Quem está se preparando para concorrer a uma vaga em um curso superior sabe a importância dos estudos e da realização de exercícios para se sair bem nas provas. Porém, o que muita gente acaba deixando de lado é a relevância da redação para vestibular.
Por outro lado, até mesmo quem entende a importância da produção textual para os processos seletivos das melhores universidades muitas vezes não sabe como se preparar para essa prova.
É fato que, na maioria dos vestibulares e no Enem, a redação tem um grande peso na pontuação final. Ela pode até mesmo ser um fator que define se você conseguirá a vaga que tanto deseja ou não.
Já deu para perceber que não dá para deixar de lado essa etapa tão importante para entrar na universidade dos seus sonhos, não é mesmo?
Então, no artigo de hoje vamos te explicar como fazer uma excelente redação para vestibular. Continue a leitura para conferir as nossas dicas!
Como se preparar para fazer a redação para vestibular
Um dos grandes erros dos vestibulandos é estudar apenas para as questões objetivas ou dissertativas de um vestibular e acreditar que não é necessário se preparar anteriormente para a redação.
Por isso nós estamos aqui para mudar essa mentalidade! Saiba que um bom texto não “sai na hora”, simplesmente. É necessário, sim, bastante preparo para que você consiga produzir uma excelente redação para vestibular.
Veja o passo a passo de como fazer isso.
1. Entenda os gêneros e tipos textuais
O Enem e alguns outros grandes vestibulares, como a Fuvest e a prova da Unesp, cobram a realização de um texto dissertativo-argumentativo. Porém, não é assim em todos os processos seletivos!
Outras universidades que aplicam o vestibular tradicional podem exigir a produção de um texto em outro gênero, como carta, artigo de opinião, etc. Isso é muito comum em faculdades do sul do país, por exemplo.
Por isso, é importante que você leia o edital de todos os vestibulares que vai participar.
Porém, em alguns casos o gênero exigido não é divulgado antes da prova. Sendo assim, é importante que você estude sobre os diferentes tipos e gêneros de texto para ficar preparado para o que vier.
2. Aumente o seu repertório sociocultural
Escrever uma redação para vestibular exige o conhecimento de atualidades. É muito comum você precisar entender os assuntos que estão em alta para compreender e saber falar sobre o tema proposto.
Além disso, um repertório sociocultural amplo te ajudará a fundamentar as suas ideias, desenvolvendo boas estratégias argumentativas.
Por isso, busque sempre ficar por dentro dos assuntos que estão sendo mais discutidos por meio de jornais e portais de notícia, por exemplo.
Além disso, leia livros, assista documentários, ouça podcasts e adote outras ferramentas que te ajudem a ampliar o seu conhecimento acerca de diferentes eixos temáticos.
Tudo isso será fundamental para que você consiga cativar a atenção do leitor, mostrar a profundidade dos seus conhecimentos e estruturar uma boa redação para vestibular.
3. Pratique com diferentes temas
Já que acabamos de falar sobre a importância de aumentar o repertório sociocultural, também é importante ressaltar o quanto saber abordar diferentes temas é fundamental para se sair bem.
Em grande parte dos casos, o tema da redação só é divulgado na própria prova. Sendo assim, você não sabe de antemão o assunto que deverá abordar e nem mesmo o eixo temático ao qual ele pertence.
Existe uma infinidade de temas que podem ser exigidos, que vão da saúde e educação à tecnologia, por exemplo.
E como se preparar para possibilidades tão amplas? Treinando a produção textual para diferentes temas.
Atualmente, existem plataformas que disponibilizam centenas de temas de redação para você praticar. Além de produzir o texto, você pode enviá-lo para corretores que avaliarão a redação de acordo com os critérios de correção dos vestibulares. Não deixe de procurar por uma opção!
[MAPA MENTAL] Estrutura da redação: conheça as características dos principais gêneros textuais que aparecem nos vestibulares
4. Refaça suas redações
Refazer redações sobre temas que você já fez uma vez é uma ótima opção para treinar o que você precisa melhorar nos seus textos.
A partir de plataformas como a que citamos na dica de cima, que fazem a correção das suas redações, é possível identificar quais pontos precisam ser desenvolvidos e acompanhar a evolução das suas notas ao longo do tempo.
Por isso, refazer as redações não é perda de tempo e sim uma chance de melhorar os pontos necessários para produzir um texto excelente.
5. Confira exemplos de redações nota 1000
Se você quer ser bom em alguma coisa, além de praticar é importante ter inspiração para identificar como você pode fazer melhor, certo? Quando estamos falando de redação para vestibular também funciona assim!
Você pode conferir exemplos de redações que alcançaram uma boa pontuação e identificar as técnicas utilizadas pelos autores que você também pode começar a usar.
Quando estiver lendo, pense nas seguintes questões:
- como o autor organiza o texto?
- quais são as suas estratégias argumentativas?
- existe algum detalhe que pode ter tornado a leitura mais fluida?
- como autor apresenta e conecta suas ideias?
Tudo isso te ajudará a ter uma visão mais crítica até mesmo sobre o seu próprio texto. Assim, a gente sempre consegue encontrar pontos para melhorar!
Como fazer a redação para vestibular
E na hora da prova, o que fazer? Pois bem! Nós também separamos 8 dicas para te orientar na produção da redação final. Vamos lá?
1. Identifique o gênero textual
O primeiro passo é identificar o gênero textual exigido pela prova e relembrar, pelo que você estudou, quais são as suas características.
Tenha atenção a essa etapa, pois não escrever de acordo com o gênero e tipo de texto proposto pode até mesmo zerar a sua redação.
Alguns pontos para você se atentar:
- qual é o tipo de linguagem? Mais formal ou informal?
- qual é a estrutura de texto exigida por esse gênero?
- quais fatores são essenciais?
2. Interprete o tema apresentado
Já sabe em qual gênero o seu texto deve se enquadrar? Então, está na hora de entender o tema. Aqui também é necessário ter muito cuidado, porque o tangenciamento ou a fuga do tema pode resultar em uma nota zero.
Após identificar a palavra-chave do tema, ou seja, a palavra principal, busque compreender como as demais delimitam o assunto a ser abordado.
Quer um exemplo? Pense no seguinte tema: “Impactos da flexibilização das leis ambientais brasileiras”.
Qual é o principal ponto desse tema? Está fácil: as leis ambientais brasileiras, certo?
Porém, não basta apenas falar sobre a legislação ambiental no Brasil. Afinal, existem outros termos no tema que servem para delimitar o que deverá ser abordado sobre esse assunto: “impactos” e “flexibilização”.
Nesse sentido, é fundamental que você aborde quais são as consequências causadas por uma flexibilização da legislação ambiental em nosso país. Caso contrário, é possível que você seja penalizado.
Além de ser fundamental para a sua pontuação, essa interpretação do tema te ajudará na própria produção do texto. Afinal, isso irá te orientar quanto ao que você deve abordar.
3. Aproveite os textos de apoio
Além de também te orientar acerca do tema que deverá ser abordado, os textos de apoio podem trazer dados que você pode aproveitar — com suas próprias palavras — na produção da sua redação para vestibular.
Por isso, não ignore as informações desses textos. Leia-os com atenção e separe aquilo que você achar interessante e que pode ser utilizado em sua própria produção textual.
4. Defina seu ponto de vista e uma estratégia argumentativa
Agora você já sabe sobre o que deve falar e como estruturar isso. Mas qual é o seu ponto de vista sobre o assunto e como você irá defendê-lo?
Em redações do gênero dissertativo-argumentativo, é fundamental que você posicione a sua tese e apresente argumentos que sustentam o ponto de vista colocado.
Existem diversas formas de apresentar os seus argumentos, que você provavelmente já conhecerá por ter praticado anteriormente. Assim, fica mais fácil definir, no momento da prova, qual é a melhor para o seu texto.
5. Construa um projeto de texto
Além de organizar as suas ideias, fazendo com que o seu texto não fuja do esperado, o projeto de texto é fundamental para você otimizar o seu tempo de produção da redação.
Nós sabemos que cada minuto é cronometrado no vestibular. Por isso, adotar estratégias que te ajudem a manter a organização e a economizar o tempo são fundamentais.
Fazer um projeto de texto é, basicamente, organizar os principais tópicos que você irá abordar ao longo da redação:
- qual é o seu ponto de vista?
- quais são os seus argumentos?
- no caso do Enem: qual é a sua proposta de intervenção?
Abaixo, você confere um vídeo que te ajuda a entender como montar o seu esqueleto de texto. Confira!
6. Tenha atenção à estética textual
Quando falamos de vestibular, a apresentação do texto conta muito! Primeiro, porque você precisa cativar o leitor logo de cara. Pensa no desânimo que dá pegar um texto para corrigir e se deparar com uma letra que não dá para entender, parágrafos mal organizados, rasuras mal feitas e escrita ultrapassando a linha?
Mas não é só isso. A estética textual é importante para que o seu texto possa ser compreendido também. Afinal, o corretor precisa entender o que você está querendo dizer para avaliar a sua redação.
Por isso, muito cuidado na hora de passar o texto a limpo. Tente evitar erros, não ultrapasse os limites das linhas e capriche na letra, ok?
7. Não se esqueça dos conectivos
De acordo com um levantamento feito pela Imaginie, a ausência e a repetição de conectivos estão entre os 10 erros mais cometidos nas produções textuais.
Os conectivos servem para dar coesão ao seu texto, mantendo as suas ideias organizadas e transmitindo para o leitor o seu pensamento como um todo.
Por isso, não deixe de estudar os conectivos e trabalhá-los ao longo de sua redação. Lembre-se sempre de tornar a sua leitura sempre o mais fluida possível para o leitor. Afinal, ele precisa entender o seu posicionamento central e, para isso, é necessário que todas as suas ideias estejam bem conectadas.
8. Revise sua redação
Por fim, nem pense em entregar a redação para vestibular sem dar aquela última revisada atenta ao texto! Esse momento é crucial para você identificar possíveis errinhos que passaram despercebidos, como a ausência de uma vírgula ou um acento, por exemplo.
Pense que a revisão faz parte da sua prova de redação, sendo uma etapa essencial para que você não perca pontos por bobeira.
E então, preparado para produzir uma excelente redação para vestibular? Saiba, agora, como e onde praticar o seu texto online!
Curso online de redaçãoEstude com a prof.ª Jana Rabelo e mande bem na redação do Enem, da Fuvest e da Unicamp!