou Conativa)
- Função Metalinguística
- Função Fática
- Função Poética
Conhecer quais são as funções da linguagem é uma dica importante para uma boa interpretação dos textos literários que aparecerão em sua prova de literatura. Portanto, estude muito e saiba quais são as principais características das funções da linguagem.
9. Faça simulados com questões inéditas
Ainda que a literatura seja uma prova muitíssimo teórica, a prática nunca pode ser deixada de lado, né? E é por isso que nossa última dica de como estudar literatura é: faça simulados com questões inéditas.
Atualmente, já existem plataformas online especializadas em oferecer simulados 100% alinhados às competências e habilidades exigidas no Enem.
Elas oferecem um simulado com 180 questões, divididas em 4 áreas do conhecimento e ainda uma redação Enem. As questões são inéditas e desenvolvidas por professores competentes e interessados em proporcionar a você a melhor experiência e te deixar preparado para o Exame oficial.
E além de tudo isso, o seu simulado ainda será corrigido por TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo tipo de correção usado no Enem.
Muito massa, né?
Então, não deixe de adicionar essa dica à sua lista e procure um simulado Enem de qualidade para praticar e mandar bem na prova de história!
Lembrando que mesmo que você faça outros vestibulares além do Enem, as questões de literatura serão bastante parecidas.
Como mencionamos antes, algumas instituições costumam cobrar uma lista de obras, mas é bastante viável se preparar com questões inéditas de literatura para o Enem, elas, sem dúvida, te ajudarão em outras provas.
Gostou das nossas dicas de como estudar literatura, né? E se você curtiu nossa última dica e quer saber mais sobre esse assunto e como fazer questões inéditas de outras disciplinas, dê uma lida nosso post sobre o que estudar para o simulado do Enem!