Nós sabemos que se preparar para uma redação nota 1000 no Enem não é uma das tarefas mais fáceis. Mas podemos afirmar que é plenamente possível! E, para saber como alcançar um resultado satisfatório no Exame, você precisa entender as competências da redação do Enem!
Para ajudá-lo nessa missão importante, preparamos um conteúdo completo sobre as 5 competências avaliadas na redação do Enem, além de explicar as diferenças entre os níveis de avaliação em cada uma delas.
Assim, você poderá se preparar melhor para essa etapa da prova que é fundamental para a sua pontuação final. Então, vamos lá?
Quais são as 5 competências da redação do Enem
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências e cada uma delas refere-se a um aspecto do texto, como a variedade linguística, a compreensão do tema e tipo textual, o uso de repertório e conectivos e a proposta de intervenção. São elas:
- Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Qual é a pontuação de cada competência da redação?
Cada uma das cinco competências da redação do Enem pode conferir ao candidato até 200 pontos. Quando o candidato tem um desempenho excelente em todas elas, atinge a tão sonhada redação nota mil.
No entanto, a quantidade de pontos atribuídos a cada competência não é arbitrária. O avaliador leva em consideração o domínio do candidato de cada uma das competências avaliadas e determina se ele é:
- desclassificado: 0 pontos;
- precário: 40 pontos;
- insuficiente: 80 pontos;
- mediano: 120 pontos;
- bom: 160 pontos;
- ótimo: 200 pontos.
Assim, a soma de cada uma dessas pontuações equivale à nota final. Por isso, não adianta mandar muito bem na Competência I, mas deixar a Competência II de lado: é preciso ter atenção em todas elas.
Como cada competência do Enem é avaliada?
Agora já deu para saber quais critérios os corretores utilizam para avaliar sua redação, certo? Então, o próximo passo é entender a fundo as competências da redação do Enem para saber como você pode tirar 200 pontos em cada uma delas. Vamos lá?
1. Competência I
Em linhas gerais, a Competência I avalia se o candidato tem noções claras sobre a norma culta da língua portuguesa — a chamada “escrita formal”. Dentro desses conhecimentos, são investigados os domínios da acentuação, da ortografia, das regras gramaticais e sintáticas etc.
Essa é a competência responsável por avaliar, portanto, o quanto o candidato conhece da sua própria gramática e das regras que a regem.
Níveis de avaliação da competência I
De acordo com a Cartilha do Participante do Enem, a Competência I tem como principal objeto de avaliação a estrutura sintática de um texto, isto é, a construção das frases do texto.
Para que atinja a nota máxima, portanto, espera-se que o candidato conheça e organize os elementos sintáticos que conferem às frases do português uma estrutura fluida e clara. Nesse sentido, os períodos devem ser bem estruturados e completos. Além disso, quanto maior a complexidade da sua construção — com orações subordinadas e intercaladas, por exemplo —, maiores as chances de o candidato tirar uma nota alta.
Por outro lado, esse domínio é considerado precário quando os períodos são truncados e justapostos — isto é, desconectados uns dos outros. O excesso de repetição de palavras, ou a ausência de palavras importantes (como conectivos!) também é uma forma de perder pontos.
No quadro a seguir, você entende como são atribuídas as notas de acordo com os diferentes níveis de domínio:
Pontuação | Avaliação do candidato |
0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. |
O que são desvios gramaticais e de convenções da escrita?
Os desvios gramaticais e de convenções da escrita são os aspectos que causam a perda de pontos na Competência I da redação do Enem. Assim, o candidato deve estar atento a:
- convenções da escrita: acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica (translineação);
- regras gramaticais: regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, tempos e modos verbais, pontuação, paralelismo sintático, emprego de pronomes e crase;
- escolha de registro: adequação à modalidade escrita formal, isto é, ausência de uso de registro informal e/ou de marcas de oralidade;
- escolha vocabular: emprego de vocabulário preciso, o que significa que as palavras selecionadas são usadas em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto em que aparecem.
- Leia também: Qual é a diferença entre gêneros e tipos de textos?
2. Competência II
A competência II tem como principal objetivo avaliar a compreensão da proposta de redação pelo candidato, tanto no que diz respeito ao tema, quanto em relação à forma que a redação deve assumir. Ou seja: avalia as capacidades integradas de leitura e de escrita.
No Enem, a redação é sempre um texto dissertativo-argumentativo. Assim, conhecer a estrutura desse tipo de texto, bem como saber organizá-lo de maneira clara e coesa é fundamental para tirar uma boa nota na Competência II.
Outro aspecto importantíssimo é a compreensão do tema da redação. É importante ter em mente que o tema é o centro da redação, o ponto de partida para a organização das ideias. Assim, manter-se dentro do tema e saber desenvolver o seu ponto de vista a partir dele é indispensável.
Níveis de avaliação da competência II
Para atingir a nota máxima na Competência II, o candidato deve demonstrar que compreendeu o tema da proposta de redação e que é capaz de construir um texto dissertativo-argumentativo bem estruturado a partir dele.
Além disso, de acordo com a Cartilha do Participante, o repertório sociocultural é outro aspecto relevante para esta competência.
Os casos em que há prejuízo na nota acontecem quando o candidato comete algum tipo de desvio em relação ao tema ou em relação à estrutura da redação.
Entenda, abaixo, como são atribuídas as notas de acordo com os diferentes níveis de domínio da Competência II:
Pontuação | Avaliação do candidato |
0 | Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos, a redação recebe nota zero e é anulada. |
40 | Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Como saber se fugi do tema da redação?
O tema da redação do Enem tem dois “níveis” de interpretação: o mais amplo, quando o candidato aborda o assunto geral do tema, e o mais específico, quando o candidato aborda o problema explicitado no tema.
Da mesma forma, existem dois níveis de fuga ao tema: a fuga parcial, também chamada de tangenciamento, e a fuga total.
A fuga total do tema acontece quando o candidato não faz nenhum tipo de menção ao tema, nem no seu nível amplo, nem no seu nível específico. Por exemplo: no Enem 2022, o tema da redação foi Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. É atribuída fuga total ao tema à redação que:
- não menciona os povos tradicionais, nem termos ou ideias equivalentes;
- não menciona os desafios para a valorização desses povos, ignorando, inclusive, o adjetivo “tradicionais”.
Este é o caso mais grave, uma vez que anula totalmente a redação, conferindo nota zero ao candidato.
A fuga parcial do tema, por sua vez, acontece quando o candidato aborda o problema em seu nível mais geral, mas não em seu nível mais específico. No exemplo da redação de 2022, por exemplo, seria atribuída fuga parcial/tangenciamento ao tema à redação que:
- menciona os povos tradicionais, mas não os desafios para a sua valorização;
- não usou o adjetivo “tradicionais”, mas mencionou os desafios para a valorização dessas comunidades.
3. Competência III
A terceira competência da redação do Enem avalia a capacidade do candidato de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nesse sentido, ela avalia se e como o candidato conseguiu expressar a sua tese de forma clara e bem estruturada.
Níveis de avaliação da competência III
Para atingir uma boa nota na Competência III do Enem, o candidato deve comprovar que consegue elaborar um bom projeto de texto, ou seja, o planejamento que antecede a escrita da redação. Afinal, é nele que são definidos não só os argumentos que serão apresentados, mas também a forma como eles serão organizados ao longo do texto.
Desse modo, recebe uma boa nota na Competência III o candidato que:
- apresenta com clareza o seu ponto de vista e os argumentos que o sustentam;
- organiza um bom encadeamento das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições desnecessárias ou saltos temáticos (isto é, mudanças abruptas sobre o que está sendo discutido);
- desenvolve suas ideias por meio da explicitação, explicação ou exemplificação de informações, fatos e opiniões, de modo a justificar, para o leitor, o ponto de vista escolhido.
Entenda, no quadro abaixo, como é atribuída cada nota:
Pontuação | Avaliação do candidato |
0 | Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
40 | Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
4. Competência IV
Um dos pontos fortes do texto dissertativo, a argumentação recebe uma atenção especial nas competências da redação do Enem.
Os 200 pontos da competência IV são destinados aos candidatos que apresentam uma excelente capacidade de estruturar o texto e apresentar, de maneira coesa e fundamentada, os seus argumentos. Nesse sentido, o foco da avaliação recai sobre a estrutura lógica e formal da redação.
Níveis de avaliação da competência IV
Na construção de um texto dissertativo-argumentativo, as nossas estratégias argumentativas são parte fundamental do texto. Desse modo, é função da Competência IV investigar se o candidato é capaz de construir uma sequenciação coerente do texto, articulando as ideias que pretende expor.
Para a avaliação dessa articulação, leva-se em consideração elementos de coesão e coerência e o uso de operadores argumentativos, isto é, expressões que transmitem uma ideia (porém; assim como; desse modo; portanto; etc.).
Os critérios que prejudicam a nota do candidato estão relacionados ao mau uso desses elementos, bem como a uma estrutura lógica precária. Por isso, o candidato deve evitar:
- ausência de articulação entre orações, frases e parágrafos;
- ausência de paragrafação (texto elaborado em um único parágrafo);
- emprego de conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão da mensagem;
- repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo, sinônimo).
As notas são atribuídas a partir dos seguintes critérios:
Pontuação | Avaliação do candidato |
0 | Não articula as informações. |
40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
5. Competência V
Na competência V, a expectativa é a de que o candidato apresente uma boa proposta de intervenção, isto é, uma solução para o problema do tema da redação. Além de ter que estar ligada ao tema, porém, é fundamental que a proposta respeite os direitos humanos, considerando valores universais de cidadania, liberdade e diversidade sociocultural.
Nesse sentido, o candidato é avaliado quanto a sua capacidade de exercitar a sua cidadania e atuar em um contexto real. Além disso, deve demonstrar os seus conhecimentos sobre o funcionamento da sociedade, seus agentes e suas possíveis melhorias.
Níveis de avaliação da competência V
Para que o candidato tenha um bom desempenho na Competência V da redação do Enem, ele deve elaborar uma proposta de intervenção que esteja relacionada ao tema e ao seu projeto de texto. Ou seja: deve ser coerente com a tese desenvolvida ao longo da redação.
Além disso, é importante que o candidato não apenas proponha uma ação interventiva, mas também aponte o ator social competente para executá-la, de acordo com o seu âmbito (individual, familiar, comunitário, político, governamental etc.). Por isso, é indispensável conhecer o GOMIFES. Por fim, deve ser detalhado o meio de execução da ação e o seu efeito ou finalidade.
Entenda, a partir do quadro abaixo, como são distribuídas as pontuações da Competência V:
Pontuação | Avaliação do candidato |
0 | Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
40 | Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
O que é considerado respeito aos direitos humanos na redação do Enem?
O respeito aos direitos humanos é uma obrigatoriedade inegociável da redação do Enem. E algumas ações são sempre avaliadas como noções contrárias a ela, como:
- defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de “justiça com as próprias mãos”;
- incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, opinião política, condição física, origem geográfica ou socioeconômica;
- explicitação de qualquer forma de discurso de ódio (voltado contra grupos sociais específicos).
De modo geral, são considerados os princípios norteadores dos direitos humanos pautados no artigo 3º da Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012.
É importante ressaltar, contudo, que propostas como a prisão perpétua e a perna de morte, por sua vez, não são consideradas desrespeito aos direitos humanos. Afinal, entende-se que é papel do Estado julgar e executar esse tipo de punição.
Confira 4 dicas para cumprir as 5 competências da redação do Enem
Entender como a sua redação será avaliada no Enem é fundamental para que você foque naquilo que precisa se desenvolver.
Porém, saber o que o corretor leva em consideração para pontuar o seu texto não é suficiente para conseguir uma boa pontuação na prova. Assim como para as demais áreas de conhecimento, é fundamental que você se prepare para a etapa de redação do Enem.
Por isso, separamos 4 dicas imperdíveis para te ajudar nesse processo. Confira!
1. Amplie o seu repertório sociocultural
Ter um repertório sociocultural amplo é fundamental para que você consiga dissertar e argumentar sobre assuntos dos mais diversos eixos temáticos.
E como fazer isso? Buscando conhecimento sobre os mais diversos temas!
Lembre-se que um bom repertório sociocultural pode te garantir pontos nas competências II, III e V.
2. Memorize os referenciais teóricos
Outra dica muito interessante para quem está se preparando para a redação do Enem, que tem o tema divulgado apenas no dia da prova, é gravar referenciais teóricos “coringas” para cada eixo temático, como:
- saúde;
- educação;
- meio ambiente;
- tecnologia, etc.
Caso você não tenha um conhecimento muito específico sobre o tema exigido na prova, o referencial teórico te ajudará a embasar e fortalecer a sua argumentação.
Além disso, ele pode ser usado para complementar as informações dos textos de apoio. Isso te ajuda a ter um bom desempenho sobretudo nas competências III e IV.
3. Pratique bastante
Assim como outras habilidades, uma escrita excelente só é possível por meio da prática. Por isso, é muito importante que você se dedique a treinar redações pelo menos 2 vezes por semana.
Outra dica é praticar escrevendo sobre diferentes eixos temáticos, para diversificar a sua argumentação. Desse jeito, você também se prepara melhor para o tema do Enem, e garante que terá repertório para assuntos diversos.
Você também pode contar com a ajuda de uma plataforma de correção de redação para receber comentários sobre o que está ótimo e o que precisa melhorar em seu texto. Assim, você consegue se desenvolver cada vez mais e produz uma excelente redação no dia do Enem!
4. Não se esqueça da gramática
Como você viu, uma das competências da redação está focada nos seus conhecimentos gramaticais. Por isso, ao estudar para a redação do Enem, não se esqueça de praticar também as regras da gramática normativa do português.
Para isso, você pode fazer exercícios de acentuação, pontuação, sintaxe e muitos outros assuntos. Desse modo, além de treinar para a prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, você também garante uma nota mais alta na Competência I da redação do Enem.
- Leia também: Saiba como estudar gramática sem complicação!
Agora você já conhece as competências da redação do Enem para conseguir a pontuação máxima em cada uma delas. Então que tal começar a praticar com a plataforma Imaginie? Conheça os nossos planos e tenha redações Enem corrigidas em até 24 horas!
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