29 dúvidas sobre o enem respondidas: confira!

Respondemos 29 principais dúvidas sobre o Enem

Roberta Firmino Enem e vestibulares

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova do país e uma das maiores do mundo. Por isso, é muito provável que você já tenha ouvido falar bastante sobre essa avaliação por aí, já que ela é a porta de entrada para diversas universidades públicas, programas como o ProUni e o Fies e até mesmo instituições estrangeiras.

Ainda assim, restam muitas dúvidas sobre o Enem. Justamente por ser um Exame tão grande, seu processo conta com diversas fases desde antes da inscrição, que costuma ocorrer no início do ano. Sendo assim, os candidatos precisam ficar atentos para não perder nenhuma data ou informação importante!

Por isso, reunimos aqui várias respostas para você tirar todas as suas dúvidas sobre o Enem, além de outros conteúdos e materiais que podem te ajudar. Bora lá?

Índice

Antes das provas

  1. Quem pode se inscrever no Enem?
  2. Por que devo fazer o Enem?
  3. Como fazer inscrição para o Enem 2019?
  4. Quem está cursando o 2° ano pode fazer o Enem?
  5. Quem já é formado pode fazer o Enem?
  6. Quem fez uma faculdade particular pode fazer o Enem?
  7. Qual é a idade mínima para fazer o Enem?
  8. O que é a isenção da taxa do Enem?
  9. Quem tem direito à isenção da taxa do Enem?
  10. Como conseguir a isenção do Enem?
  11. Como se inscrever para o Enem?
  12. Qual a data de inscrição do Enem 2019?
  13. Qual o valor da taxa para fazer o Enem?
  14. Onde pagar a taxa de inscrição do Enem?
  15. O que estudar para o Enem?
  16. Como estudar para o Enem?

Para as provas

  1. Quando será o Enem?
  2. Como saber o local de prova do Enem?
  3. Como será o Enem 2019?
  4. Como funciona a pontuação do Enem?
  5. Qual caneta usar no Enem?

Depois das provas

  1. Quando sai a nota do Enem 2019?
  2. Onde posso usar a nota do Enem?

Outras dúvidas sobre o Enem

  1. Quantas inscrições o Enem 2019 recebeu?
  2. Por que o Enem mudou para dois domingos?
  3. Por que as provas do Enem têm cores diferentes?
  4. O que é Enem treineiro?
  5. Quando o Enem foi criado?
  6. Qual nota é boa no Enem?

Antes das provas

Confira as respostas para dúvidas sobre o Enem relacionadas à inscrição, isenção da taxa, o que estudar e mais!

1. Quem pode se inscrever no Enem?

Existem algumas particularidades para candidatos hospitalizados, mulheres grávidas ou lactantes, deficientes físicos ou pessoas que estiverem cumprindo pena privativa de liberdade, por exemplo. Mas, de modo geral, as inscrições do Enem são abertas a todas as pessoas!

2. Por que devo fazer o Enem?

O Enem é a principal porta de entrada para as faculdades no Brasil. Você pode concorrer a uma vaga em centenas de cursos em instituições públicas, tanto estaduais quanto federais, que em grande parte já adotam esse exame como o único processo seletivo. Os seus resultados também podem ser utilizados em programas como o ProUni e Fies.

Além disso, existem diversas faculdades privadas que aceitam a nota do Enem para entrada de novos estudantes e mais de 40 instituições portuguesas que também utilizam o resultado do Exame como processo seletivo de brasileiros.

3. Como fazer inscrição para o Enem 2019?

De acordo com o cronograma Enem, as inscrições para o Exame ocorreram de 6 a 17 de maio. Portanto, se você não se inscreveu nesse período, infelizmente não poderá participar da edição deste ano.

Mas fique atento! As inscrições para o Enem 2020 devem acontecer em maio do próximo ano. Fique atento ao nosso instagram e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma data importante!


4. Quem está cursando o 2° ano pode fazer o Enem?

Sim! Afinal, de modo geral, qualquer pessoa pode fazer o Enem. Porém, quem não concluiu ou concluirá o ensino médio em 2019 pode realizar o Exame apenas como treineiro. Isso quer dizer que, apesar de precisar seguir todas as regras da prova, as suas notas serão divulgadas um pouco mais tarde (60 dias depois da publicação dos resultados individuais) e você não poderá utilizá-las para concorrer a uma vaga em uma universidade.

5. Quem já é formado pode fazer o Enem?

Sim! De modo geral, todas as pessoas podem fazer o Enem, inclusive pessoas já formadas no ensino médio, graduação ou pós-graduação. Além disso, quem é formado também pode utilizar a sua nota para concorrer a uma vaga na universidade.

6. Quem fez uma faculdade particular pode fazer o Enem?

Sim! Inclusive para utilizar a nota para concorrer a uma vaga na própria universidade ou em alguma outra, seja ela pública ou privada, por meio de programas como o Sisu, ProUni ou Fies.

7. Qual é a idade mínima para fazer o Enem?

Não existe uma idade mínima para fazer o Enem. Porém, se você estiver no segundo ano do ensino médio ou em alguma série anterior do ensino básico no ano de realização do Exame, terá que fazê-lo como treineiro e não poderá usar a sua nota para se candidatar a uma vaga na Universidade.

8. O que é a isenção da taxa do Enem?

Para fazer o Enem, você precisa pagar uma taxa. Em 2019, ela custou R$ 85, mas esse valor varia a cada ano em que a prova é aplicada. Porém, alguns estudantes têm direito à isenção dessa taxa, que precisa ser solicitada antes mesmo da realização da inscrição.

Por isso, se você for solicitar a isenção da taxa do Enem, é importante ficar atento ao cronograma da prova para não deixar a data passar. 

9. Quem tem direito à isenção da taxa do Enem?

De acordo com o Inep, têm direito à isenção da taxa do Enem os candidatos que:

  • estão cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública no ano de aplicação do exame;
  • cursaram todos os anos do ensino médio em escola da rede pública e que têm renda, por pessoa, menor ou igual ao valor de um salário mínimo e meio;
  • cursaram todos os anos do ensino médio como bolsista integral em escola da rede privada e que têm renda, por pessoa, menor ou igual ao valor de um salário mínimo e meio;
  • estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em família que possui o Número de Identificação Social (NIS) válido e tem renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos ao todo. 

10. Como conseguir a isenção do Enem?

Além de se encaixar nos critérios que garante o direito à isenção da taxa de inscrição do Enem, você precisa ficar atento às datas para que o pedido seja realizado, que é geralmente em abril do ano de aplicação do Exame. 

Depois disso, você deverá conferir se a sua solicitação foi aprovada e, caso contrário, poderá recorrer à decisão nas datas informadas pelo cronograma divulgado pelo Inep.

11. Como se inscrever para o Enem?

A inscrição para o Enem deve ser realizada pelo portal do Exame no período definido no cronograma realizado pelo Inep.

12. Qual a data de inscrição do Enem 2019?

As inscrições para o Enem 2019 ocorreram de 6 a 17 de maio de 2019.

13. Qual o valor da taxa para fazer o Enem?

Em 2019, a taxa de inscrição do Enem custou R$ 85. Porém, é importante ficar atento ao site do Exame pois esse valor é diferente a cada ano de aplicação da prova.

14. Onde pagar a taxa de inscrição do Enem?

A taxa de inscrição do Enem pode ser paga em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos correios a partir da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) que é emitida no momento da inscrição no Exame.

Se precisar imprimir a GRU novamente, é só acessar a página do participante com as suas informações de login.

15. O que estudar para o Enem?

O Enem é dividido em 5 grandes provas: 4 delas com 45 questões objetivas e 1 de redação. Confira o que cai em cada uma

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: português, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol, conforme a sua opção), tecnologias de comunicação, educação física e artes;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: história, sociologia, filosofia e geografia;
  • Redação Enem: construção de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema estipulado na própria proposta;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: química, física e biologia;
  • Matemática e suas tecnologias.

16. Como estudar para o Enem?

O ideal é que você monte um cronograma de estudos e estabeleça uma rotina que inclua o estudo dos assuntos que mais caem no Exame, resolução de exercícios, treino de redação (cerca de 2 vezes por semana), realização de simulados e de provas anteriores.

Separamos 18 dicas sobre como estudar para o Enem aqui!

Para as provas

Está com dúvidas sobre o Enem relacionadas à realização das provas em si? Então tire todas elas agora!

17. Quando será o Enem?

Em 2019, o Enem acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro. No dia 3, os candidatos terão de 13h30 às 19h para realizar as provas. Já no dia 10, as avaliações poderão ser feitas de 13h30 às 18h30.

18. Como saber o local de prova do Enem?

O local de prova do Enem é divulgado no cartão de confirmação de cada candidato. Neste ano, os cartões estarão disponíveis na página do participante a partir do dia 16 de outubro. Fique atento!

Para acessá-lo, você precisará inserir o seu CPF e senha de cadastro.

19. Como será o Enem 2019?

O Enem 2019 será aplicado em dois domingos: 3 e 10 de novembro. No dia 3, das 13h30 às 19h, os candidatos farão as provas de Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 10, das 13h30 às 18h30, será a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

20. Como funciona a pontuação do Enem?

A pontuação das provas de questões objetivas do Enem funciona a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Já a redação vale, ao todo, 1000 pontos, e é corrigida com base nas 5 competências do Exame.
.

21. Qual caneta usar no Enem?

Para ter o seu gabarito e redação validados no Enem, a organização deixa bastante explícito que a prova deve ser realizada em caneta esferográfica de cor preta produzida em material transparente.

Portanto, já reserve 2 ou mais canetas desse tipo para não correr o risco de ser prejudicado na prova!

Depois das provas

E depois das provas, quando saem os resultados? Tire suas dúvidas sobre o Enem nessa fase aqui!

22. Quando sai a nota do Enem 2019?

Os resultados individuais do Enem 2019 serão publicados em janeiro de 2019, porém a data exata ainda será confirmada.

No caso dos treineiros, a divulgação dos resultados será feita em março 2019.

23. Onde posso usar a nota do Enem?

Existem 3 programas principais em que você pode usar a sua nota do Enem:

  • Sisu: para a entrada em universidades públicas;
  • ProUni: para conseguir bolsas em universidades privadas;
  • Fies: para financiar um curso em universidades privadas.

Porém, em alguns casos o resultado pode também ser utilizado para a entrada em faculdades particulares. Além disso, atualmente existem mais de 40 universidades portuguesas que já aceitam o Enem para a seleção de estudantes brasileiros.

Outras dúvidas sobre o Enem

Ainda não tirou todas as suas dúvidas sobre o Enem? Confira as respostas abaixo!

24. Quantas inscrições o Enem 2019 recebeu?

Em 2019, o Enem recebeu 6.384.957 de inscrições, de acordo com o Inep. Porém, apenas 5.095.308 delas foram confirmadas após o pagamento da taxa de inscrição, o que representa o menor número dos últimos 9 anos.

25. Por que o Enem mudou para dois domingos?

Até 2016, o Enem era aplicado em um final de semana — parte das provas eram realizadas no sábado e a outra parte no domingo. Porém, em 2017 isso mudou após uma consulta pública realizada com 600 mil participantes no começo do mesmo ano. Na pesquisa, 42,30% dos participantes apontaram a preferência pela realização do Exame em dois domingos seguidos. Então, o Ministério da Educação (MEC) implementou a mudança de fato.

Nessa mesma pesquisa, 34,1% dos participantes votaram que a prova deveria ser aplicada em um domingo e uma segunda-feira e 23,6% optou pela manutenção da programação vigente até então: um sábado e um domingo.

26. Por que as provas do Enem têm cores diferentes?

As provas do Enem têm cores diferentes para dificultar a ocorrência de fraude, as famosas “colas”, entre os participantes. Sendo assim, todos os cadernos possuem as mesmas questões, porém ordenadas de maneiras diferentes. Na organização da sala, os participantes são dispostos de forma a ficarem o mais longe possível de outros candidatos com a mesma cor de prova.

27. O que é Enem treineiro?

Os treineiros são participantes que fazem o Enem apenas como uma forma de preparação para as próximas edições. São os candidatos que ainda não concluíram o ciclo de educação básica e nem se formarão no 3º ano do ensino médio no ano de realização do Exame. 

28. Quando o Enem foi criado?

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio em escolas públicas e privadas no Brasil. Porém, em sua segunda edição já passou a ser usada como um instrumento para entrada no ensino superior. 

Já em 2009 começou a funcionar como um vestibular unificado para diversas universidades. O número de instituições que adota o Exame para a seleção de novos estudantes só vêm aumentando ao longo dos últimos anos!

29. Qual nota é boa no Enem?

Uma boa pontuação dependerá de qual é a nota de corte do curso na universidade que você deseja ingressar. Ou seja, a pontuação da última pessoa que passou. Para ter uma base, você pode procurar qual foi essa nota de corte nos últimos anos. 

Essa pontuação varia muito de curso para curso. Medicina, por exemplo, que costuma ser um curso muito concorrido, pode ter uma nota de corte muito mais alta do que outros em que a proporção de candidato por vaga é menor.

E aí, deu para tirar todas as suas dúvidas sobre o Enem? Caso tenha restado alguma pergunta, deixe aqui nos comentários para a gente responder e deixar este post ainda mais completo. Ah! E aproveite para dar uma passadinha em nosso artigo com 8 dicas sobre como se dar bem no Enem!

Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.